Eu tenho um nome

Eu tenho um nome Chanel Miller

Resenhas - Eu tenho um nome

Carla 22/08/2023

Um livro necessário
Demorei para ler este livro porque é muito pesado, mas muito necessário. Em diversas partes, eu chorei com ela, fiquei com raiva de tudo o que fizeram com ela e que fazem com todas as mulheres. Tantas partes me tocaram que é impossível resumir tudo; grifei quase todo o livro. Lendo este livro, levei vários socos no estômago. É muito difícil ser mulher; somos desacreditadas o tempo todo. Sempre querem arranjar uma desculpa para ouvir e não compreender nosso lado. Ademais, é uma biografia sobre a dor de uma mulher. Não acredito que tenha como tirar estrelas do relato de uma pessoa; é a vida dela e a dor dela. Este livro me marcou para sempre e com certeza falarei dele por muito mais tempo. LEIAM!
"Cada centímetro ali estava repleto de suéteres e calças de moletom, empilhados uns sobre os outros, esperando novos donos. Para quem são?, me perguntei.
Quantas de nós tínhamos entrado e ganhado roupas novas com uma pasta cheia de folhetos? Todo um sistema tinha sido criado porque sabiam que haveria inúmeras outras como eu"
"O juiz tinha dado a Brock algo que nunca oferecera a mim: empatia. Minha dor nunca seria mais valiosa do que o potencial dele."

Nayara 12/08/2023

A leitura da história contada por Chanel Miller foi uma das experiências mais emocionantes, dolorosas e necessárias que já li até hoje. Conhecer esse relato me trouxe uma variação e oscilação de sentimentos que não conseguiria em poucas palavras explicar nesta resenha, é uma história de abuso, luta, superação, perseverança, mas o principal pilar dessa obra é o renascimento de uma mulher.

Este livro aborda estupro, o sentimento constante de culpa e incapacidade de ser dona do próprio corpo de uma mulher. Foi um livro que eu recomendo ler em partes, uma por ter muitas explicações e detalhes, e outra pelo tema.

Irei colocar uma citação do livro aqui, que foi a que mais me pegou, que mostra que acima de tudo, nós somos seres humanos.... Seres humanos que não merecem sofrimento, que merecem ser tratados como igual, ser amados e respeitados.

"Porque você se dispôs a continuar namorando comigo, com tudo aquilo acontecendo? Ele disse: por causa de você. Eu retruquei: mas e o estupro, as bebedeiras, tudo isso? Ele respondeu: É, mas e você?"

Lucas foi um parceiro e tanto de Chanel, me arrepiou tantas vezes de imaginar o quanto ela sofreu pela situação que passou. Quando saiu o resultado final me deu uma raiva tão grande. Como o mundo é cruel.

Mariimagno 30/07/2023

Importante, porém a leitura é lenta
Entendi a importância do livro.
Entendi o relato da vítima e entendi a dimensão que o abuso corrói o a narrativa e a vida da autora.
Entendi tudo que gira em torno das denúncias a ela faz com esse livro.
A violências, o assédio, a sociedade, o machismo, o julgamento injusto com mulheres - que estão sempre erradas independente do façam e como façam - se um homem erra ele tem a chance da inocência, ele tem a chance de redimir, ele tem a chance de recomeçar.
Ele tem muita chance de nunca responder por seus atos e seus erros.
Sei disso, sabemos disso enquanto mulheres. Vivemos isso todo dia.
A justiça é falha, a justiça é cruel. A justiça é um martelo na mão de um homem, até quando sua figura é uma mulher.
É bizarro pensar que para sofrer um abuso/ um estupro, basta sair de casa, basta beber um pouco mais, basta encontrar a pessoa errada, basta ser adolescente, basta ser criança, basta confiar em um homem, basta existir, BASTA nascer mulher.
É um número real, pesado e triste.

Obs: tem um momento em que ela fala que a sensação de liberdade - de poder nadar nua - lhe foi tirada e a única coisa que eu pensei foi: você tinha essa sensação? Pq desde que me entendo por ?mulher? eu não posso viver isso mais. Me lembro tanto de como isso me foi cortado. Eu tinha 8 anos e quase tomar banho no chuveirão do quintal com meu irmão, como sempre fazíamos. Mas de repente fiquei velha demais para brincar no chuveiro do lado de fora. Meu corpo - infantil - já era uma preocupação a mais, já podia despertar algo em alguém - em um homem.
Eu não sabia disso na época. Mas nunca mais senti o prazer de poder circular com o meu corpo descoberto ou pouco coberto sem preocupação, em nenhum momento. E não foi preciso um estupro/um abuso para me tirar isso, foi apenas a violência sendo um experiência no meu corpo enquanto feminino.
Controlado, podado, limitado, censurado, guardado? e também violado.

