Eu Tenho Um Nome

Eu Tenho Um Nome Chanel Miller

Resenhas - Eu tenho um nome

Bela 11/09/2024

Leitura obrigatória para homens
Todo homem deveria ler esse livro pra entender um pouco o processo, os sentimentos e as sequelas que ficam depois de um abuso. Por vezes foi muito difícil continuar a leitura, mas importante.

Barb @soueubarb 22/07/2024

Angustiante e indispensável
Como mulher, a leitura desse título foi muito impactante. Difícil não se pôr no lugar da Chanel, não chorar, não ficar tensa, perdida e apavorada com a história dela. É triste demais, ao passo que mostra o quão extraordinária ela é.

Wania Cris 05/07/2024

Todos contra uma...
Lembro de quando os fatos se deram, quando a vítima leu a carta ao agressor e se tornou mundialmente "conhecida" e de toda discussão que se levantou sobre o assunto, mas, só agora consumi o conteúdo do livro graças à Audible. E que leitura pesada...

São tantos absurdos que o estupro em si acaba sendo a coisa menos dolorosa. Todas as dúvidas levantadas sobre a vítima, toda a condescedência tida com o autor, por seu futuro brilhante em risco, pela perpetuação da cultura do estupro até por parte do juiz do caso. Tudo tão sórdido, tão absurdo.Em várias passagens vi todos contra a parte mais frágil da equação: a vítima.

Algumas resenhas dizem que o livro é arrastado e, de fato, algumas passagens são mais lentas, mas, considero como um respiro entre as partes mais dolorosas.

A edição da Audible foi traduzida por Carolina Selvatici e narrada por Luiza Tiso e recomendo a leitura para todos que acham que é fácil denunciar homens.

Keila.Alves 29/06/2024

Um livro doloroso mas extremamente necessário. Enxerguei tantas histórias na história de Channel, tantas mulheres desacreditadas, difamadas, tendo suas vidas reviradas para justificar o injustificável. Não sei se algum dia, nós mulheres receberemos o respeito e a dignidade que merecemos. Mas enquanto isso precisamos dar voz as Channel e não desacredita-las.

Livinha 19/06/2024

Que livro angustiante e real. A verdade nua e crua sobre a mulher estuprada. A vida da mulher pós violência se transforma em uma corrida contra ela mesma e contra toda a sociedade que tira sua identidade e a coloca apenas como ?a mulher estuprada?. Não é nenhum spoiler, já que aparece na primeira página que a personagem principal foi estuprada. Aqui, a autora fala sobre o poder da mídia em ajudar - mas também atrapalhar - a mulher violentada. O momento onde se conversa sobre o futuro do ?homem perfeito? (já que o agressor em questão era um nadador com futuro olímpico), mas não se conversa sobre o futuro aprisionado da vítima. A vítima exagerada, mentirosa e que quis fazer sexo. Mas sabe o pior de tudo isso? Esse livro não é ficção. A autora realmente foi a personagem que sofreu, mas na época se colocava como um nome ficcional - e o título faz o livro se tornar ainda mais genial, pois fora o momento que Chanel decidiu expor sua verdadeira face. É um livro que grita - daqueles gritos horripilantes, que você se encolhe. É essa a sensação. O estupro em sua forma mais horrível - ou seja, em sua forma mais real. Livro simplesmente perfeito.

julia 18/06/2024

Brasil, 2024.
Ler esse livro é difícil em qualquer situação, mas lê-lo no momento em que o debate atual no Brasil é se deve ser aprovada ou não uma lei que condena uma mulher que realizou um ab0rt0 a passar mais tempo na cadeia do que um estuprador é diferente.
o que a Chanel Miller traz aqui é o que vemos no nosso dia a dia, em casos de violência sexual quem é a verdadeira pessoa sendo julgada? não é difícil descobrir, abra os comentários do Instagram, veja postagens no Twitter, procure julgamentos entre as notícias, converse na rua sobre o tema com as pessoas. a vítima, a vítima, a vítima. sempre ela. duvidam dela, julgam ela, criticam ela, xingam ela, criam narrativas falsas sobre ela. uma mudança de foco. um apagamento de quem deveria ser o foco. são tantos casos e tantas injustiças.
ela mostra como o impacto de uma violência vai além do momento em que acontece, 1, 2, 3 anos, não importa, a marca fica pelo resto da vida. quando vemos uma notícia é algo momentâneo, nos gera revolta, tristeza, mas passa, pra vítima esses sentimentos duram a vida inteira. tudo que eu conseguia pensar lendo era: não sei se eu aguentaria passar por tudo isso, ter essas marcas no meu corpo, o pensamento constante. à Chanel e todas as mulheres que também tem um nome, eu as admiro muito, vocês são fortes demais.
o sentimento que fica é a insegurança, o medo, desânimo, mas também a vontade de continuar a luta por todas as mulheres, mesmo parecendo que nunca vai acabar. deixem nossos corpos em paz. parem de nos violar.

