Copo vazio (eBook)

Copo vazio (eBook) Natalia Timerman

Resenhas - Copo Vazio

macedotha 10/02/2024

Não me apeguei tanto à personagem principal como gostaria, apesar de ter me identificado em diversas situações com Mirela. A forma de escrita de Natália é realmente um diferencial, faz desse livro uma leitura leve, mas poética ao mesmo tempo, narrando diversas situações num mesmo parágrafo. Acho que de alguma forma esperava um pouco mais, mas valeu a leitura mesmo assim.

Beea 10/02/2024

Um livro sobre responsabilidade afetiva e também sobre dependência emocional. Essa leitura foi interessante, apesar de não muito marcante, não consegui me conectar com a personagem principal, mas e muito bem escrito

Tassi 10/02/2024

Ok
é uma história bem fluída, eu demorei pra terminar pois passei por um termino e o assunto me deixava incomodada. A história é curta e dinâmica, ainda não entendi o porquê desse livro, talvez seja apenas para entendermos que é necessário passar por situações assim , ou um desabafo, as vezes só precisamos vivenciar momentos ruins assim e passar por isso. Achei um pouco confusa a disposição dos capítulos, parecia que mesmo no presente não era o agora. Espero que Mirela tenha ficado bem e superado!

Carol1349 09/02/2024

Um romance que não me atraiu. Achei tudo monótono e superficial, ao menos a leitura foi fácil e rápida.

Ana Roque 09/02/2024

"Copo Vazio" de Natalia Timerman
Vocês já levaram um ghost de uma pessoa que consideravam muito importante? Já tiveram alguém que estava lá e do nada decidiu tirar você dos planos que antes pareciam tão certos? Acho que eu nunca li um livro que descreve tão bem esse sentimento de abandono.

"Acho que o grande legado do Pedro na minha vida, no fim das contas, foi me dar de presente a certeza de que qualquer pessoa pode ir embora a qualquer momento"

A história explora uma narrativa que já conhecemos, a da mulher abandonada, mas de uma maneira que conversa com o contemporâneo, situando a narrativa nos desafios da vida nas grandes cidades e nas complexidades das relações amplificadas pelas redes sociais. A nossa protagonista, Mirela, uma mulher inteligente e bem-sucedida, encontra-se envolvida em afetos perturbadores ao se apaixonar por Pedro de maneira avassaladora, e uma relação de meses parece ter mais impacto na sua vida do que relações de anos. O livro mergulha sem constrangimentos na vulnerabilidade de Mirela, essa foi uma das melhores partes, destacando elementos tanto ancestrais quanto contemporâneos, como a solidão nas metrópoles e as dinâmicas das redes sociais. A trama parece questionar a atualidade da ideia de abandono, enquanto examina a busca por identidade e significado após uma obsessão amorosa.
Não sou muito de audiobooks, mas foi uma ótima experiência, recomendo demais!

"Já passou o que é possível passar, porque tem coisas, entendi ao longo do tempo, que não passam nunca. Os restos. O amor envernizado pelo nunca"

mj4 09/02/2024

Você vem? Ou será que é tarde demais?
Depois de tantos "amanhã termino", o amanhã finalmente chegou, apesar de uma obra curta, minha leitura foi lenta consequência de dias cheios de afazeres. Esse livro me agradou muito, em alguns momentos me lembrou "A hora da estrela" de Clarice Lispector, em alguns me levou a melodia de Lô Borges em o Clube da Esquina, e me trouxe a memória de Janis Joplin, quem carrego no nome, foi muito especial, uma leitura gostosa e com um tema que nunca antes vi no contexto da atualidade e redes sociais, esse abandono acontece mais evidenciado pela facilidade de sumir online, e é, como sempre foi, muito triste.

Campa0 09/02/2024

Tema interessante, protagonista chataaaa
O livro é sobre falta de responsabilidade afetiva e ghosting. Pedro foi muito escroto, não tenho dúvidas. Acho que a autora soube descrever bem a dor do abandono de quem a gente gosta, mas a Mirela foi muito emocionada, já que um relacionamento de 3 meses, é um tempo muito curto pra sofrer por uma vida toda. Mirela é carente e dependente emocional, sem autoestima... é aquela personagem que quando a gente convive na vida real, é insuportável! Ter que ouvir toda vez do mesmo assunto, é aquela pessoa que não supera e não toca a vida e tá sempre se vitimizando. O livro acabou cansativo por conta disso. Mas trouxe uma boa dose de realidade de muita gente emocionada e tóxica.