O livro é repetitivo, enfadonho, até chato.
É real, é pesado, é uma sobrevivência.
Mas não posso mentir e dizer que é uma leitura que faria de novo ou que indicaria.
Poderia ser melhor e sei que é bizarro falar isso quando o tema é algo verdadeiro.
Mas a narrativa deixou a desejar.

Aly 18/07/2023

Um exemplo de força imensa, com esse livro conseguimos acompanhar o que Chanel viveu em seus piores momentos e o quanto precisou batalhar para conseguir o mínimo de paz e justiça para ela e para todas as garotas que já sofreram e infelizmente ainda vão sofrer, pq ainda vivemos em um tempo em que a cultura do acobertamento do homem é mais importante do que a liberdade de escolha as mulheres.

Leiam se tiverem estômago, não é um livro fácil por conta de tanto sofrimento...

gabimello4 17/07/2023

Poderoso
Eu gostei bastante desse livro. A história é difícil e pode dar gatilho em muitas mulheres, mas a autora foi muito boa com as palavras.

Jessica Moraes 16/07/2023

Forte;
é angustiante algumas partes que ela descreve como está depois do que acontece, depois de ler esse livro relembro várias ocasiões que já presenciei e cara.. que horror!
você é levado a percorrer o caminho da justiça, que muitas vezes não é justo para ninguém e o resultado nem sempre te alivia ou cura;

Sabrina758 13/07/2023

Cada vez que leio um livro de memórias ou autobiografias, penso no quão difícil é resenhar. Impossível avaliar a vida do outro, a dor do outro, só posso falar do que me atravessou e, nesse caso, foi profundo. Apesar disso, me faltam palavras para falar sobre Eu Tenho Um Nome. O que mais está presente na minha mente quando penso nesse livro é: a justiça falhou com a Chanel. E continua falhando com tantas outras, que poderiam ser nós.

Mas tenho muito a agradecer a Chanel - como leitora, como quase psicóloga e como mulher - porque ela nos ensina muito, no decorrer do livro, de que forma podemos ajudar e tratar uma pessoa que passou pelo que ela passou. Mais importante ainda: uma vítima não se resume a isso. Ela é uma pessoa, que tem uma história, que tem sonhos, aspirações e marcas, coisas que fazem dela quem ela é. E muito disso foi retirado dela, trucidado pelo julgamento, pela mídia, pelos comentários maldosos na internet.

Chanel se perdeu e precisou se encontrar repetidas vezes. Redescobrir prazeres, felicidade, a delicadeza de um toque consentido, esperado e ansiado, a voltar a viver. E ela nos escancara a solidão e o abandono de passar por um julgamento. A revitimização. O quanto custa caro decidir denunciar - financeiramente, emocionalmente e psicologicamente - e o quão pouco a gente fala sobre isso. A vida de quase todos os envolvidos segue em frente, mas a vítima precisa estar sempre pronta para largar tudo onde estiver e ir para o tribunal. Quanto mais tempo o caso se estender, é mais tempo revivendo o trauma.

Com a felicidade e a vida retomada, ainda que sempre exista algo quebrado ali dentro, me diz de uma força descomunal e que me inspira. A justiça falhou, mas a Chanel foi ouvida, acolhida e se tornou o pilar de uma comunidade no mundo todo, onde tantas mulheres tiveram com quem compartilhar suas próprias histórias, dores e curas. Ela teve uma rede de apoio que foi muito significativa e, gostaria eu que todas as pessoas passando por algo difícil tivessem alguém com quem contar, como ela teve. Que a gente nunca deixe de lutar e de ser porto seguro uma para as outras.

Isadora Silva 04/07/2023

Todo mundo deveria ler
Não exatamente o tipo de livro para emitir opiniões. É um relato, uma não-ficção que tem muita potência, deveríamos falar mais sobre o tema. É triste o que ocorreu com Chanel, mas sou grata que ela tenha encontrado a escrita para falar sobre isso.

Esse livro é sobre Chanel mostrando ao mundo que a violência nunca termina depois do ato, que o sistema continua atacando as vítimas como se a culpa fosse delas e os homens fossem naturalmente incontroláveis.

Em meio a um processo lento e não linear, Chanel foi encontrando sua voz, esse livro é resultado desse resgate. A escrita e a história dela tocam em lugares muito pessoais de todas nós. Chanel resgata a própria voz, o próprio nome e o próprio corpo em memórias de uma vida, nos detalhes que a fizeram compreender que a culpa nunca é da vítima e que há algo de muito errado em como esses casos são julgados.

É uma leitura repleta de gatilhos, para ser lida com cuidado e permanece em quem lê por muito tempo.

Paloma 30/06/2023

Sensacional!
"Com que rapidez as vítimas devem começar a lutar, a converter sentimentos em lógica, se familiarizar com o sistema jurídico, a intrusão de estranhos, o julgamento implacável?"

