A Dowry of Blood

Resenhas - A Dowry of Blood

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Juju 11/12/2023

Sangue, Lágrimas & Vingança
Constanta estava à beira da morte quando o lendário Drácula a encontrou, afogando-se em seu próprio sangue. Quando ele então lhe concedeu uma segunda chance, tornando-a imortal e poderosa, Constanta jurou amá-lo para todo o sempre. Acreditando ser a única dona e senhora de seu coração, ela se permitiu enganar por suas palavras doces, gestos carinhosos e intenções supostamente amorosas. No entanto, Drácula nunca foi este ser afável e benevolente e certamente não demorou muito para que ela descobrisse a verdade sombria sobre seu terrível passado. A infidelidade, os múltiplos amantes, o interesse peculiar pela ciência e a anatomia humana. A arrogância, a prepotência e o egoísmo. Tão logo, Constanta e seus irmãos - também os grandes amores de sua vida imortalmente vazia -, perceberam que tudo o que Drácula poderia oferecer-lhes era um amor tóxico, sufocante e doentio. Um amor que fere, um amor que mata ou que inevitavelmente leva à morte.

Pacto de Sangue é uma reinterpretação interessante e ousada sobre os famosos amantes do Conde Drácula que figuram em diversas histórias ou contos sobre as origens do lendário vampiro da Transilvânia. Uma mistura interessante entre um romance de época e ao mesmo tempo com toques modernos ao estilo da série True Blood. Em essência, é criativo e até um tanto inovador, pois retrata Drácula como um homem perverso, abusivo e controlador. A autora, S. J. Gibson, ainda debate sobre as mazelas da imortalidade, ilustrando as formas de algo supostamente oferecido como uma benção/dádiva e que pode rapidamente se converter em um fardo, uma espécie de cruz a ser carregada com pesar por aqueles que se sentem aprisionados em uma realidade que nunca muda. Para além do prazer, das noites de amor e orgias regadas por luxúria com uma frequência assídua, as personagens enfrentam questões muito particulares que dizem respeito aos seus sentimentos e ambições pessoais, cruelmente podadas por um tirano egoísta. O livro também explora de maneira ainda que um tanto rasa, a sexualidade de suas personagens abertamente bissexuais. No geral é uma leitura rápida e bem fluída, dá para terminar em poucos dias.

Sobre a minha experiência com o livro: eu não achei lá grandes coisas, na minha opinião ele é mediano. Senti falta de um desenvolvimento melhor para as personagens, a figura do Drácula era um tanto negligenciada e merecia mais atenção por ser bem complexa. E com certeza a autora poderia ter focado em aprofundar alguns aspectos, detalhes e características da história se tivesse deixado de lado as abundantes cenas de sexo que se repetiam várias vezes. Não sou contra elas, de forma alguma, porém, a mim soava que estavam ali na maior parte das vezes, somente para preencher páginas, o famoso encher linguiça. Em algum ponto lá para o final, a coisa toda se tornou bem morna e até um pouco cansativa. Por sorte, a obra tem menos de 300 páginas, então o desfecho veio logo e a tempo de impedir que isso se arrastasse, de modo geral foi até que satisfatório considerando que as personagens tiveram o fim que mereciam. Confesso que esperava mais desse livro, mas tudo bem.

LilithFromHell 10/12/2023

Fascinante e aterrorizante
Que história em? Fazia um bom tempo que estava atrás de uma história com vampiros desse jeito, a escrita do livro é maravilhosa a forma em carta é perfeita.
Ao passar do livro vamos percebendo o quão problematico é o relacionamento deles e o livro não força nada é tudo muito verdadeiro. Eu amei a história os personagens me cativaram com seus sentimentos e personalidades. Favoritado

Soterradaporlivros 05/12/2023

As noivas de Drácula
Uma história interessante de como as noivas de Drácula foram transformadas em vampiras, contadas pelo ponto de vista de uma delas, e sobre o relacionamento doentio entre eles.
Só perdeu uma estrela pq as cenas ? são bem mornas.

