Tomie - Volume 1

Tomie - Volume 1 Junji Ito

Resenhas - Tomie, Volume 1

OzeanaHCS 21/04/2023

Passo bem sem conhecer a Tomie
Não é um livro para esperar respostas ou justiificativas, mas um livro para achar grotesco com histórias macabras, e cumpre maravilhosamente bem, eu sinto empatia, raiva pela Tomie, e os outros personagens eles me dão mais medo do que a Tomie sério.

Apenas3 21/04/2023

Uma das melhores histórias do junji Ito com toda certeza. Merece toda a fama que tem, é realmente muito bom

Guilherme Duarte 19/04/2023

Um bom início de carreira
É inegável que Junji Ito seja extremamente talentoso para criar cenas grotescas e bizarras?além de contar ótimas histórias de terror.
Tomie é sua primeira publicação e embora esteja aquém de suas outras obras e do potencial que sabemos que o autor é capaz de desenvolver, o mangá cumpre o papel de nos contar uma história de terror e instigar o descobrimento por trás dos mistérios macabros de cada conto.
Por mais que a própria Tomie seja a única constante em todos os capítulos e junto dela cenas violentas e aterrorizantes, não é o suficiente para impressionar. Um grande fator de apreciação das obras de Ito é justamente as cenas macabras,e aqui o autor ainda está se descobrindo.
Dito isso, Tomie é uma ótima porta de entrada para conhecer a extensa obra desse autor ou para quem deseja ingressar no campo do terror. É um mangá divertido e instigante, capaz de tornar a mais cruel história em um belo conto.

Lali 08/04/2023

O terror surreal de Junji Ito sempre surpreende, aqui com uma história mais linear do que o comum, Tomie deixa um rastro de corpos e destruição, se regenerando a cada assassinato sofrido. Violento, intenso, interessante demais?

Carolina1979 27/03/2023

Cara que livro bom!! eu tava taooo ansiosa pra ler e de verdade o livro é tudo que eu espera, só histórias boas e que me prenderam de verdade do início ao fim, é um dos melhores ou se não melhor livro até agora que eu li do junji ito. achei muito foda que todas as histórias são lineares e tudo se completa aos pouquinhos, de verdade, incrível.

sentineila 26/03/2023

Eldritch (sobrenatural; esquisito.)
Que história viajada, meus amigos! Bizarrice atrás de bizarrice e nada é explicado em momento algum. Queria muito saber quem é a Tomie, o que ela é ou porque ela faz o que faz...

Isis.Borges 26/03/2023

A Tomie é linda, os homens são atraídos por sua beleza, se apaixonam perdidamente e fazem tudo por ela, viram seus escravos e cegos não enxergam que há algo de errado, que ela é má, não é humana e que desperta algo de muito ruim neles, o desejo de matá-la apesar de a amarem. Não sei se foi isso o que Junji Ito quis transmitir com essa obra, mas uma das interpretações possíveis é que o "amor" que desperta violência não é normal, se um relacionamento, pessoa ou situação te torna, um pouquinho que seja, violento ou raivoso, se afaste ou isso vai arruinar a sua vida. Todos que se deixaram levar pela beleza de Tomie tiveram um fim horrível.