liviw 09/02/2024

{parece poesia}
|meu primeiro audiobook, li para a MLV do gf. foi uma experiência muito legal, peguei um mês grátis no audible ent com ctz vou escutar outros. a leitura é extremamente fluída, para me concentrar mais eu fui lendo ele no kindle junto com o áudio, na verdade nem li pois nem precisei. é fácil demais só ir escutando eu achei incrivel, ainda mais para dias q estou com "preguiça" de ler ou algo do tipo, ajudou bastante!!! quando eu vi já faltava apenas meia hora para acabar.

acharia legal ter um aprofundamento maior na relação deles, pra assim a empatia por ela ser maior. acho que o livro me tocou mesmo pq n tô bem da cabeça, mas é ok! 22% do livro e eu chorando já. era bem visível o impacto do pedro e ela conseguiu nos transmitir isso. o sentimento é literalmente um copo vazio.

a narrativa da própria natalia (que é a autora) é impecável! curti dms. gostei mais da forma poética em que esse livro é escrito do que a história em si...

esperava mais, porém foi um livro q marquei bastante e me identifiquei com certas frases.

eduarda 09/02/2024

Ghostlighting
Não é o meu tipo de livro, talvez alguém que ame romance possa gostar e muito. Linha do tempo é interessante, a vida escrita de uma pessoa que sofreu ghostlighting

Dayanne Porto 08/02/2024

Angustiante, bem escrito, mas um pouco maçante.
Copo Vazio fala sobre abandono, irresponsabilidade afetiva e as consequências que essas coisas deixam na vida de quem fica pra trás, de quem não entende os porquês.

A narrativa geral é muito boa, as palavras escolhidas funcionam muito bem, mas às vezes fica um pouco maçante. Acho que talvez seja intencional, porque o sofrimento da personagem é repetitivo, é incansável mesmo, então a narração deve mostrar isso. Ainda assim, dá uma vontade que aconteça ALGO que faça sair só da narrativa do sofrimento.

Eu definitivamente NÃO indico esse livro a quem acabou de passar por um término ou tem trauma com ghosting/abandono. É extremamente angustiante e qualquer pessoa que já passou por algo parecido vai sentir isso. Quem passou por isso recentemente não deveria ler.

Foi meu primeiro livro 100% lido através de audiobook e foi bem legal descobrir que quem narrou foi a própria autora.

Bruna.Delgado 05/02/2024

#RESENHA44 - COPO VAZIO
O livro é puro gatilho para quem ainda está superando um término e principalmente para quem já sofreu com ghosting (quando a pessoa simplesmente some sem dar nenhuma satisfação)

No livro acompanhamos a história de Mirela, intercalando vários momentos entre passado e presente para que possamos encaixar todas as peças da história.

Mirela é uma mulher inteligente e bem sucedida que acaba se apaixonando por Pedro e, depois de um tempo de relacionamento ele apenas some da vida de Mirela sem mais nem menos.

Começamos a acompanhar toda a história quando ela encontra Pedro no mercado perto de casa 10 anos depois que ele sumiu.

Em muitos momentos achei o tempo dramático demais mas também em muitas vezes eu sentia a dor e o sofrimento daquele rompimento que Mirela passou. O livro é focado principalmente na irresponsabilidade afetiva e na dependência emocional, e também na dificuldade e no processo de voltar a nos encontrar depois de um rompimento (independente de sua magnitude).

O livro é curto o que facilita bastante pois em alguns momentos achei a história arrastada e maçante, mas no final eu gostei da proposta e de como a história da Mirela e do Pedro ficaram nos meus pensamentos durante dias!

Se você pode sofrer com qualquer dos gatilhos de abandono ou termino de relacionamento não recomendo ler enquanto não estiver com a cabeça no lugar. Vai ser um soco no estômago que vai te jogar mais para baixo #dicadeamiga

Mas se é alguém que goste de livros importantes e dramáticos é uma ótima pedida!

Lislayne.Bispo 05/02/2024

Nós mulheres as vezes copo vazio
Uma leitura muito intensa que retrata sobre o abandono, a perda o vazio. A ausência da responsabilidade efetiva e a necessidade de buscar por aquilo que se foi mesmo sem ser sua culpa. A necessidade da resposta é da justificativa, do pensamento do porque? Porque comigo? Da paixão a obsessão do reencontro.
Incrível, lindo livro. Maravilhosamente escrito!

Bia Franzoi 04/02/2024

Esperava mais
A leitura é rápida, e gostei do esquema de apresentar acontecimentos passados e presentes em paralelo.

Porém, a história acaba cansando um pouco e eu esperava ter alguma explicação para o sumiço do Pedro. Tudo bem, nem sempre os sumiços têm explicação.

Mas, pelo menos, esperava que, no final, acontecesse algo que justificasse a história ser contada ou, pelo menos, desse algum tipo de desfecho. Não leria novamente.