A Bíblia e a prática homossexual

A Bíblia e a prática homossexual ROBERT A. J. GAGNON

Resenhas - A Bíblia e a prática homossexual

Borges49 16/03/2023

Além das expectativas
Gagnon apresenta uma profundidade impressionante no que diz respeito à pesquisa, não apenas de elementos bíblicos, mas também de literatura antiga que trata do assunto, nos contextualizando, não apenas com expressões bíblicas acerca do tema, mas também com o pensamento e práticas de toda a sociedade antiga. Esse vislumbre nos abre os olhos para vir a considerar a questão da homossexualidade de maneira mais ampla, pois nos direciona a enxergar o fenômeno não como um ato isolado aqui ou ali na história bíblica antiga, ou como um movimento que ganha vulto somente na atualidade, mas como algo que está presente no cotidiano da humanidade desde os primórdios.
Gagnon também trata dos textos bíblicos exaustivamente desde o antigo ao novo testamento sem se esquivar de argumentos e proposições contrárias às suas, e o faz com maestria e ética, sem medo, porém, de defender seu posicionamento bem embasado e bem contextualizado hermeneuticamente.
Os estudos apresentados na última parte de seu livro contribuem de maneira magistral, pois demonstram uma linha de pensamento coesa e clara, derrubando e desmistificando muitos argumentos tendenciosos e falaciosos.
Em sua conclusão, apresentam-se sugestões práticas e apelativas no que diz respeito a propostas de trabalho para a comunidade cristã que compreende o papel e responsabilidade de ser mais como Cristo.

Ozeas 17/10/2022

Magnífico! ?
O autor aborda o tema de forma histórica, analisando progressivamente tanto em Israel quanto nas culturas adjacentes que, por sua vez, influenciaram culturalmente os semitas.

Faz uma abordagem etimológica do conceito na Antiga Aliança passando pela Nova Aliança, detendo-se de forma exaustiva nos escritos paulinos, bem como o diálogo de Jesus com a sua audiência.

Em vários momentos na obra os capítulos ficam por demais repetitivos.

Torna-se leitura obrigatória para todos que almejam conhecer sobre o assunto de forma bem balizada e coerente.