Tomie - Volume 1

Toni 16/03/2023

Leituras de 2022

Tomie, 2 vol. [1996/2001]
Junji Ito (Japão, 1963-)
Pipoca & Nanquim, 2021, 376 pág. cada vol.
Trad. Drik Sada

As histórias que compõem “Tomie” consistem no primeiro trabalho de Junji Ito. Foram publicadas originalmente de forma seriada entre 1987 e 2000 e depois reunidas em 2 volumes. Mestre indubitável no universo dos mangás de horror, Ito sabe como ninguém criar enredos perturbadores e imagens de revirar o estômago. Não exagero quando afirmo que, se uma de suas personagens parecer absolutamente aterrorizada ao avistar algo que será revelado na página seguinte, pode esperar por cenas de grande impacto, mesmo quando o formato parece se repetir (explicações abaixo).

Nesta série, os contos são conectados por uma entidade sobrenatural e maléfica cuja origem desconhecemos e que parece incapaz de ser completamente erradicada da face da terra: a tal da Tomie. Jovem de beleza estonteante, Tomie provoca a admiração e o desejo incontrolável em todos os homens que a veem, uma paixão que logo se converte em desejo violento e homicida, de maneira que todos aqueles que se envolvem com ela acabam não resistindo ao impulso de matá-la e esquartejá-la.

Aos olhos das personagens masculinas, Tomie é a encarnação de um mal diabólico: uma criatura egoísta que despreza os homens e que insiste em ser adorada e presenteada com artigos caros e luxuosos. Mas à medida que nos encontramos com diferentes manifestações da mesma Tomie, um subtexto parece tomar forma nos subterrâneos da narrativa: no lugar de causa, ela parece ser muito mais o sintoma de uma cultura feminicida. E o fato de ser impossível destruí-la (e cada pedaço da vítima se multiplicar em assombrosas variações), talvez seja uma forma de Ito apontar que o mal que a perpetua esteja, na verdade, entre os homens e as estruturas machistas e dominadoras que os formam.

Levei alguns meses para ler porque o formato acaba se tornando cansativo, ainda que Ito não seja de se repetir no desfecho de cada conto. Para quem gosta de um terror aberto e sem soluções, recomendo, mas com a advertência de que, apesar de não ter percebido indícios de violência voyeurista, é uma obra com muitos gatilhos.

Olliver.olioli 15/03/2023

"Como os outros a enxergam... é a única coisa que a motiva. Não pra ser amada pelos outros..... É somente pra ela mesma poder se amar mais ainda".

fla 14/03/2023

Bizzaro e bom
Primeira experiência lendo esses estilo de mangá e gostei muito! ja pretendo ler o segundo livro da sequência logo logo, muito bizarro, teve coisas que não entendi a origem mas talvez realmente seja o conceito da obra ou irão aprofundar em tomie 2, os desenhos do autor são impecáveis, a tomie é muito linda e os traços são maravilhosos, resumindo: bizzaro, bom e bonito

belligna 13/03/2023

Achei algumas partes um pouco cansativas mas claro que amei toda a bizarrice sanguinária. Só não consigo gostar tanto porque eu não suporto a Tomie. Que mulher desgraçada! E os personagens que fazem parte das histórias dela são MUITO burros.. Os homens eu até entendo, mas as mulheres????? Pelo amor de Deus, aquela Tsukiko me tirou do sério.
Recomendo a leitura porque gosto muito do trabalho do Junji, mas não entra pra minha lista de favoritos.

smbdbouthere 12/03/2023

Tomie
Esse mangá nem parece ser grande coisa, apenas um livro de terror e suspense que tem uma única coisa boa: plot twists surpreendentes pra krl! Porém a história de Tomie é desenhada e contada de uma forma tão real e podre que chega a ser encantadora, é uma experiência louca e esquisita.
Tomie tem cenas de dar vontade de vomitar, personagens cativantes, traços belos e grotescos, uma história interessante, e plot twists de tirar o fôlego, leiam!

Rachel 09/03/2023

Bizarramente bom
Do jeito que eu gosto, bem sangrento, grotesco, agoniante, e maravilhoso.

Só não dou 5? pq queria mais explicação, pq ela é assim? Ela não é humana, é? Oq ela tem para encantar quase todos que passam pela vida dela? O meu problema é querer achar sentido nessa obra kkkkkkkk mas eu gostei muito.

J040 09/03/2023

Tomie
Essa é uma das histórias mais intrigantes,perturbadoras,criativas e medonhas que eu ja pude ler
Simplismente incrível
Mais uma canetada do Junji ito
N vejo a hora de devorar o volume 2

juhreoli 07/03/2023

Meu Deus....!
Que mangá super viciante, mesmo sendo bastante pesado, eu não conseguia parar de ler e me impressionar com os detalhes horripilantes.

Esse mangá conta uma história diferente a cada capítulo, sendo todas elas relacionadas a uma garota chamada Tomie, extremamente bela e que faz todos os garotos ao seu redor se apaixonarem por a mesma. Mas existe um porém, essa bela garota tem algo de sinistro com ela e mesmo apesar de morta, ela sempre voltará a vida para aterrorizar seus inimigos e fazer novos admiradores.

Isabelle 07/03/2023

Incrivel! um terror sangrento maravilhoso, uma leitura rápida e tranquila. fiquei triste pois queria o livro físico apenas

Bianca 04/03/2023

Assustador na medida certa
Admito que não tinha gostado das primeiras histórias, mas do meio pro final elas ficam num ritmo muito bom e são realmente assustadoras.
Gostei da ambientação das histórias e da própria Tomie sempre atormentando os homens e assustando as mulheres. Não é o meu mangá favorito do Junji Ito mas eu curti.

eloisa 02/03/2023

Gostei
Queria ler esse mangá a muito tempo e fui adiando para comprar, mas veio aí.
gostei, ele conseguiu me fazer detestar a tomie e ao mesmo tempo gostar dela, quase como essa atração representada nele.
quero continuar lendo mais obras do autor.

Daniel1179 02/03/2023

Tomie 1
Fiquei meio chateado. Vi muita gente dizendo que essa história era revolucionária e, na verdade, achei muito chata e repetitiva em algumas partes. Prefiro outras obras do autor, com certeza. Mas essa também é legal, gosto da mudança de arte durante o manga. Enfim, achei OK, nada demais.

Thalita 02/03/2023

Tomie
O primeiro volume a gente conhece a icônica personagem Tomie, e como as coisas que ela faz e como ela se multiplica é uma maluquice, Junji Ito tem uma imaginação muito fértil, tomie é o típico mangá que você não sabe o que sentir depois que lê.