Sobre a Brevidade da Vida

Sobre a Brevidade da Vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

Averson.Siilva 17/06/2024

Um livro fundamental
Sêneca, que foi contemporâneo de Nosso Senhor Jesus Cristo, aborda de maneira muito profunda a necessidade de sabermos aproveitar o tempo, de não desperdiçá-lo com bobagens, com coisas superficiais ou vaidades. Além disso, aborda a questão do excesso de ocupação, da importância do ódio ativo, do descanso, de aproveitar realmente a vida nos diversos aspectos possíveis, pois a vida é limitada, breve, ínfima e fugaz. Em suma, é o tipo de livro que merece ser sempre relido, pois sempre que o lemos conseguimos ver algo novo.

Gabe_Yoda 16/06/2024

Profundo
É um excepcional ensaio sobre a brevidade da vida, um convite fantástico para a autoanálise. Contudo, no final há uma vaga descrição de como superar a problemática levantada na visão do Sêneca. Não que isso seja um problema, já que a semente da dúvida é mais efetiva que a afirmação de uma opinião.

Lara 09/06/2024

Um livro para retornar
Sobre a Brevidade da Vida foi o meu primeiro livro de fato estoico a ser lido. Durante minhas leituras de Montaigne, vi várias citações a Sêneca e a outros filósofos da mesma linha, o que despertou meu interesse ao estudo e à concomitante compra do box de obras básicas do estoicismo.

Sendo assim, dos três livros adiquiridos em conjunto, este foi o meu favorito. É o de leitura mais fluida, com diversos conselhos para a vida e com reflexões absurdamente profundas sobre como de fato vivemos nossas vidas.

Trata-se de um livro para retornar pois é um livro de cabeceira, perfeito para nos aconselhar em momentos difíceis e que precisamos de uma palavra amiga para não nos sufocarmos com nossos próprios pensamentos.

"Deve-se aprender a viver por toda a vida, e, por mais que você se admire, toda a vida é um aprender a morrer."

Beto 27/05/2024

Maravilhoso! Como ?Meditações? esse também será para mim ?livro de cabeceira?, haja vista frequentemente nos esquecermos o quão breve é nossa passagem aqui.

?Ocupam-se para poder viver melhor: armazenam a vida, gastando-a! Fazem seus planos a longo prazo; no entanto protelar é do maior prejuízo para a vida: arrebata-nos cada dia que se oferece a nós, rouba-nos o presente ao prometer o futuro.?

Lucas.Mezzari 19/05/2024

Vivemos Para a Morte Sem Perceber
Minha primeira experiência com um livro de filosofia foi esse livro, que me deu uma ideia de vida muito disseminada mas pouco aprofundada. Todos já ouvimos que não vivemos direito, não aproveitamos a vida, enfim, um discurso clássico. Porém nos conformamos com essa ideia junto da ideia de que a vida é curta por conta de meros números.
Quando vivemos (ao invés de só existir, como Sêneca disse), vemos como a vida não é curta mas sim que as pessoas administram isso de forma ruim. Nós vivemos pelos outros, vivemos por vícios e fugas da vida real, vivemos por tudo, menos por nós. E quando não vivemos pela futilidade, nós simplesmente não vivemos. Quando se passa a vida inteira ocupada, nós só estamos existindo, nos preparando pra morte, ou como Sêneca disse: "estamos morrendo prematuramente". Essa frase tem um impacto não previsto pelo leitor, que quando reflete sobre seu significado, percebe que realmente a vida não é curta se vivemos direito, mas sim nós que estamos morrendo mais cedo, vivendo pela morte (isso quando já não nos sentimos mortos de tão monótona a vida).
Bom, foi uma experiência incrível que me deu uma visão que levarei pro resto da vida e que espero ter com todos os outros livros que ler. Recomendo a leitura se você gosta de experiências de reflexão junto de simplicidade.

Gaab '-' 02/05/2024

Morrer ocupado vale? Almejar o futuro promissor do presente que ha tédio vale? Vender nosso tempo para coisas inúteis vale?

Seneca nos trás reflexões sobre esses e outros assuntos nos fazendo ver o verdadeiro motivo qual esse livro perdurou no tempo...
Alguns podem pensar que hoje em dia existem muitos livro sobre o assunto e que o escritor foi redundante... mas imagina na época dele o quanto foi impactante devido ser a frente do próprio tempo...

Deve estar fresco nas mente para melhor tomada de decisão, logo recomendo a leitura e reeleitura anual kkk

Marianne.coutinho 20/04/2024

Que experiência maravilhosa!
Que leitura incrível! O estoicismo me atrai e me encanta. Um amigo sempre me indicou esse livro e demorei um tempo até de fato adquiri-lo. Me pergunto porque não o fiz antes! Cada trecho de cada página dessa leitura te faz pensar e repensar sobre a própria vida! Tenho uma tatuagem no pulso escrita ?aqui - agora? e logo no começo tomei uma chacoalhada de Sêneca! Recomendo a todos a leitura!

