Por que escrevo

Resenhas - Por que escrevo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Edvaldo Neto 09/07/2023

Seleção de Ensaios Perspicazes de George Orwell
"Por que Escrevo", de George Orwell, é uma obra que mergulha no âmago da escrita e explora os motivos pelos quais os autores se sentem compelidos a expressar-se. Nesta seleção de ensaios perspicazes, Orwell reflete sobre a natureza da literatura, a política e a busca pela verdade. Com uma prosa afiada e envolvente, o autor revela suas convicções e valores, oferecendo uma visão essencial para todos que apreciam a arte da escrita e o poder das palavras. Uma leitura essencial para os amantes da literatura e da reflexão introspectiva. E nos mostra a sua perspectiva em relação a Inglaterra e ao mundo, assim como o contexto histórico vívido.

Lucas1429 26/06/2023

Distopia verossímil
George Orwell, nome disseminado no cânone, aludia a metáforas para exemplificações de sua visão de mundo consciente. Fez da política sua maior arma de trabalho em textos que colecionaram ensaios lúcidos contrários à extensão totalitarista mundial. Seus romances são famosos por si, e falam com voz própria também, e seus ensaios são a contínua militância visionária.

Contemplados em quatro ensaios, o livro escrito na turbulenta passagem da Inglaterra na Segunda Guerra direciona ao leitor mensagens de Orwell acerca de temáticas linguísticas e políticas. Assim que justifica sua inserção na literatura, inata desde a juventude, ele prescreve as variáveis de se escrever com o intuito de impactar ou mesmo contribuir coletivamente - da leitura como elemento metodológico social.

O relato seguinte expõe o afeto literário que ele possuía em confronto ao acesso financeiro das pessoas para o consumo de livros nos anos 40. ?Livros vs. Cigarros? é quase uma paródia de como se priorizar a predileção pela literatura contra a manivela da indústria giratória do capitalismo - enrigecida no entreguerras em favor do armamento e discrepante à necessidade real da população vítima, sendo a educação uma das baixas.

Por fim, o mais extenso, atemporal e grandioso artigo, ?O leão e o unicórnio?, é referência clássica à sua luta enquanto portador das letras em oposição ao fascismo. Ele elenca as disposições do território inglês, seu povo, sua cultura e mazelas e endossa a idealização da reformulação para o sistema socialista, sua ideologia praticante, avaliando-a na condição de um contexto ideal.

Anos depois, o Brasil também é palco da constante batalha contra o fascismo, à espreita. Mas a humanidade de Orwell é um território sem fim, sua lida alerta e conforta. São vistas de um considerável pensador modernista.

Mion 11/05/2023

Um titulo de um livro de ensaio é sempre um convite ao que dentro dele se guarda. Como se fosse um corredor, que te levará a vários lugares diferentes.

Ler esse livro é descobrir varias referencias e pensamentos que Orwell colocará em circulação em suas duas obras primas, "A revolucao dos bichos" e "1984".

Ler esse livro é entender do papel politico que todo escritor tem e entender mais sobre a linguagem e a complexidade de uma sociedade em um contexto nazi - facista de 202...na decada de 30 e 40 na Europa.

Há mais um estudo para se pensar a realidade a partir de uma outra história e ver pelo meio das palavras de um critico de toda uma sociedade desigual,seja ela CAPITALISTA, seja ela NAZI-FASCISTA , lições para que construissemos um futuro diferente.

Já que falhamos nesse futuro, que ao menos saibamos contra o que lutar, e de qual modo.

Adda 26/04/2023

George Orwell é um dos autores que mais admiro. Me enxergo na escrita dele e espero refletir os lados bons dela. Texto muito bom. Assim como tudo que ele criou.

Gabrielsouza1378@ 03/04/2023

É difícil estabelecer qualquer relação entre o preço dos livros e o valor que se extrai deles ( pág 44)

Hadias 27/02/2023

Sir or not Sir?
Mais uma coletânea de ensaios de Eric Arthur Blair, ou melhor, George Orwell.
Pode-se ver enraizadas as ideias que levaram à criação de "A revolução dos bichos" e "1984". Um detalhe maneiro: um dos textos fala dos livros que o autor possuía, e menciona livros 'baratos' do estilo desta coletânea. Certamente uma sacada dos editores organizarem a obra desta forma. Muito bom! :-)

Victor 24/02/2023

Como sempre Orwell sendo muito eloquente na sua escrita. O último ensaio pra mim foi o melhor, quando ele descreve a política inglesa sob o contexto da Segunda Guerra. Sou apolítico, mas acho extraordinária a visão do autor sobre política, em todas as suas obras. Um gênio, simplesmente, claro, dado ao contexto da época.

Otávio - @vendavaldelivros 28/12/2022

“Não é que alguém imagine que a lei é justa. Todos sabem que há uma lei para o rico e uma para o pobre.”

Existe a lenda de que grandes escritores escrevem tudo bem, até bula de remédio. Claro, não é assim que funciona e grandes autoras e autores tem sempre a chance de escrever livros ou textos ruins, mesmo quando suas obras são magníficas. É nítido, porém, que a chance de um grande autor escrever textos diferentes bem é maior. George Orwell é prova disso.