Ivy 29/11/2023

Maravilhoso
Só pare o que você está fazendo e leia esse livro imediatamente
O que eu AMO em narrativa em primeira pessoa é quando o escritor consegue transmitir uma sensação de intimidade crescente entre nós e o narrador e é exatamente isso que acontece nessa história.
A escolha de palavras, a ambientação e o desenvolvimento dos personagens durante o passar das décadas... tudo funcionou mto pra mim.
As dinâmicas entre os personagens que levantaram tantas questões diferentes como sexualidade, monogamia, o erostismo e outras construções sociais que não existem para quem não é um humano criaram um aspecto mto original mas o que realmente me marcou foi toda a lenta realização do trauma e abuso que todos estavam sofrendo e a frase final incrível, sumerizando TODO o livro
Nossa amei muito :,)

yasmine 20/11/2023

Estou embasbacada com o poder da narrativa dessa autora. Li em um dia de tão fluida que é a escrita. Uma história de empoderamento e liberdade. A edição é da Darkside e dispensa comentários. Livro surpreendente. Recomendo com ressalvas por conter gatilho de relacionamento abusivo.

Vivi 18/11/2023

Encantador
Primeiramente, se você gostou de Addie LaRue você provavelmente vai gostar desse, por conta da narrativa! É algo construído de forma LENTA, você TEM que gostar de desenvolvimento lento, e eu amo. Pensa numa história deliciosa, um deleite! Eu amei, adorei como o relacionamento de cada um é bem desenvolvido e todos os outros aspectos, não quero dizer nada mais, por não querer dar spoilers, mas eu amei muito.

Kaligia.Saiza 14/11/2023

Confesso que esperava algo totalmente diferente desse livro, mas foi interessante a história sendo contada como se fosse uma carta para o ex amor da Constance. A forma que a autora descreve o tédio da imortalidade me fez repensar sobre os momentos que eu assistia o que fazemos nas sombras e queria ser uma vampira, rs. Depois desse livro irei me contentar com a mortalidade.
"As pessoas não foram feitas para viver para sempre". É Constance, agora sei disso também.
De modo geral é um livro legal, mas me incomoda muito o quanto a autora força a barra para eles se apaixonarem por qualquer ser humano bonito. É um amor que fica insignificante e não passa uma verdade e isso pra mim perde praticamente todo o sentido do livro.

Guilherme107 13/11/2023

Resenha : Pacto de sangue
Pacto de sangue foi uma experiência interessante para mim, apesar de achar história boa e concisa, além de achar que ela irá agradar um número grande de leitores. Ela simplesmente não ficou comigo, o universo em si é bem legal, os personagens também são. Mas eu tive zero apego emocional com esse livro. A história em si é ótima só achei o livro gélido.

bianca81 29/10/2023

Geração z tik toker de profundidade
O livro começa bem, uma boa escrita, uma história que você já sabe que vai terminar mal e já começa com muito problema do tipo que leva o leitor a pensar ?pq raios tu ta se metendo nisso, garai??. então na parte II ela conhece uma moça e vira uma história mais interessante e subversiva, até virar um essay sobre poligamia e luxúria. e na parte III o livro toma a decaída, já que além de ficar pateticamente chato e repetitivo, falta te matar de tédio com uma escrita que decaí MUITO. os relacionamentos que a autora desenvolveu acabam e viram nada, e seguem pro próximo, que é quando você já não se importa mais e nem tem interesse nos novos personagens. esse livro parece um ensaio político chato e mal feito sobre como é supostamente sexy a poligamia e como as pessoas se permanecem em relacionamentos tóxicos (mesmo elas escolhendo ativamente TODOS os dias ficar com aquele pedaço de merda) e como a força guel pauer deve se manter para derrotar o mal no nível mais clichê e previsível possível. eu queria ler um livro bem escrito e não um ensaio medíocre sobre relacionamento abusivo e poligamia disfarçado de ficção burra.

Maria 19/10/2023

Eu gostei bastante mas foi zero o que eu esperava, senti muita falta de desenvolvimento no fato de serem vampiros, nos detalhes históricos do tempo passando, de bailes, mudanças de épocas, é uma historia bem voltada pra relação dele com as esposas e o esposo

mas amei ver a evolução da constanza e o relacionamento dela com a magdalena, o alexis eu senti que entrou muito tempo e ficou pouco tempo na historia?

mas enfim, um livro rápido e vibes halloween pra quem gostar!

Melissa Meira 26/08/2023

Romântico e assustador
Esse livro foi incrível! É uma releitura sobre as esposas do Dracula. A história é romântica e tem poesia em cada capítulo, mas não é leve. Se trata de amor e abuso e como é lutar pela sua sobrevivência apesar de tudo.

Entendo que essa leitura pode não agradar a todos, porque pode se tornar um pouco lento, mas é necessário para a construção da história. Apesar de que lento nesse livro não quer dizer chato.

Vou guardar esse livro no meu coração.

