O Homem que Brincava com Fogo

O Homem que Brincava com Fogo Jan Stocklassa

Resenhas - O homem que brincava com fogo

Matheus656 12/10/2023

Esperava mais.
Livro legal do meio pro final, mas confesso que tive que insistir umas 3 vezes para iniciar o livro.

Esperava que o final fosse algo mais concreto, mas me decepcionou um pouco.

A história, em si, é espetacular pelo fato de ter sido um crime perfeito.

Sugestão do podcast ?Era Uma Vez No Oeste?. Daniel Scola, se não me falha a memória.

isabel.oliveira.90226628 13/08/2023

Gostei do livro, fala sobre a investigação de um político sueco, conta o passo a passo da investigação.

Reg 31/05/2023

Ler esse livro foi meio desafiador, não é uma leitura que eu faça com frequência. Confesso que li porque tinha o nome do Stieg Larsson envolvido. Mas o desenrolar do livro, Stocklassa me prendeu até o fim, teve uma narrativa fácil de compreender, teve muito embasamento. Stieg teria amado ver seu trabalho concluído depois de tudo o que ele passou.

PITUCALELE 22/04/2023

O homem que brincava com fogo
O jornalista Jan Stocklassa depois de ler os arquivos de Stieg Larsson sobre o assassinato do primeiro ministro sueco em 1986, resolve seguir as trilhas de intrigas, espionagem e conspiração por trás desse crime sem solução. Excelente livro, recomendo a leitura

Dri - @leiturainsone 15/09/2022

a obsessão por crimes reais.
Imagina que você é um fã de crimes reais e de livros com investigações criminais e tem a possibilidade de investigar um dos maiores crimes não concluídos da História do seu país e, ainda por cima, se depara com arquivos de seu autor de ficção favorito que também havia investigado esse crime! Parece coisa de filme, né? Mas esse livro se trata de uma história totalmente real!

Se você é fã de Stieg Larsson e de seus livros, não deixe de ler esse aqui! Além de poder acompanhar de perto um pouco do processo criativo por trás da sua trilogia, o leitor tem acesso direto a documentos de sua investigação sobre o assassinato do primeiro-ministro, anexos de redes de suspeitos escritas de seu próprio cunho e correspondências que Stieg trocava com jornalistas ingleses e suecos.

Com uma escrita fluída e poética, o livro dá conta de equilibrar muito bem dois pontos de vistas diferentes sobre um mesmo caso, sem se afastar demais dos sentimentos pessoais de cada um dos jornalistas envolvidos, ora Larsson, ora Stocklassa, mostrando como é tênue a linha entre um interesse profissional num caso e a obsessão por crimes não solucionados, especialmente aqueles que envolvem conspirações internacionais!

site: https://www.corujageek.com/o-homem-que-brincava-com-fogo-e-a-obsessao-por-crimes-reais/

Fer 02/09/2022

Trata-se de uma não-ficção sobre o assassinato do primeiro-ministro da Suécia, Olof Palme. O líder sueco havia acabado de sair do cinema com sua esposa quando recebeu um tiro à queima-roupa em uma rua de Estocolmo. Tal crime aconteceu na noite de 28 de fevereiro de 1986 e, mesmo após mais de três décadas, continua sem ser solucionado.

A trama é dividida em duas partes sendo que a primeira aborda as investigações do romancista e jornalista Stieg Larsson, e a segunda, a retomada de tais investigações por Jan Stocklassa após ter acesso exclusivo ao projeto secreto do autor supracitado, depois de sua morte em 2004.

A obra apresenta muitos contextos históricos como, por exemplo, a Guerra Fria, o Apartheid e Chernobyl. É uma narrativa não-linear extremamente detalhista, descritiva, repetitiva, com personagens com nomes e sobrenomes muito parecidos, o que dificulta um tanto a compreensão e confunde o leitor que, porventura, não esteja atento às mínimas diferenças.

Como não costumo olhar as últimas páginas de um livro durante a leitura, não vi que havia uma galeria de personagens com o intuito de facilitar e permitir tal entendimento. Portanto, deixo essa dica para os próximos leitores.

Faço também uma ressalva com relação à indicação dessa leitura: a mesma não encantará a todos não. Confesso que, por mais que eu goste de fatos históricos, para mim não foi um leitura fluida. Ao contrário, foi cansativa e levei muito mais tempo do que eu imaginava para concluí-la.

Não quero com isso desestimular tal leitura, apenas estou sendo sincera em minhas considerações.

Portanto, atente-se de que é uma NÃO-FICÇÃO e não espere romantismo dos fatos.

O homem que brincava com fogo / Jan Stocklassa
Editora Verus / 420 págs.

Quem aí já o leu??

Alguma visão diferente da minha?

Camila 01/01/2022

“O fascínio por um crime sem solução era grande, mas não explicava o motivo de um dedicar tanto do meu tempo a isso.”
Olof Palme, primeiro-ministro da Suécia era um político comunista mais brilhante e influente que o país já tivera, mas estava sendo hostilizado por todos os lados. Até que em 1986, o chefe de Estado foi assassinado quando saía de uma sessão de cinema com sua esposa. Ela foi atingida de raspão pela arma de fogo que matou seu marido. O assassino fugiu deixando uma grande dúvida sobre seu paradeiro.