Rapha 20/04/2024

O livro trata do aproveitamento do limitado tempo que nos é dado em vida.

Talvez hoje esse pensamento seja clichê e reproduzido amiúde, mas na época de Sêneca imagino que tenha sido recebido de uma forma mais inspiradora.

Sêneca considera que, se muitos de nós subtrairmos de nosso tempo de vida o tempo de ócio e de ações sem valor, nossa "idade" seria um valor ínfimo. Ao mesmo tempo, uma vida dedicada ao trabalho e apenas ao trabalho rende uma escrita bonita na lápide e nada mais.

Ele também considera um crime desejar o futuro para superar o tédio do presente, o que é realmente uma ação empedernida na nossa sociedade. Isso se agrava quando o futuro é formado por prazeres supérfluos e breves.

Achei o livro muito bom e de leitura rápida, mas vale gastar um tempo a mais refletindo nas lições.

Thannyth 19/04/2024

Livro muito bom
Lúcio Aneu Sêneca viveu no século I d.C. e se tornou um dos intelectuais mais reconhecidos do Império Romano, veio de família bastada e, com isso, deve muitos acessos durante sua vida. O livro foi escrito por ele e tenho a sorte de ter a edição bilíngue com a escrita original em latim. Entendo alguma coisa? Não, mas achei chique.

A tradução foi feita pelo Artur Costrino e gostei muito que em várias páginas o livro apresentava notas de rodapé explicando quem eram as pessoas e as situações que estavam sendo descritas no livro (afinal, é um livro um pouco antigo). Como ainda não conheço muito de filosofia, isso me ajudou muito.

Nesse livro vemos as reflexões do Sêneca especialmente a respeito do ócio, ou de como as pessoas apenas existem ao invés de viver. Ficam perdidas com tantos afazeres ou se preocupando com os outros e até mesmo com o futuro quando, na verdade, deveriam valorizar o hoje e o descanso.

Preciso dizer que amei isso porque eu sou uma pessoa muito cansada e amo dormir. Também me sinto cansada do ócio produtivo e às vezes queria fazer vários nadas, mas minha mente não permite, então tento relaxar como consigo.

Porém, devemos entender que Sêneca tinha uma posição privilegiada onde ele não precisava trabalhar. Não precisava se preocupar com as mazelas burocráticas ou financeiras da vida e isso se extende ao dia de hoje. Todos temos as mesmas 24h para reflexões, mas as qualidades dessas horas são muito diferentes.

Concluo então que o descanso é necessário e benefico ao ser humano, mas infelizmente limitado a quem possui certos privilégios que não cabem, especialmente, às mulheres. Infelizmente.

Leticia 29/03/2024

Para ler, reler e aprender. Sempre!
Imagine sentar-se ao lado de alguém que pode te aconselhar a tomar decisões certas, prever situações complicadas e fazer boas escolhas... Assim me senti lendo "Sêneca, sobre a Brevidade da Vida", obra clássica que fundamenta a filosofia grega estoica e nos ensina a domar os caprichos prementea, aceitar o que não se pode mudar, lutar contra as futilidades da existência e não se deixar levar pela vaidade que muitos alimentam vendo a grama mais verde do vizinho.
Leitura recomendadissima e que se tornará frequente.

Cris 24/03/2024

24.03.2024
São diversas reflexões sobre a vida e como a vivemos. Nos faz pensar em como queremos olhar para trás quando chegarmos à velhice. Aproveitamos a vida? Ou a deixamos simplesmente passar.

Sammyra2 23/03/2024

Ótimo livro para quem gosta de ensinamentos estoicos.
Uma leitura interessante com passagens que faz o leitor pensar sobre a brevidade da vida, questões sobre não darmos o devido valor ao nosso próprio tempo, gastando ele de formas imprudente e não dando atenção para as coisas simples porém que deveriam ser o suficiente para nos deixar satisfeitos com a vida que levamos.

Felipe.Natan 10/03/2024

"Sobre a Brevidade da Vida", de Sêneca, enfatiza a necessidade de valorizarmos o tempo e vivermos de forma significativa. Ele ressalta a brevidade e incerteza da vida, incentivando a busca pela sabedoria e virtude. Sêneca critica o desperdício de tempo em atividades triviais e defende que viver bem não é buscar luxo ou prazeres efêmeros, mas sim viver de acordo com a razão e aceitar as adversidades com serenidade.

Jucieli2 03/03/2024

O estoicismo é a filosofia base da terapia cognitivo comportamental, muito interessante a visão de mundo e de homem, baseado em valores, no bem viver. Tem grandes lições, não que haja comparações, mas certamente o cristianismo é muito superior ao estoicismo.