Nunca havia lido ensaios ou qualquer texto de não-ficção de George Orwell, apenas os já clássicos “A Revolução dos bichos” e “1984” e me surpreendi positivamente com o que encontrei nos quatro ensaios publicados no livro Por que escrevo. Só um autor com imenso talento é capaz de fazer com que fiquemos presos na leitura de um ensaio que analisa o momento, a política e a mentalidade da Inglaterra do começo dos anos 40.

Iniciamos com o ensaio que dá nome à seleção de ensaios, em Por que escrevo, Orwell fala sobre as motivações que o levaram a ser um escritor e que, no geral, também guiam outros escritores. Apesar de curto, o ensaio é espetacular, envolvente e mostra com clareza o engajamento e as motivações políticas do autor. “toda vez que me faltou propósito político, acabei por escrever livros sem vida”.

No terceiro ensaio, Orwell analisa as relações da língua inglesa, suas mudanças e particularidades, com a política do país e confesso que foi de todos o que achei menos interessante. A seguir, o divertido e curto ensaio no qual o autor se propõe a comparar preços de livros e preços de cigarros, mostrando como era sim possível investir no conhecimento e nos prazeres dos livros em detrimento de práticas como o fumo. Ótimo para usar como desculpa para as compras de livros que fazemos hoje em dia.

Por fim, o último ensaio faz uma análise muito interessante da Inglaterra e do espírito inglês naquele momento. A Inglaterra tinha entrado de cabeça na SGM e Orwell fala aqui sobre os perigos do autoritarismo e sobre como seria possível que o país não se dobrasse ao fascismo. Curto, mas muito bom, recomendo demais a leitura para quem quer conhecer Orwell além de seus grandes romances.

Kácio 17/11/2022

Interessante
É de fato interessante como os assuntos que George Orwell aborda em seus ensaios são ainda atuais, com exceção logicamente do último contido nesse livreto, que tece críticas a Inglaterra entre outras coisas. Entretanto, até nesse dá para se tirar muito pano pra manga e se pensar o hoje, principalmente, com esse facismo que vem se travestindo e ocupando todos os lugares como que uma infiltração na parede que só se percebe quando aparece mofo ou algo pior.

Se você gostaria de conhecer o lado político do escritor, esse é um ótimo livro.

Leandro 29/10/2022

Claro e amplo
Duas coisas me assustam em Orwell: a qualidade da prosa e abrangência do pensamento. É como se o sujeito tivesse vivido umas cinco vidas em apenas 46 anos.

Comprei este livro sobretudo por causa dos dois primeiros ensaios, mas os dois últimos são igualmente interessantes. Autor obrigatório.

Pedro Matias 10/10/2022

O interessante, mas nada deslumbrante
Outro é interessante. Tem dois ensaios sobre escrita e linguagem, um sobre leitura na Inglaterra e um sobre o povo inglês e a guerra. É interessante pelo poder de síntese nos primeiros ensaios e pela análise bastante crítica da sociedade inglesa. Pode servir para pensar alguns aspectos do Brasil, por comparação, mas não apaixona a leitura.

BJekyll0 29/09/2022

Ensaios
São quatro ensaios maravilhosos.
O último é uma crítica política muito interessante. Mas vou me ater aos três primeiros.
É extramemente incrível ler algo e conseguir se reconhecer. "Por que escrevo" vai além de um desabafo. Para quem gosta de escrever, para quem encontrou sua voz ou sua expressão através da produção textual é um ensaio fantástico.
O segundo ensaio aponta para falhas em construções vazias cheias de firulas para embelezar o discurso e não dizer nada.
E por fim, "Livros vs Cigarros" foi escrito em 1946 e parece que foi escrito hoje.
De fato,os livros são caros, mas a correlação que Orwell faz com o consumo de algo "supérfluo" que se torna item essencial para algumas pessoas e deixam de consumir cultura com a desculpa do valor mas literalmente queimam dinheiro com bastonetes de câncer (ele não usa essa expressão, é algo que eu considero, até porque o próprio Orwell era fumante.) É uma observação muito valiosa e bem construída.

gabys. 23/09/2022

Interessante, mas achei cansativo.
Acho que eu não estava no tempo certo pra ler esse livro ou talvez ele seja inteligente demais pra mim entender. Mas ainda assim entendi bem mais o tipo de socialismo que o Orwell acreditava, e foi bem importante ler esse livro em época de eleição.

laura 14/09/2022

interessante é pouquíssimo pra descrever
esse livro me trouxe muita coisa!! principalmente, conhecimento, que é algo que eu sempre tô em busca com as minhas leituras. o george orwell foi um cara pra lá de inteligente e esses ensaios dele despertam na gente o nosso lado mais curioso e culto possível. recomendo muito!!! o livro inteiro é uma arte.

Fernanda 27/08/2022

Por que escrevo George Orwell
Breve coletânea de George Orwell, traz textos sobre o poder dos livros e da leitura, a importância da linguagem e da escrita. Incluindo os ensaios Por que escrevo, Política e a língua inglesa, Livros vs. cigarros e O leão e o unicórnio, esta edição traz uma coleção dos ensaios mais importantes de um dos principais escritores modernos.
Falando de contextos super atuais até os dias de hoje, como politica e linguagem.

1 | 2 | 3 | 4 | 5