Um dos livros que eu mais demorei pra ler por ter uma história tão cruel, indigesta e pesada que eu já li na vida! Tão poderoso, intenso, comovente e bem escrito. Desconfortável e difícil de ler, mas necessário. Por vezes achei que iria vomitar, me gerou muito mal estar físico. E não somente pelo crime em si, mas também por a toda injustiça que sucedeu, toda uma série de falhas sociais e políticas.. Foi cruel! Um livro corajoso e importante. Chanel tem minha eterna admiração.

Carla.Zuqueti 16/06/2023

Luta contra o abuso
?Eu não sabia que dinheiro tem o poder de abrir portas na cadeia. Não sabia que, se uma mulher estivesse bebada quando fosse violentada, ela não seria levada a sério. Não sabia que , se ele estivesse bebado qusndo cometesse um ato de violência, as pessoas teriam pena dele. Não sabia que minha perda de memória se tornaria uma oportunidade para ele. Não sabia que ser vítima era sinônimo de ser desacreditada.?

História real:

Chanel era recém formada, tinha um namorado e um emprego, quando resolve acompanhar a irmã Tiffany e sua amiga Júlia em uma festa da fraternidade na universidade Stanford.

Chanel bebeu mais que deveria e foi abusada por um estudante durante um apagão. Era penetrada pelos dedos de Broke Tunner, quando o ato foi interrompido por dois turistas suecos que, ao ver que estava inconsciente, empurraram e bateram no aluno, que fugiu.

Essa é logo a apresentação do livro, mas não é a parte principal. A partir daí, Chanel entra em uma longa batalha judicial contra Tunner e relata tudo que sentiu, como sua vida, de sua família e namorado foram afetadas e como foi encarar o difícil julgamento, onde muitas vezes parecia que a julgada era a vítima.

Porque o abusador era um garoto. Era um nadador promissor. Seria um cirurgião. Por que estragar o futuro de um garoto loiro, rico e promissor? Porque hoje, ele era um abusador. E porque abusadores não passarão.

O livro é um pouco cansativo, Chanel é bem repetitiva e muitas vezes ingenuamente boba.

Mas o ponto principal que gostaria de ressaltar é: como as mulheres são julgadas e julgadas e julgadas. Como muitas vezes seu corpo não é nada. Como o simples fato de estar bebendo em uma festa ou usar roupas justas parece já permitir que um homem se aproprie do seu corpo e tenha comportamento deplorável com você.

Eu já fugi de amigos bebados. E já fugi de amigos sóbrios. Já ouvi ?ou da ou desce?. E desci. Já sentei a mão em macho idiota. Você sempre precisa estar atenta. E colocando limites. E dizendo não. E se defendendo. E isso é cansativo.

E quando uma garota descuida e bebe demais, e o abuso acontece, ainda precisa ouvir que o motivo foi a bebida. Foi ela ter apagado. Como se o fato dela beber já lhe permite ser abusada. Como se estar numa festa, num bar, já indica que você está permitindo o abuso.

A luta contra o abuso é de todas e não apenas de quem foi abusada. Mesmo porque, muitas garotas abusadas não relatam, porque a vida da mulher abusada muda pra sempre. Porque é difícil reunir provas. Porque o mundo é machista e sempre há o questionamento se a mulher realmente não queria aquilo.

E a única forma de previnir o abuso, é formar homens conscientes que não é não. E que se a mulher estiver bebada e não conseguir responder, também é não.
E quando acontece, precisa haver punição. De forma que não se repita. A luta contra o abuso, precisa ser hoje.

Mari 13/06/2023

É uma bibliografia da Chanel, é uma angústia o que ela passou e como o sistema jurídico é falho com as vítimas de abuso, a gente lê querendo justiça e que ela tenha paz.

Gabriela2201 26/05/2023

Eu tenho nome

?????
Me fez refletir,  um dos melhores livros de 2023 que eu vou levar para vida

Ianara 26/05/2023

Chanel ??
Não sei se consigo descrever bem o suficiente meus sentimentos durante essa leitura...Demorei meses para terminá-la, pois esse tema me afeta demais. Eu sentia tanto nojo, raiva e indignação que acabei até escrevendo xingamentos em algumas partes do livro.
A Chanel é mulher incrível que transformou a sua dor em atitutes para ajudar outras vitimas.Toda minha admiração e amor para ela. ??

gabriele 22/05/2023

?A história acontece quando encontramos pessoas que passaram pelo que estamos passando. Que não apenas estiveram lá, mas sobreviveram àquilo. Que não só sobreviveram, mas mudaram as condições existentes. Cujos esforços as informaram. A história mostra o que as pessoas enfrentaram antes de nós. (?) A história mostra que, mesmo quando somos minoria, mesmo quando ninguém acredita em nós, não significa que estamos erradas. Na verdade, significa que a sociedade está demorando a nos alcançar. E, se essas minorias não cedem, não desistem de suas verdades, o mundo muda sob seus pés?