Stieg Larsson, famoso escritor da série Millennium, descontente com o rumo das investigações, mergulha no caso Palme e começa a investigar por conta própria o que motivou este crime. Durante duas décadas ele criou redes de contato dentro e fora da polícia para conseguir informações, documentos para compor o dossiê.

Infelizmente, em 2004 o autor sueco faleceu deixando todo o seu trabalho de investigação esquecido. Até que foi encontrado pelo escritor e jornalista Jan Stocklassa.

Neste livro não-ficção é dividido em duas partes. A primeira, Jan Stocklassa descreve como foi a pesquisa de Larsson que ocorriam paralelamente com as diferentes fases das investigações policiais. Foi utilizado o material base, entrevistas, gravações, textos e outros documentos reunidos pelo Stieg Larsson.

Já na segunda parte, temos a interpretação de Stocklassa, depois dele ter examinado os fatos do crime, como o local do crime, a hora do crime, os disparos, a arma e a munição usada, a fuga, dentre outros.

Achei muito interessante como sucede a narrativa. Confesso que no começo fiquei meio perdida com a questão de quem estava falando, se era o Stocklassa ou o Larsson.

Para quem gosta de suspense investigativo é um prato cheio. Já fiquem com o celular do lado para pesquisar os fatos no google haha

Ana Claudia 10/12/2021

Uma história sobre um crime real ocorrido em 1986.

Olef Palmer, Primeiro Ministro da Suécia, em uma noite em que estava saindo de uma sessão de cinema com a sua esposa, foi brutalmente assassinado. Sua esposa também foi atingida, mas pegou de raspão. O assassino fugiu.

Stieg Larsson, um renomado escritor sueco, resolve investigar sozinho quem e o que motivou o assassinato de Olef Palmer, seu ídolo político. Ao longo de muitos anos, ele coletou documentos e informações para compor seu dossiê sobre o caso. Quando ele estava quase concluindo as investigações e se preparando para uma grande reportagem sobre o caso, Stieg morreu. Jan Stocklassa, o autor, seu amigo pessoal, pegou todas as anotações e materiais produzidos por Stieg, concluiu o caso e publicou essa obra.

Uma excelente leitura para quem gosta de História, pois essa trama tem uma bagagem muito grande de fatos históricos que são relatados em detalhes ao longo de toda a investigação e que dão ao leitor o exato entendimento da motivação do crime.

Wagner 11/07/2021

Imperdível para fãs da Trilogia Millenium
Os arquivos Secretos de Stieg Larsson sobre o assassinato do primeiro ministro sueco em 1986. Antes de ser escritor de ficção policial, o autor da trilogia Millenium, com mais de 80 milhões de livros vendidos, era um jornalista investigativo de primeira qualidade. Após o assassinato de Olof Palme em 1986, Stieg começou uma investigação que reuniu milhares de páginas. Olof possuia muitos inimigos, entre os
quais representantes da extrema direita da Suécia, o serviço secreto da Africa do Sul, a KGB e até a própria Cia. Reunindo informações da polícia, de Stieg e suas próprias, o autor acredita ter descoberto o assassino que deverá ser revelado nos próximos anos. A história ainda não acabou.

Sâmara 03/06/2021

?Sinopse
Em 1986 o primeiro ministro da Suécia, Olof Palme, foi assassinado em uma rua movimentada de Estocolmo. Após essa fatídica noite, Stieg Larsson vai mergulhar durante anos em uma investigação jornalística para tentar descobrir quem foi o responsável.
? Infelizmente Stieg morreu antes de ver o caso solucionado, mas seus escritos foram guardados e Jan Stocklassa retomou a investigação em busca dos culpados.
? Eu amei com todas as letras esse livro! Por se tratar de um caso verídico eu fiquei cada vez mais presa nessa leitura e louca pra achar um desfecho para o caso ao final do livro.
?? As teorias elaboradas ao longo da obra me deixaram de cabeça pra baixo, desconfiando sempre que surgia uma pista nova. Stieg e Jan são mentes brilhantes, e não tenho dúvidas de que eles foram peças chaves para achar a solução.
? Os capítulos são curtos e em pontos diferentes da linha do tempo, nos posicionando tão bem na história que não conseguimos ficar perdidos. Adorei a forma que o Jan construiu o livro, com algumas ilustrações para detalhar ainda mais como foi o processo das investigações.
? Apesar de ser um livro grande e me tirar da minha zona de conforto, eu adorei a leitura e senti que me agregou bastante. Pois traz fatos históricos da Guerra Fria, e de como governos apoiavam guerras civis em outros países.
? Algo que me chamou bastante atenção foi ver como algumas nações mega reconhecidas atualmente, tiveram presença no apartheid na África do Sul, financiando o governo que estava no poder para não deixar que brancos e negros vivessem em comunidade.
?Jan embarcou em viagens ao longo de vários anos, para entrevistar alguns suspeitos. Não esperava que a história fosse tomar esse rumo, expondo diversas conversas com um tom mega acusatório. Ademais, o autor nos informa, que mudou o nome de algumas pessoas que apareceram na obra para conceder privacidade.