As escrituras e a autoridade de Deus

As escrituras e a autoridade de Deus N. T. Wright

Resenhas - As escrituras e a autoridade de Deus

Suellen 30/12/2022

A verdade está em Cristo
"O sentido de todo o projeto cristão não se resume a desenvolver ou a propor uma nova ética ou um novo modo de manter uma ética antiga, nem mesmo a trazer uma nova espiritualidade com novos modelos de oração, muito menos ainda a propor um novo método para ?ir para o céu?. Todas essas coisas fazem parte do retrato final, mas nenhuma define sua ideia central. A base do cristianismo primitivo era a crença de que, em Jesus de Nazaré, o Deus criador lidou com a rebelião e com a corrupção da criação atual, particularmente do homem que devia dominá-la, e introduziu um caminho novo e vivo para uma nova e viva criação, na qual o propósito original seria finalmente cumprido"

Comecei esse livro pensando que precisava ler sobre as escrituras e sua autoridade única. Gostei do que me foi apresentado nessas páginas, o autor faz uma introdução demonstrando como o mundo na pós-modernidade prefere reduzir a Bíblia a mais uma verdade que há no mundo e não A verdade, pois para o mundo não há uma verdade única. Um dos pontos que ele mais ressalta é que a Bíblia é uma narrativa e por isso precisa ser lida com isso em mente.

"A Bíblia tem muito a dizer sobre quem nós somos como seres humanos e/ou como membros do povo de Deus e/ou como seguidores de Jesus? nada menos que o fato de que fomos criados à imagem de Deus e chamados para fazer parte do povo no qual essa imagem está sendo renovada. Logo, acabamos descobrindo que guardar na mente e no coração o que a Bíblia diz sobre quem somos, e fazer o melhor para viver de acordo com isso, entra em conflito direto com a nossa cultura, que questiona e desafia não somente o ponto de vista cristão sobre quem somos, mas também todo e qualquer ponto de vista predeterminado sobre a identidade pessoal."

Gualter 20/03/2022

Uma boa introdução ao tema.
Talvez seja bom começar dizendo o que o livro não é: não é um manual de hermeneutica (princípios de interpretação bíblica) tão pouco uma defesa da infalibilidade ou inerrancia das escrituras mas sim uma exposição de como Deus atua com autoridade por meio do texto. Wright define a autoridade das escrituras como:?a autoridade do Deus trino, que é exercida de algum modo por meio das escrituras?. (P. 36).
Ele continua: "Portanto, é só no instante em que tiramos a expressão ?a autoridade das escrituras? da mala que reconhecemos o fato de que ela só pode ter um significado cristão quando nos referimos à autoridade das escrituras em um sentido delegado e intermediário da autoridade que só pertence ao próprio Deus e ao Senhor ressuscitado, o Filho de Deus, o Emanuel. Em um contexto cristão, ela necessariamente quer dizer ?a autoridade de Deus exercida por meio das escrituras?. (P. 37).
Não há nada realmente novo para os que já estão acostumados ao tratamento do tema em livros de teologia sistemática. No entanto o tratamento de Wright por meio de textos bíblicos torna o argumento mais orgânico, de maneira que o livro é recomendavel para qualquer cristão em virtude de sua linguagem simples e bem articulada.
Do capítulo 5 ao 6 Wright faz um breve estudo histórico sobre a igreja pós apostólica e sua maneira de entender a autoridade da escrituras. Como Reformado, tenho pouco a críticar nesses capítulos (Wright inclusive elogia Calvino na página 96) pelo contrário, há muitos insights positivos e uma visão bem sóbria da historia da igreja (que os evangélicos precisam urgentemente aprender). Minha única crítica é sobre uma fala específica em relação aos reformadores: "No entanto, é possível argumentar que os reformadores nunca trouxeram grandes avanços para superar o impasse insinuado na polarização entre as escrituras e a tradição." (P. 96). Essa crítica não faz muito sentido visto que opróprio Wright não propõe nada muito diferente dos Reformadores em relação ao problema escritura e tradição.
Os capítulos 9 e 10 possuem estudos sobre o sábado e a monogamia muito úteis e que procuram aplicar a abordagem que Wright propõe no livro de forma prática. O livro conta ainda com um apêndice com recursos autalizados para estudar a bíblia. A maioria porém parece estar em inglês. Com certeza é um livro que irei revisitar e usar como base quando tiver que estudar sobre a autoridade da Bíblia.

Junior 05/02/2022

Irretocável
NT Wright dispensa apresentações, mas nesse livro ele consegue surpreender pela profundidade da análise e a capacidade de reter a leitura e atenção. Os dois estudos de caso finais (Sábado e Monogamia) são particularmente maravilhosos e valem a leitura atenta. A autoridade e inerrancia das escrituras nunca foram defendidas de forma tão elegante. Recomendadissimo!!!

Mariana 20/08/2021

O poder da palavra.
Uma livro sensacional, com muito conteúdo bíblico e com muitas elucidações, não é de se esperar menos de N T.Wrigth né!

Vai transpassando por vário temas como reforma, iluminismo, o sábado, monogamia.

Nós traz muita luz sobre o que Deus disse e o que nós interpretamos! Vale demais a leitura ???????