Por trás das palavras

Por trás das palavras Cezar Motta

Resenhas - Por trás das palavras

Vanu 22/06/2023

Fofoca
Peguei o livro só por que estava disponível no Skeelo e olha só que surpresa boa! Você não dá nada por esse livro e ele te entrega fofoca e zunzunzum na pracinha!
O livro conta da construção do dicionário “Aurélio”, criação monumental da equipe liderada por Aurélio Buarque de Holanda e até hoje o mais bem-sucedido produto editorial brasileiro. Uma obra cujos bastidores incluem descumprimento de prazos, fracassos, acusações de traição e disputas pela coautoria, que foram parar no Supremo Tribunal Federal quatro décadas após seu lançamento.
Nao dá pra dizer quem foi o mocinho quem foi o vilão e não dá pra dizer quem está certo nessa história, gostei demais
Sandra452 22/06/2023minha estante
Que interessante!

Gi Santos 28/03/2023

Vc não dá nada, mas entrega tdo!
Um livro cheio de reviravoltas e histórias do nosso Brasil. Incrível saber os detalhes onde o mocinho pode virar o vilão em questão de segundos e nem sempre a justiça é feita como nos livros de ficção (isso é a vida real) eu me apeguei ao personagem coadjuvante (para minha humilde pessoa acaba sendo o principal) onde me gera uma empatia e uma vontade de dar-lhe um abraço e dizer: - que injustiça, hein meu amigo!
Mas resumindo, amei esse livro.

Carolina Corrêa 20/01/2021

Fantástico
Livro que não se larga.
Não só de Aurélio Buarque de Holanda e sua obra, contém informações biográficas sobre vários outros autores, filólogos e dicionaristas que contribuíram para a difusão da nossa língua.
Obra para ser lida e relida por todos os amantes do nosso vernáculo.

@Cb.victorpi. 22/02/2022

Este é um livro bastante importante para possibilitar o conhecimento sobre a construção de um dos maiores patrimônios culturais do nosso país e também sobre um dos maiores intelectuais que já tivemos. Mas nem tudo são flores. Fica claro que houve uma sacanagem com o "sócio" do mestre. Sem ele, não haveria dicionário e sua contribuição foi totalmente sabotada pelo próprio Aurélio e família. Há de se reconhecer que o trabalho de ambos, cada um com a sua competência, confluíram para a finalização do dicionário. O "Sócio" com certeza merecia mais reconhecimento.

MãeLiteratura 03/02/2021

Muito bom!
Você é do tempo do dicionário? Costumava consultar o Aurélio?⁣
⁣Sim, nosso dicionário mais famoso, era conhecido pelo seu autor!
⁣Antes da internet, do Google e do Wikipedia, quem salvava, quem tirava nossas dúvidas era o bom e velho dicionário.⁣
⁣Por isso este livro me chamou tanto a atenção. Foi uma ótima leitura. Cezar Motta é jornalista e fez um trabalho muito interessante neste livro.⁣
⁣O Aurélio foi o maior fenômeno de vendas do mercado editorial brasileiro, vendeu em todas as suas versões, até 1989, mais de seis milhões de exemplares. Só perdeu para as edições reunidas da Bíblia.⁣
⁣A edição está linda. Achei a capa linda, ótima diagramação. Adorei a abertura dos seis capítulos, em forma de verbetes. Traz curiosidades, intrigas e disputas que eu nem imaginava.⁣
Recomendo muito!

site: https://www.maeliteratura.com/2021/02/resenha-por-tras-da-palavras-de-cezar.html