Janine 12/05/2024

"Eu tenho um nome" é um livro doloroso e pesado. Nele, a autora relata o caso de violência sexual que sofreu e as consequências decorrentes deste episódio durante alguns anos em sua vida. Apesar do trauma e de todo sofrimento, a autora tenta através de seu relato transformar a dor numa busca por justiça às vítimas de agressão sexual. Devido ao tema e diante dos gatilhos presentes, este livro pode não ser indicado para todos. No entanto, apesar de ser uma leitura difícil, é extremamente necessária.

costa171 22/04/2024

É um livro absurdamente forte, visceral, com tanto detalhes sobre a mudança de personalidade da vítima, sobre como o abuso destrói, corrói e faz com que toda leveza, inocência simplesmente se vá.

Érika 15/04/2024

Um livro necessário e reflexivo
Chanel é resiliente, forte e corajosa. Um exemplo não só de mulher mas de ser humano, após tudo o que passou em sua vida. Leitura válida demais!

Mips 14/04/2024

Um livro que você precisa ler
É um livro que não é para ser lido rápido, cada páginas precisa ser digerida. Chanel se torna uma amiga com a qual você sofre em cada página, que você torce por sua reconstrução e se indigna com cada violência que ela sofre.

Porque não é "só" o estupro, e sim toda a violência que vem depois disso. A invalidação. Os ataques. A luta que ela precisa travar.

Admiro profundamente Chanel e sua força, a sua coragem, e espero que ela esteja bem apesar de suas cicatrizes.

Yasminy 24/03/2024

Fala sobre assédio sexual
Um livro difícil de ler, cada página é mais dolorosa do que a outra. Não é uma leitura para ser feita rápida, ela deve ser digerida a cada parágrafo.

vixcs 03/03/2024

Eu não consigo descrever com palavras esse livro, apenas sentir. Muitas partes foram difíceis de ler, davam um nó na garganta, uma vontade de entrar na história e fazer algo também…. Absolutamente qualquer ser humano deveria ler isso, apenas! (Só tirei uma estrela pq a escrita não me agradou muito, mas foi algo totalmente pessoal).

EuMichelleF 01/03/2024

Sem palavras?
Esse livro traduziu tantos sentimentos de ser mulher - tendo sido abusada ou não - e o medo constante que vivemos. E a forma como o sistema luta para desacreditar, desvalidar, diminuir e desvalorizar a vítima é extremamente triste e assustador.
A Chanel me levou em lugares profundos com a sua escrita e saber que o seu relato e a sua força deram força a outras mulheres, é a parte bonita disso tudo.
Não é um livro feliz, e sei que o mundo não mudou (vide caso Daniel Alves), mas esse livro também traz um pouquinho de esperança.
É muito difícil ser mulher, esse livro mostrou isso num cenário mais extremo (ainda que nada incomum). Leitura super necessária.

?O juiz tinha dado a Brock algo que nunca oferecera a mim: empatia. Minha dor nunca seria mais valiosa do que o potencial dele.?

leh.dias2 14/02/2024

É um relato que todos deveriam ler, é o sentimento da vítima, é forte e pesado. Fiquei por horas pensando se eu poderia fazer algum comentário negativo, mas isso não afasta a escrita arrastada, repetitiva ( até entendo o pq de ser assim, a vítima vive de forma cíclica ) mas? me peguei pulando páginas e páginas? e sinto não ter perdido muita coisa.