Ultra-aprendizado

Ultra-aprendizado Scott Young

Resenhas - Ultra-aprendizado

1 | 2 | 3 | 4

Leonardo 17/06/2021

É um bom livro, o começo foi excelente, em especial os três primeiros capítulos, quando ele relatou sua experiência de estudo e métodos para se tornar um ultra-aprendiz, alguns exemplos também foram muito inspiradores, mais para o final foi ficando um pouco monótono e ficou difícil prender minha atenção.
O prefácio de James Clear (Autor de "Hábitos atômicos") foi muito bem escrito.
Em geral, um livro bom, mas não achei essencial.
Joice Antonholi 31/05/2022minha estante
Comprei essa semana. Alguma sugestão do que considera essencial?

Leonardo 31/05/2022minha estante
Os três primeiros capítulos foram os que tiveram um leve proveito de minha parte, de resto, para o que eu desejava, o "Hiperfoco" do Chris Bailey foi mais útil.

Hugo.Giles 18/08/2023

Interessante demais mas meio prolixo às vezes
O livro começou sendo muito bom dando vários exemplos interessantes e úteis para explicar com a técnica funciona e como cada passo da técnica funciona e cada técnica é explicada com vários exemplos no sentido de mostrar diversas aplicações com poucas mudanças para eventos diferentes na vida real e formação, também ele pondo em prática com pessoas que não eram ele e casos de pessoas que fizeram isso na vida real e conseguiram sucesso até pessoas que fracassam certa forma mas conseguiram transformar os em fracassos em algo positivo, mas no final do livro quando tudo já tava explicado começou ficar meio enrolado principalmente na na parte que falou de xadrez com muitos exemplos desnecessários para entendimento do livro e parece que nessa parte final ele só tava tentando um completar mais páginas escritas e tão um isso fez o final do livro fica um pouco maçante tirando isso, muito bom e até o capítulo de aplicar o nosso próprio projeto de ultra aprendizado.

Marcela115 04/03/2024

Gostei muito!
Aprendizado é um assunto que eu gosto muito, então comecei a ler esse livro com muita expectativa e já achando desde o início que seria muito bom. E realmente foi. O Scott escreve de uma maneira que torna possível aplicar o que foi ensinado no nosso dia a dia, ele traz diversos exemplos e ideias de aplicação. O livro também me trouxe muitas reflexões. O único defeito, na minha opinião, é que achei que em alguns momentos ele poderia ser mais direto. O escritor gosta de contextualizar o ensinamento, o que as vezes é bom, mas as vezes tornava a leitura cansativa.

Anderson 03/07/2023

Relevante
Dos livros que eu li sobre o assunto de aprendizagem, este livro seria o que eu indicaria para quem quer ler algo com explicação dos métodos e prático na sua aplicação, o autor adiciona histórias de pessoas que usam o aprendizado de forma autodidata e mistura essas histórias junto com o método que elas usaram. Não acho o livro cansativo como muitos de pessoas acadêmicas que citam milhares de estudos para provar um ponto. Se você quer ler um livro que fale de aprendizado de forma autodidata e que seu método está alinhado com o que vem sendo falado da forma como o cérebro aprende, pode adquirir esse livro, acho que ele deve ser o seu primeiro livro sobre o assunto ou até talvez o único que você realmente precisa.

Doug 22/07/2021

É um livro que abre as suas possibilidades para se aprender qualquer coisa de maneira mais rápida: basta intensidade, método e rotina.

Will 26/08/2021

Ultra-aprendiz mas não ultra-professor
É bem fundamentado e fruto de uma intensa pesquisa do autor. Fala sobre as etapas, como um passo a passo, para que se consiga aprender uma habilidade rapidamente. É bom, mas o que pegou foi que não achei o autor um bom escritor nem muito bom ensinando. Tem vezes que ele escreve demais sobre algo já muito claro. O autor é um "ultraaprendiz" mas isso não faz dele um excelente professor sobre esse tema. Fiquei com essa impressão. Apesar disso, como falei no início, consegui sentir que ele se esforçou bastante para entregar o melhor livro que ele podia. É um livro ok e em alguns poucos momentos, inspirador.

Eric 21/01/2022

O livro traz de uma forma agradável hacks de ultra aprendizado, como também experiências de ultra aprendizes que obtiveram sucesso aplicando a técnica.

Frase marcante do livro:
"É um erro imenso afirmar que aprender significa substituir ignorância por compreensão. O conhecimento aumenta, mas também aumenta a ignorância, uma vez que, quando se compreende melhor o tema, também se começa a valorizar mais todas as questões que permanecem sem resposta.