anna v. 30/11/2021

Interessante
Li esse livro movida pela curiosidade que tenho a respeito de dicionários e dicionaristas. A leitura é muito rápida, em algumas poucas horas se termina. Tenho ressalvas à edição, a começar por uma Introdução escrita por um filho do vizinho do Aurélio que nada acrescenta ao livro, a não ser mais páginas. Depois disso, o início é também meio devagar, com uma contextualização - a meu ver muito mais longa e detalhada do que o necessário - do momento do lançamento da primeira edição do Dicionário Aurélio, em 1975, numa livraria em Ipanema.
Mas os capítulos sobre Aurélio Buarque de Holanda Ferreira e sobre a verdadeira saga que foi a redação, edição e publicação deste dicionário, valem a pena. Como bem informa o subtítulo, abundam as intrigas e disputas - por reconhecimento e por dinheiro. Mas também tem o caráter maravilhoso do amor pelas palavras, e da insana empreitada que é fazer um dicionário.
Coisas que me chamaram a atenção foram:
- O who's who de Alagoas nos anos 1920 - Aurélio, Arnon de Mello (pai do Collor) e Paulo Gracindo eram colegas de escola.
- O reconhecimento do trabalho de 3 mulheres entre os 4 principais colaboradores do dicionário (além do Aurélio): Marina Baird (esposa de Aurélio), Margarida dos Anjos (filha do escritor e poeta Cyro dos Anjos) e Elza Tavares. Além deles, havia o Joaquim Campello, que de aluno se tornou colaborador e depois maior desafeto do "Mestre", e que certamente foi uma das principais fontes do autor deste livro.
O retrato que fica do Aurélio ao final da leitura não é dos mais lisonjeiros, e certamente por causa da versão de Campello. Que bem pode ser a mais fiel aos fatos, verdade seja dita.

Jess 14/02/2022

Achei o livro bem interessante, porém também achei a leitura um pouco cansativa, mas isso não é exatamente uma crítica ao livro, pois se trata muito mais sobre o meu gosto pessoal do que do livro em si.

Carolina.Perdigão 29/09/2023

Gostei bastante da forma como o autor, que é jornalista, expôs os fatos dessa história cheia de intrigas, disputas e até traição. Que rolo a criação desse dicionário!

Camila de Almeida 22/11/2023

Sinopse da editora:
"O livro 'Por trás das palavras' narra a saga da construção do dicionário 'Aurélio', criação monumental da equipe liderada por Aurélio Buarque de Holanda e até hoje o mais bem-sucedido produto editorial brasileiro. Uma obra cujos bastidores incluem descumprimento de prazos, fracassos, acusações de traição e disputas pela coautoria, que foram parar no Supremo Tribunal Federal quatro décadas após seu lançamento.

Num trabalho de reportagem profundo, o jornalista Cezar Motta colheu depoimentos de quem esteve na linha de frente da criação do dicionário e construiu uma narrativa que muitas vezes lembra um romance, não fossem os personagens absolutamente reais. São escritores, acadêmicos, editores, jornalistas, empresários e intelectuais que participaram ou testemunharam os dois momentos determinantes de Aurélio e sua equipe: a incansável busca por recursos para financiar o projeto e, mais tarde, a acirrada disputa pelos milhões gerados por uma obra que vendeu mais de 15 milhões de exemplares."

Menina Ciria 05/05/2024

O dicionário Aurélio é famosíssimo! Virou até best-seller. Mas a sua história é cheia de tretas e injustiças. Aurelio Buarque de Holanda Ferreira era um respeitado mestre, filólogo apaixonado pela palavra. Dede criança mostrou-se notável na compreensão e uso do português. No entanto, não conduzia bem o projeto de construção do dicionário da língua Portuguesa. Era perfeccionista. Não cumpria prazos e delongava muito em cada verberte. Joaquim Campelo era seu assitente. Voluntário. Trabalhava de forma assídua no projeto do dicionário, organizava o pessoal, corria atrás de patrocínio. Fazia as coisas acontecerem. Não ganhou um centavo em todo o processo. Aurelio fez o combinado de entregar o projeto em 1970. O lançamento aconteceu em 1975 com muito sofrimento. "Arrancado a forceps". Aurelio virou título e predominou na autoria. Ignorou, não valorizou os assistentes e rompeu de forma desamigável com seu braço direito, Campelo. Daí pra frente foram muitas batalhas judiciais. Campelo não obteve sucesso. Injustiça. Só quem já passou por isso sabe. ????. As tretas foram tão grandes que eu nem consegui acompanhar. Vale a pena ler.