Manual Gay para Sobreviver a uma História de Terror

Resenhas - Manual Gay para Sobreviver a uma História de Terror

Fábbio (@omeninoquele) 16/11/2023

Amei!
#OMeninoResenhando

"Antes dessa viagem, nenhum deles parou para pensar que uma amizade de verdade também inclui encarar os lados sombrios, as imperfeições, as depressões… literais e metafóricas."

Um grupo de amigos resolve furar a pandemia e organizam uma festinha num sítio afastado da cidade, para se distraírem do que o isolamento social os trouxe, os momentos de incerteza e o medo de não haver mais futuro. E assim, os nove vão para esse lugar, que a princípio seria só um encontro deles, mas a partir daí descobrem que alguns dos outros haviam convidado mais pessoas.

E no meio dessa festinha inconsequente, a gente se depara com um assassino mascarado ceifando a vida de cada um deles, e em uma narração em terceira pessoa, a gente vê um tópico, tipo uma lista, onde o protagonista desconhecido, mas gay, nos mostra porque ele é o único que vai sobreviver, contrariando o resultado comum nesses filmes de assassinato onde a garota boazinha é a que escapa.

Os nove tem reflexos claros do que a pandemia causou em suas vidas e enquanto tentam lidar com seus problemas pessoais, a gente vê o quão sádico nosso assassino é, não tendo um pingo de misericórdia em matá-los. Enquanto vamos conhecendo um pouco mais desses nove personagens, a gente tem a certeza de que o assassino está ali, mas qual deles é? Essa é uma surpresa que o autor soube muito bem esconder, mas que eu decifrei de cara, mas nem por isso deixou de me surpreender com o final muito bem bolado.

Primeira obra que eu leio do autor, e a experiência foi muito boa. Sua escrita é leve e objetiva, e o assunto que trouxe para sua narrativa casou muito com o enredo de terror, já que todos nós meio que nos sentimos assim quando tudo pareceu perder o rumo durante aqueles dois anos de incerteza e medo.

Termino recomendando muito essa história se gosta de narrativas de horror, rápidas e que façam ponte de algum modo com nossa realidade. E espero muito em breve ter mais experiências de leituras de obras do autor.

#ManualGayParaSobreviverAUmaHistoriaDeTerror #RafaelFariasTeixeira #EuleioLGBTQIA #LeiaComOrgulho #Terror

site: https://www.instagram.com/p/CzZcKtFvzoA/

Natália 14/10/2023

Até que gostei da leitura!! Me surpreendi com o assassino e adorei a escrita, com capítulos curtos que fizeram a leitura ser bem rápida. Foi super válida as críticas feitas por conta da pandemia. Só não gostei do epílogo, pq achei meio nada a ver kkkk, mas recomendo a leitura!

Joana 13/10/2023

Um conto para o Halloween
Gostei que se passa em ambiente brasileiro durante a pandemia, mas o conto é muito curto para a quantidade de personagens. Não foi suficiente para desenvolver os personagens, sendo assim, o leitor não consegue criar conexão com nenhum deles. Teve algumas frases interessantes para refletir, mas de modo geral foi bem razoável.

nana 29/12/2022

maneirinho
Acho que se eu tivesse lido durante a pandemia teria gostado mais. Conto bem curtinho e fácil de ler, o plot twist foi bem maneirinho. Gays heróis e gays psicopatas servindo tudo.

Iris 28/10/2022

Um Slasher de respeito
O que uma festinha em meio a pandemia pode gerar? Apenas desespero e várias mortes violentas.

Seguimos um grupo de amigos que resolveram organizar uma festinha em um sítio no pico da pandemia, todos cansados de ficar trancados em casa, resolvem que devem se encontrar e organizar algo para deixar todos felizes, o que a maioria não espera é que a festa tomasse um tamanho desproporcional na quantidade de convidados e principalmente na presença de um assassino que persegue o grupo principal.

Mesmo sendo um conto, conseguimos conhecer bastante dos personagens, entendemos os dilemas de cada um deles com a pandemia e como estão, ou melhor, não estão lidando com a nova forma de viver. Vamos descobrindo que a amizade pode não ser tão bonita, e nem tão próxima, por serem amigos somente para as horas boas, isso pode causar acontecimentos inesperados.

