À beira da linha

À beira da linha Nilson Ghirardello

Resenhas - À beira da linha

Isabella.Curcio 07/05/2023

Ótimo conteúdo, linguagem academicista
Conteúdo muito interessante, porém com linguagem muito academicista em boa parte do livro ? o que pode dificultar o ritmo da leitura.

Boszo 26/09/2013

Interessante para quem é do Noroeste Paulista
Livro muito interessante. Muitas curiosidades e acontecimentos que nós não aprendemos na escola. Dá para ter uma noção básica de como começou o povoamento do noroeste paulista e como ele foi implantado. Os dois primeiros capítulos fazem o livro valer a pena.

Infelizmente o livro não é focado na história geral e sim no caráter urbanista. Claro, mais específico para quem é da área. Isso fica evidente no capítulo 3, que não li por inteiro (é realmente muito específico, fala do tipo de área urbana formada, formatos de terrenos, ruas, e tudo mais). Único ponto interessante é a relação com a Igreja nessa formação. A gente nota que a Matriz sempre está na praça central e nem sempre, como é o caso de Guararapes, é a primeira igreja da cidade.

Recomendo para quem é da região.