Por que escrevo

Resenhas - Por que escrevo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Francisco240 09/01/2022

Muito interessante
"O desejo de ser visto como um inteligente, descer tema de conversas alheias, de ser lembrado após a morte, de se vingar dos adultos que desenharam na sua infância etc etc. Não me engano Finge que isso não é motivo, e dos fortes[...]."
Muito interessante o livro. O George Orwell expõe muitos pontos de vistas sobre a leitura e livros e diversas apologias interessantes sobre a visão de mundo do autor.

Jon 06/12/2021

Excelente
Com brilhantismo e a personalidade naturais de George Orwell, o livro é 7m composto de artigos sobre leitura e escrita. Forte e técnico.

lice 24/11/2021

Gostei bastante de saber um pouco mais dele e ainda mais da percepção da guerra nessa época.
Indico, boa leitura

Gab 13/11/2021

Gosto bastante do primeiro capítulo. Onde ele se aprofunda tanto no exercício da escrita, quanto da leitura. Vários dos exemplos utilizados também já tinha ouvido em aulas da faculdade ou em cursos de escrita. Que clareza é virtude.

Infelizmente apenas o primeiro capítulo aborda melhor o tema da escrita. De resto, é uma coletânea de contos. Também muito bons.

Jessica 24/10/2021

Vale pelos dois primeiros ensaios
Mas não compraria o livro novamente. Aposto que dá pra achar fácil os ensaios soltos por aí.
Na ordem:
? POR QUE ESCREVO: 5/5 ? É perfeito e meu favorito. Fala da importância de ter um propósito na escrita
? POLÍTICA E A LÍNGUA INGLESA: 5/5 ? Traça um paralelo entre a saúde linguística da Inglaterra e a instrumentalização política. Diz, enfim, que tudo é político.
? LIVROS VS. CIGARROS: 1/5 ? Acho esta comparação completamente díspare com um tom de "escolha pessoal" ignorando a necessidade da análise social/cultural sobre os objetos: para o consumo de livros é preciso antes investimentos coletivos e particulares em educação e formação; para o consumo de cigarros, basta o exemplo e a boca.
? O LEÃO E O UNICÓRNIO: 2/5 ? Importante e bem elaborado. Mas não me interessou.

clarinha!! 12/09/2021

POR QUE ESCREVO - george orwell
Felizmente esse livro (como qualquer outro de Orwell) pode atender perfeitamente minhas expectativas durante a leitura.
Em ?Por que escrevo? temos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do autor dos clássicos ?1984? e ?A revolução dos bichos? ou ?A fazenda dos animais?.
Neste ensaio vemos muito de suas opiniões sobre temas diretamente ligados a escrita e a política, e de como eles se conectam.
Indico principalmente para os leitores que já tiveram a oportunidade de ler alguns de seus livros citados acima pois poderá ver pela opinião de próprio autor sobre oque ele queria passar com seus livros, além de ter também o prazer de ler sua ideologia descrita e contada por ele mesmo.
Esse livro aborda muitas críticas sobre questões sociais, que inclusive poderiam ser facilmente confundidas com as de hoje em dia, mas vocês sabem né, Orwell tem essa fama de prever o futuro, ou então nós que permanecemos no mesmíssimo passado.

J^! 27/08/2021

Lendo Orwell
Sensacional andar em paralelo a esse autor na discussão de temas tão pertinentes e atuais. Em um dos textos encontramos o norte do pensamento de Orwell ao escrever obras como 1984 e Revolução dos Bichos.

V_______ 24/08/2021

Orwell
Em Por Que Escrevo, temos 4 ensaios de Orwell, o homônimo trata dos motivos que levaram o autor a escrever ( aposto que te peguei de surpresa agora ! ), entre eles o conturbado momento político de meados do século XX. O segundo ensaio, Política e Língua Inglesa, o autor descorre sobre a defasagem da língua inglesa e em como isso pode e é usado para manipular o leitor ( confesso que quando comecei a ler esse achei que seria um porre, mas é sensacional !). O terceiro ensaio intitulado Livros vs. Cigarros, temos a comprovação de que livros como recreação saem mais baratos do que outros tipo de recreação, como cigarros e bebida (além de ser bem mais saudável). E o quarto e último, O Leão e o Unicórnio: O Socialismo e o Gênio Inglês ( não, não é um dos volumes das Crônicas de Nárnia), Orwell tece uma crítica ao modo de vida inglês em especial tratando-se no âmbito político, sobre uma inanição da esquerda inglesa e a própria inanição que a Inglaterra demonstrou nos primórdios da ascensão nazifascista na Europa.
Orwell torna-se cada vez mais um dos meus escritores favoritos, e demonstra (como se Orwell estivesse preocupado sem demonstrar algo para mim) como é muito além do autor de A Revolução dos Bichos e 1984.

Cinara... 17/08/2021

Eu vim pelo Livros vs. cigarros...
"E se o nosso consumo de livros continua tão baixo quanto registrado, ao menos tratemos de admitir que isso se deve ao fato de a leitura ser um passatempo menos atraente do que ir às corridas de cães, ao cinema ou ao pub, e não porque os livros, adquiridos ou emprestados, sejam caros demais."

George Orwell só diz, parem de dar desculpas! Você não quer ler, porquê não quer! E não porquê você não tem dinheiro! ? Eu mesmo tenho mais de 1000 livros no meu kindle todos de graça oferecidos pelas próprias editoras em situações diversas! Só de fuçar a loja do kindle na parte de livros gratuitos qualquer pessoa acha algo que interesse! É aquilo "quem quer arranja um jeito", então quem quer lê, lê!!! Simples assim!
Eu vim pelo ensaio Livros vs. cigarros com míseras 5 folhas!!!! 5 Folhas!!! Merecia muito mais, os outros ensaios achei enfadonhos e não era o momento de eu gostar deles, eu esperava algo como Sobre a escrita do Stephen King, mas fica bem longe disso. Vou favoritar apenas por causa desse único ensaio que eu simplesmente amei!

brunomathiasss 13/07/2021

Ainda atual
Comprei esse livro por causa do título, adoro o Orwell e na mesma hora que vi queria saber o porquê escreve. São quatro ensaios se não me falha a memória ( li, tem um tempo ja). O segundo acho, me marcou bastante pela sua atualidade. O ensaio é uma critica ao vocabulário acadêmico que muitas vezes se perde da real importância que é passar uma mensagem clara. Muito esse ensaio, os outro são ótimos tambem. Recomendo a leitura, é super fininho ele

Carolina 08/07/2021

Bom!
Amei o fato do Orwell fazer uma crítica ao Jonathan Swift, nos fazendo acreditar até mesmo q desdenha da obra dele, qnd na verdade já leu As Viagens de Gulliver trocentas vezes hahaha

Muito bom ler uma obra que indica outra e vc entender pq tbm já leu e não fica voando na narrativa.

Não acho q seja uma leitura essencial pra quem gosta do George O., mas se vc tá com um tempinho sobrando aí, leia!

Max 23/06/2021

Com grande humor e sagacidade, Orwell trata nos três primeiros ensaios sobre a arte de escrever, dando duras lições aos que se consideram intelectuais por falarem de forma eloquente. Além disso, o autor determina (com provas) que o entretenimento por meio dos livros é o mais barato que existe, invalidando o conceito de que livros são para um público rico.
No último ensaio, George Orwell faz duras críticas à Inglaterra por sua forma de pensar e agir por vezes obsoleta.

1 | 2 | 3 | 4 | 5