Eduardo684 22/03/2023

Podem matá-la quantas vezes quiserem, que ela ainda assim ressurgirá neste mundo, mais bela do que nunca. Ninguém sabe ao certo quem ou o que ela é, mas uma coisa é certa: se você se deparar com Tomie Kawakami, seu destino estará selado. E ele não poderia ser mais aterrador. Por trás de um rosto fascinante, realçado por uma única pinta debaixo do olho esquerdo, esconde-se um mal terrível. Um mal sedutor, capaz de enfeitiçar os homens e levá-los a cometer o mais hediondo dos atos: o assassinato. Mas como explicar o fato macabro de que a vítima desse instinto homicida é a própria Tomie? Eles a matam, matam e matam, mas o mundo nunca estará livre de Tomie. Deixando um rastro de loucura e cadáveres, essa misteriosa beldade morrerá e matará incontáveis vezes. Serializada originalmente no Japão de 1987 a 2000, esta é a primeira obra do mestre dos mangás de horror Junji Ito, vencedora do prêmio Kazuo Umezu, em 1989, e tida como uma das mais influentes de seu gênero no Japão. Desde o seu lançamento, Tomie gerou um culto de fervorosos fãs e foi adaptada para nove filmes, com mais um em produção, e até hoje é elogiada por críticos em todos os países onde é republicada. O mangá agora é apresentado aos brasileiros em uma coleção fechada em dois volumes de 376 páginas, com ilustrações de capa das edições japonesas da The Junji Ito Collection Masterpiece, sobrecapa com verniz localizado, papel polén de alta gramatura, miolo colado e costurado para o melhor manuseio na leitura, e marcadores de página diferentes em cada edição. Uma obra obrigatória para todos os colecionadores de quadrinhos.

eloraah 19/03/2023

Tomie vol 1
As obras do Junji ito sempre me encantaram e me chamaram atenção, lia pela internet, ate que comprei Tomie volume 1 físico, foi uma compra muito feliz. Ah, e que mangá...Tomie é incrível do começo ao fim, encantador. Mal posso esperar para ler o volume 2!

Fefemourota 17/03/2023

Primeira obra de um autor que eu adoro, inclusive meio engraçado comparar o primeiro conto desse volume com o último já que a mudança de traço é drastica
Porém esse primeiro volume é bem ok, as primeiras historias são mais continuas, onde eu acho que o junji ito não brilha muito, a ultima historia porém, o pintor, essa é foda. Em geral é uma leitora agradável

Toni 16/03/2023

Leituras de 2022

Tomie, 2 vol. [1996/2001]
Junji Ito (Japão, 1963-)
Pipoca & Nanquim, 2021, 376 pág. cada vol.
Trad. Drik Sada

As histórias que compõem “Tomie” consistem no primeiro trabalho de Junji Ito. Foram publicadas originalmente de forma seriada entre 1987 e 2000 e depois reunidas em 2 volumes. Mestre indubitável no universo dos mangás de horror, Ito sabe como ninguém criar enredos perturbadores e imagens de revirar o estômago. Não exagero quando afirmo que, se uma de suas personagens parecer absolutamente aterrorizada ao avistar algo que será revelado na página seguinte, pode esperar por cenas de grande impacto, mesmo quando o formato parece se repetir (explicações abaixo).

Nesta série, os contos são conectados por uma entidade sobrenatural e maléfica cuja origem desconhecemos e que parece incapaz de ser completamente erradicada da face da terra: a tal da Tomie. Jovem de beleza estonteante, Tomie provoca a admiração e o desejo incontrolável em todos os homens que a veem, uma paixão que logo se converte em desejo violento e homicida, de maneira que todos aqueles que se envolvem com ela acabam não resistindo ao impulso de matá-la e esquartejá-la.

Aos olhos das personagens masculinas, Tomie é a encarnação de um mal diabólico: uma criatura egoísta que despreza os homens e que insiste em ser adorada e presenteada com artigos caros e luxuosos. Mas à medida que nos encontramos com diferentes manifestações da mesma Tomie, um subtexto parece tomar forma nos subterrâneos da narrativa: no lugar de causa, ela parece ser muito mais o sintoma de uma cultura feminicida. E o fato de ser impossível destruí-la (e cada pedaço da vítima se multiplicar em assombrosas variações), talvez seja uma forma de Ito apontar que o mal que a perpetua esteja, na verdade, entre os homens e as estruturas machistas e dominadoras que os formam.

Levei alguns meses para ler porque o formato acaba se tornando cansativo, ainda que Ito não seja de se repetir no desfecho de cada conto. Para quem gosta de um terror aberto e sem soluções, recomendo, mas com a advertência de que, apesar de não ter percebido indícios de violência voyeurista, é uma obra com muitos gatilhos.

Olliver.olioli 15/03/2023

"Como os outros a enxergam... é a única coisa que a motiva. Não pra ser amada pelos outros..... É somente pra ela mesma poder se amar mais ainda".