Samuel 17/04/2022

Esse sim é um livro sob aprendizado
Sempre tive interesse em metodologias de aprendizados, principalmente aquelas práticas e que quando você vai lendo você vai se empolgando, mesmo sendo tarde da noite e o sono imperando em você, mas mesmo assim você diz É ISSO!

Pois bem, foi assim comigo ao ler o livro. Ele apresenta estratégias que em vários livros são abordadas como separadas e aqui ele junta tudo e diz, faz isso que dá certo.

E tem histórias de várias pessoas mostrando que dá certo, mas tem que se pagar o preço da dedicação (isso aqui é tão transparente que nem vou considerar spoiler).

Resta agora começar a colocar em prática, e vou fazer isso começando hoje. Convido a todos a mesma experiência. Leiam e coloquem em prática.

Camis 25/02/2023

Esperava mais
O livro aborda alguns assuntos interessantes de ultra aprendizagem.. porém conta muita história que não agrega muita coisa.. Tem bastante repetição em uma parte do livro ..

Tive vários insights não dá pra descartar. Vou esperar um tempo para ler novamente ..

Krügel 27/10/2022

Basicamente caia de cabeça
Sabe aquelas pessoas que caem de cabeça num assunto e só saem de lá com algum projeto ou objetivo completo, é basicamente a ideia desse livro, tecnicas e pensamentos para amarrar projetos atuais com futuros e se manter se desenvolvendo de uma forma rápida e efetiva

Gustavo.Garcia 06/08/2021

Inspirador
Livro muito bom, mostra várias técnicas, para você adaptar em sua vida e melhorar a forma como você aprende

Victor, the Reader 03/04/2023

Mais um ultra-aprendiz
Pra quem gosta de empreender em busca de conhecimento. Receio que se falar pouco não consiga exprimir a completude da obra, e se falar muito reduza sua simplicidade. Ultra-aprendizado é uma obra singular e original, que apresenta 9 princípios experimentados e fundamentalmente científicos, os quais todo aprendiz que almeja dominar uma habilidade deve conhecer. Sem dúvida alguma, a melhor leitura do ano!!!

Elaine 14/04/2023

Livro traz uma forma diferente de aprendizado, baseado na experiência do próprio autor, que estudou sozinho para o MIT, em um ano, o que outros alunos convencionais demoraria muito anos, após aprendeu quatro idiomas em um ano, sem falar nada em inglês.
A partir disso começou a estudar como pessoas se tornam ultra-aprendizes e desenvolveu princípios para corroborar, dividindo o livro nestes princípios para alcançar o Ultra-Aprendizado: meta aprendizagem, foco, prática direta, repetição, recuperação, retorno, retenção, intuição e experimentação. Todos princípios exemplificados com casos reais que determinado princípio deu certo.
Livro interessante, que nos faz repensar sobre como desenvolvemos nosso aprendizado. No início, achei um pouco utópico, com o passar da leitura percebe-se que também podemos desenvolver tais princípios em menor escala em nosso dia-a-dia.

Mirla.Trogillo 28/12/2022

Resenha Ultra Aprendizado.

Esse livro comecei a ler após assistir uma aula do @rodrigosimonsen para @onovomercado.

O livro conta a história de Scott, que se desafiou a dentro de um ano estudar todo o conteúdo universitário de ciência da computação, sem se quer entrar numa faculdade, estudar apenas através de conteúdos gratuitos da internet.

Posterior, se desafiou a aprender 4 idiomas diferentes dentro de 12 meses, sem sequer ler ou ouvir nada no seu idioma nativo.

No decorrer da leitura, ele menciona diversos outros nomes que buscaram diferentes formas de aprender determinados tipos de coisas, dos quais tinham interesse, seja vencer um concurso de soletrar ou desenvolver um jogo de computador do zero, sem conhecer qualquer técnica.

Os diversos nomes que ele cita no livro nos mostra que qualquer um é capaz de realizar determinados tipos de feito, desde que esteja empenhado e trace objetivos para tal.

Foi uma leitura muito interessante no qual recomendo a quem deseja buscar métodos alcançar algumas metas em sua vida.

E você, o que gostaria de aprender?

Gustavo 24/04/2022

Os caminhos para a autoeducação
Sensacional!!! Livro recomendado a todos
aqueles que desejam desenvolver novas
habilidades, independente de qual seja.
Desde matemática, oratória, xadrez, piano,
desenho, QUALQUER HABILIDADE, O ultra-
aprendizado soa como o caminho ideal.
Agora é escolher um tema estruturar o
projeto aplicando os 9 princípios e anotar
os resultados.