Marcos, o Iluminado

Marcos, o Iluminado Ivo Korytowski

Resenhas - Marcos, o Iluminado

Marcio 04/02/2021

"American Pie" tupiniquim
Antes de escrever os motivos pelos quais o livro não recebe nota 5 é preciso dizer que é muito bem escrito.
O autor demonstra ao longo de toda a história excelente domínio da prosa e da língua portuguesa. Você percebe que não existem frases jogadas a esmo. As construções são precisas e existe intencionalidade no uso de determinadas orações que tornam o texto bonito e muito agradável de ler. É um livro que instiga o leitor a saber o que vai acontecer no próximo capítulo.
Porém...o livro é basicamente um filme estilo "American Pie" tupiniquim. O leitor consegue dar boas gargalhadas com as peripécias dos adolescentes mas à medida que a história vai avançando você cansa desse "pastelão" e espera que os personagens cresçam e aprendam com suas descobertas e erros. Então o que causava certa identificação com os personagens pelas descobertas que viviam aos poucos tornou-se aversão pois apenas retrata em toda plenitude a vida pequeno burquesa e niilista dos adolescentes. No final temos até um epílogo, mas que a meu ver é insuficiente.
Parece que o livro acaba no meio.
Para concluir, não obstante as críticas, digo que foi um livro que valeu a pena ser lido. Senti que investi bem o meu tempo nessas páginas, principalmente pelo estilo do escritor.