O conto é delicioso de ler, te transporta incrivelmente para um filme salsher (aqueles, tipo Pânico e Sexta-feira 13), você se pega sedento por qual será a próxima morte e, tem uma revelação surpreendente sobre quem é o assassino. Outra coisa que o livro traz é a reflexão sobre os papéis na sociedade, sobre as coisas que queremos esconder e sobre como podemos ser apenas uma peça no tabuleiro, além da reflexão atrelada aos filmes de terror.

Leiam e aproveitem, pois o assassino pode estar bem atrás de você!

site: https://literarioespelho.blogspot.com/2022/10/manual-gay-para-sobreviver-uma-historia.html

cleiona 15/07/2022

o plot de milhões eu já tava achando q a história ia terminar de um jeito e vai la e terminar de outro amei e gostei muito da escrita

iammoremylrds 15/05/2022

gostei bastante do conto, principalmente da ambientação, sem falar das referências a diversas obras de terror além de críticas bem ácidas e muito acertadas

Naju 01/11/2021

Gay não tem sossego!
Eu achei incrível, queria muito ter lido esse livro antes e ter mandado para geral que aglomerava nos finais de semana, só de alerta e um "se liga ein ?".
Consegui enxergar os personagens como pessoas que já passaram na minha vida e isso deixou cada indignação ainda maior. As críticas são perfeitas, tanto sobre a irresponsabilidade na pandemia, e sobre os esteriótipos e angústias que pessoas LGBTQIAP+ sofrem constantemente, principalmente as mini agressões diárias que são escondidas por "piadas".
Caí igual patinha no plot twist e apesar de ver pessoas reclamando do final gay, eu confesso que ri bastante e achei uma boa puxada para um próximo livro.
A leitura foi muito divertida, mas fiquei com medo e chocada nas partes sangrentas, bem fluída e um livro para ler em uma sentada.

Grailson 12/07/2021

Uma leitura rápida e muito surpreendente, de cara me chamou a atenção por ser uma história de terror, ambientada na pandemia do covid-19 e com um protagonista gay.
Com muitas referências aos filmes de terror, é uma história dinâmica e surpreendente. Gostei da leitura, pois foge muito do que eu costumo ler, me tirou da zona de conforto e com certeza, foi interessante.
As críticas feitas no decorrer do conto sobre toda irresponsabilidade em meio a pandemia, foram muito perspicazes e necessárias, uma leitura rápida, porém com grande impacto.

Jen 08/06/2021

AMEI!
Estava em uma terça-feira a tarde que mais parecia domingo, doida para ler algo que me tirasse do tédio e, revirando os ebooks no meu kindle, resolvi ler essa maravilha. Que ótima surpresa! Eu amei a temática, as referências, a construção dos personagens e a reviravolta final. Já quero a sequência!

gunsformonkeys 04/04/2021

foi minha primeira leitura se passando realmente na pandemia e eu tava um pouco receosa pra não me dar gatilho, mas na verdade a leitura foi muito boa. a escrita é rápida e dinâmica e apesar de já ter imaginado quem era o assassino eu gostei bastante do final, quero ler mais coisas do mesmo autor. li o epílogo batendo na madeira.

Léo 19/02/2021

Um terror atual
O livro baseado nos tempos atuais de pandemia tem uma narrativa interessante, com um final bem inesperado em certa medida. Um bom livro rápido de passatempo.

fev 02/02/2021

Esse conto já me chamou a atenção por causa do cenário em que ele se passa: a pandemia. E também por ter personagens gays. Fui atrás, li e curti a escrita e achei o final engraçado apesar do exagero. Principalmente no epílogo. Acho que faz parte por causa do gênero.

Eu descobri logo no começo quem estava por trás de tudo porque o comportamento deixa tudo claro. Mas isso não tira o entretenimento da leitura. Além disso também gostei das reflexões sobre a vivência gay em comparação com o enredo e os personagens em filmes de terror.

@lucassntn 26/01/2021

Divertido
Leitura rápida e super divertida. Um terror slasher ambientado na pandemia, cheio de referências inteligentes e muito bem desenvolvido. Não tinha como ser ruim.