Laura.Roberta 23/07/2023

Quando vi que esse livro era sobre a esposa do Dracula já me interessei de cara, quem me conhece sabe que eu leio qualquer coisa com vampiros no meio kkkkk. O livro é legalzinho, nada muito incrível ou revolucionário, mas ainda assim, um ótimo passa tempo. O estilo de narração é bem legal, apesar do livro só ser dividido em 3 partes (sem divisão de capitulos), por ser uma história mais curta, não senti que ficou arrastado, senti que tudo aconteceu no tempo que deveria. Minha maior pontuação é com o final, que pessoalmente não me desceu, mas também não odiei. Acho que vale a pena a leitura, já que são menos de 300 páginas. A narração do audiobook também está muito boa, recomendo.

Remillie 20/07/2023

Vampiros, poligamia, bissexualidade e relacionamento abusivo
?You did not let me keep my name, so I will strip you of yours. In this world, you are what I say you are, and I say you are a ghost, a long night?s fever dream that I have finally woken up from?

O livro é contado sob a perspectiva da primeira noiva do Drácula, Constanta, e escrito de forma epistolar (o que achei incrível, considerando que Drácula tbm é escrito dessa forma). Através dos olhos dela, acompanhamos os séculos passarem, os abusos que ela sofreu, os amantes que ambos tiveram, e conhecemos os dois noivos que são adicionados à mistura, Magdalena e Alexei.

A obra fala sobre as dinâmicas de poder e a dificuldade de sair de um relacionamento abusivo (especialmente quando ele é um vampiro imortal muito mais forte que você).

A escrita foi uma perfeição, uma das melhores prosas que li em anos!!! Vou guardar esse livro comigo pra sempre.

BellPolveres 14/07/2023

Me dói não dar 5?
Primeiro de tudo, eu estava ouvindo música enquanto fazia tarefas outro dia, e uma música perfeita para esse livro é: You Keep Me Crawling, da Aurora. Então se algum me pedisse uma descrição do "visual" desse livro eu colocaria essa música para tocar, mostraria as vibes vampiricas que vemos nessa versão da capa e pronto, a ?aesthetic?de A Dowry of Blood.

Falando da escrita, me lembrou muito Circe; o estilo de relato com um ritmo deliciosamente consistente e descrições pessoais que estou descobrindo agora que eu adoro, mostrando a vida da personagem Constanta desde primeiro se tornando uma vampira nas mãos do seu "Lorde" até a morte dele (que não é spoiler, literalmente tá na sinopse e na primeira página do livro). Além do sabor lírico da escrita que cria muitas frases muito boas e lindas, não me deixando nada suspresa so final descobrindo que a autora é também poeta.

Eu tenho que criar um adendo para falar do quão genial achei a forma como o livro é escrito em uma carta para ele, o lorde; então sempre que a Constanta se refere ao lorde fala "você", e como ela destitui ele de um nome durante toda a história e nenhuma vez nos citou ele. Me pareceu um detalhe muito divertido e simbólico.

O começo foi MUITO bom, incumbido das emoções e reflexões da protagonista descrevendo o seu passado com alguns devaneios ou partes em branco por serem relatos de uma época muito distante, mas ao mesmo tempo muito atmosféricas. E o resto da história não decepcionou nada, não houveram momentos em que eu quis parar por não estar achando graça. Tenho que dizer, não é um livro cheio de ação ou aventuras, tampouco um romance, mas isso não faz dele nem um pouco menos incrível. A Dowry of Blood é, em suma, sobre um relacionamento abusivo, mas com o pano de fundo de vampiros.

Como outros livros que venho lendo esse ano, como Circe e A Far Wilder Magic, que falam sobre emoções de uma forma tão delicada e humana, me parecem histórias de pessoas que observaram pessoas, e que parece que consideram a história uma consequência da ação dos personagens (dos "humanos") e não o contrário, se isso faz algum sentido. Acho que são o que se descreve em inglês como "character driven" ou invés de "plot driven".

Uma, e a única, coisa que me incomodou foi a natureza do relacionamento de alguns personagens. Não a poligamia, que acho que foi bem feita em sua complexidade; mas em outros aspectos. Eu entendo que possa ter sido um artifício para mostrar como que a influência do abusador que alterou a relação entre esses personagens com toda a coisa de "irmãos" ou a relação entre Constanta e Alexi, mas ainda assim me foi um incômodo grande o bastante para diminuir a nota mesmo que tenha sido um livro que me deixou de ressaca de tão bom que foi, por isso me dói baixar a nota.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6