Fogo Persa

Fogo Persa Tom Holland

Resenhas - Fogo Persa

Krisley 25/09/2017

Como o próprio autor diz no prefácio, as Guerras Persas em si só começam a serem narradas aproximadamente na metade do livro, sendo a primeira parte um grande background histórico dos lados envolvidos, descrevendo a Assíria, a Pérsia e Babilônia, além de detalhar a formação e desenvolvimento de Atenas e Esparta.

Na sequência são descritos os processos que levaram ao confronto, a preparação para batalha e o início da guerra. As principais batalhas (Maratona, Termópilas e Salamina) são muito bem detalhadas, principalmente considerando que ocorreram 2500 anos atrás.

Há 14 mapas ao longo do texto e 33 imagens coloridas em papel couchê na seção de fotos no centro do livro.

Texto muito bem escrito, com um conteúdo riquíssimo e sobre um tema que não há tantas publicações no Brasil. Recomendo!

Shaftiel 21/08/2009

Tom Holland faz maravilhas ao contar uma história. Primeiro contou com excelência a história de Roma em Rubicão e agora conta mais sobre a idade antiga em Fogo Persa. O autor escreve para pura divulgação científica com um texto bem embasado que flerta tão bem com a literatura que torna as frases ainda mais interessantes.

Fogo Persa descreve os dois lados das batalhas entre gregos e persas. Fala de como esses povos disputaram territórios e riquezas. As descrições da cultura e da guerra são excelentes para qualquer curioso ou fã da história.

Igor 03/07/2012

Conflito ocidente x oriente
Impressionante a forma como o escritor conseguiu transformar uma das maiores e mais importantes guerras do mundo antigo num livro cativante. O leitor acaba por se projetar no campo de batalha. Imperdível!

Gabriel Lucas 21/02/2009

Tom Holland embasa seu Fogo Persa na nova corrente de estudos que se vale de uma observação critica das descrições gregas sobre os persas (a maior fonte de material para estudo sobre os Persas na atualidade), e com isso descortina uma belo panorama sobre o modo de vida persa e o primeiro embate entre o Ocidente e Oriente.

O livro também narra a história de personalidades fascinantes como Temístocles e o traido traidor Harpago.

Monocromatico 26/06/2009

Eu achei que o autor, por mostar conhecimento de muitos locais mencionados no livro, iria se apoiar mais na arqueologia para cobrir a escassez de fontes escritas sobre a Pérsia, ou ao menos discutir mais nos apêndices sobre o cruzamento de informações fornecidas pela arqueologia e estudos modernos e o descrito por Heródoto e cronistas antigos - na maioria das observações, consta apenas uma referência bibliográfica, sem discussões. Mas para divulgação científica, é um ótimo livro.