The Sun in Splendour: (Plantagenet Saga) (English Edition)

The Sun in Splendour: (Plantagenet Saga) (English Edition) Jean Plaidy

Resenhas -

Camila Felicio 22/05/2024

Excelente final de saga
A pesquisa desta senhora é impressionante e seria errado pontuar com notas baixas, ao contrário de muitos autores de ficção histórica aqui vemos que a Plaidy tenta sempre descrever a história como tal e não como mera fanfic de rainhas como Gregory sempre faz.. Ainda que obviamente ponha sua visão em questões escuras, a era Plantagenet (diferente da Tudor) não era muito documentada, o excesso de documentação surge com Henry VII (o patriarca da nova dinastia) e também com ele, ou graças à ele e seus seguidores, inicia-se um período de plena difamação de antigos reis, como ocorreu com seu rival Richard III e a história dos princípes na torre, em que o boato de um assassinato dos sobrinhos efetuado pelo rei foi solto por Londres e passou para a história graças a William Shakespeare (que tinha como mecenas uma Tudor... Elizabeth I)... Plaidy não concorda com a visão e dá uma versão MUITO plausível, bem defendida por historiadores mais modernos!
O final da obra que passa-se durante o reinado de Richard III é sensacional!! O início encontrei mais repetitivo, em que fatos do livro anterior são retomados, mas também gostei, tenho muita simpatia histórica pelo Edward IV e pela rosa de York!

Sobre a saga, eu AMEI a leitura, e repetirei em algum momento não muito distante. Ainda tenho predileção pelos 10 primeiros volumes mas a partir do 13º recobrei mais interesse (o 11º e o 12º não foram tão bons)... No entanto preferi o 13º ao 14ª, pois como mencionado, achei o início do livro um pouco repetitivo posto que a Plaidy tenta ser beem didática!