Por que escrevo

Por que escrevo George Orwell

Resenhas - Por que escrevo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jessica 24/10/2021

Vale pelos dois primeiros ensaios
Mas não compraria o livro novamente. Aposto que dá pra achar fácil os ensaios soltos por aí.
Na ordem:
? POR QUE ESCREVO: 5/5 ? É perfeito e meu favorito. Fala da importância de ter um propósito na escrita
? POLÍTICA E A LÍNGUA INGLESA: 5/5 ? Traça um paralelo entre a saúde linguística da Inglaterra e a instrumentalização política. Diz, enfim, que tudo é político.
? LIVROS VS. CIGARROS: 1/5 ? Acho esta comparação completamente díspare com um tom de "escolha pessoal" ignorando a necessidade da análise social/cultural sobre os objetos: para o consumo de livros é preciso antes investimentos coletivos e particulares em educação e formação; para o consumo de cigarros, basta o exemplo e a boca.
? O LEÃO E O UNICÓRNIO: 2/5 ? Importante e bem elaborado. Mas não me interessou.

Assis 16/07/2023

É por isso que escrevo...
Mais do que uma obra pura e direta sobre a escrita; inclusive sobre a escrita do próprio autor, é um livro que indiretamente explica porque ele escreve, dado o fato de que sua obra mais conhecida e "discutida" é 1984. Isso para não citar A Revolução dos Bichos.
Portanto, e essa é apenas a minha opinião, "Por que escrevo" é uma leitura interessante, e, tendo em vista seus objetivos indiretos, diria até que é uma leitura obrigatória para quem quer aprender um pouco mais sobre o estabelecimento da democracia e do capitalismo e do socialismo tendo por base os desdobramentos da luta contra Hitler na Europa.
Mas não aconselho essa obra para pessoas nem extremistas e nem de mente fechada. Porém, ainda que o sejam, a leiam e aprendam com o que ela tem de bom pra oferecer.

Edvaldo Neto 09/07/2023

Seleção de Ensaios Perspicazes de George Orwell
"Por que Escrevo", de George Orwell, é uma obra que mergulha no âmago da escrita e explora os motivos pelos quais os autores se sentem compelidos a expressar-se. Nesta seleção de ensaios perspicazes, Orwell reflete sobre a natureza da literatura, a política e a busca pela verdade. Com uma prosa afiada e envolvente, o autor revela suas convicções e valores, oferecendo uma visão essencial para todos que apreciam a arte da escrita e o poder das palavras. Uma leitura essencial para os amantes da literatura e da reflexão introspectiva. E nos mostra a sua perspectiva em relação a Inglaterra e ao mundo, assim como o contexto histórico vívido.

1 | 2 | 3 | 4 | 5