Espetaculare Meneghetti

Espetaculare Meneghetti Kash Fyre

Resenhas - Espetaculare Meneghetti

EduardoCDias 07/04/2024

Péssimo
Uma apologia ao crime e à vagabundagem paga com dinheiro do estado? triste? a história é muito boa, mas foi romantizda, mostrando a invasão de propriedade e o roubo como coisas aceitáveis e o ladrão como uma pessoa digna?

Heloisa.ladislau 03/04/2024

GINO MENEGHETTI
De fato um dos melhores, não tem quem mude a minha fala! É fascinante o livro, não tem um momento em que você pense em parar de ler. Com certeza um dos meus anarquistas favoritos! Viva o Gino Meneghetti! ?

Jose 19/03/2023

Gino Meneghetti foi um ladrão italiano que veio pro Brasil e foi responsável por diversos roubos a integrantes da classe alta paulista. Sua maneira de atuar o deixou famoso com a classe trabalhadora, já que ele roubava só dos mais ricos, tomava apenas itens supérfluos como joias e nunca usava de violência nos roubos. Ele entrava e saía em poucos minutos e realizava sua fuga pelos telhados, mania que lhe rendeu os apelidos de “O homem dos pés de mola” e “O gatuno dos telhados”.

Bom, vou ser sincero com vocês: eu não conhecia o Meneghetti. Talvez por estar em Minas e já fazerem umas boas décadas desde os tempos mais ativos do ladrão, sua história não perdurou aqui. No entanto, há muitos trabalhos acadêmicos, livros e representações na mídia que são sobre o Gino ou que bebem de seus feitos. E Espetaculare Meneghetti é a mais recente obra em quadrinhos sobre o gatuno.

É um quadrinho nacional, escrito e desenhado por Kash Fyre e publicado pela editora Universo Guará. A história, como dito no posfácio pelo autor, toma suas liberdades poéticas, como fatos que ocorreram em outros lugares do Brasil, mas que ele decidiu manter tudo em São Paulo, para manter coerência narrativa. Tudo que foi mudado, o posfácio esclarece muito bem, então não se preocupem. O importante é saber que Gino existiu e a maioria das façanhas no quadrinho foram realizadas por ele.

O desenho é um dos pontos altos do gibi. Ele é divertido, passa uma impressão sobre época incrível e o Kash retratou muito bem a arquitetura dos prédios, os interiores e tudo mais que se possa imaginar da antiga São Paulo. Outro grande acerto foi o acabamento, que combinou com o clima de época do quadrinho e deixou ele lindão. O marca-páginas é muito criativo e um dos mais bonitos que eu já vi. Um leve problema foram dois erros de digitação/revisão, mas que não tiram de maneira alguma o brilho da obra.

Espetaculare Meneghetti é divertido e muito interessante. Contar uma história real é difícil e Kash Fyre equilibra muito bem o real com o criativo, sendo muito respeitoso com a memória das versões reais dos personagens. Sendo assim, recomendo muito que você dê uma chance e venha conhecer a história do homem dos pés de mola.

Claudinei 24/01/2023

Un bellissimo fumetto brasiliano
Mais um belo quadrinho nacional que comecei a ler com poucas expectativas e fui positivamente surpreendido, a parte gráfica dispensa comentários, capa dura e miolo em papel de ótima gramatura, marca páginas personalizado com o protagonista da história e uma arte no rodapé de cada pagina que da a sensação de movimento ao folhear o gibi rapidamente.
Kash Fyre, autor e desenhista do quadrinho em questão nos fará viajar para capital Paulistana da charmosa década de 20 no século passado e nos apresentará a figura histórica e carismática de Gino Amleto Meneghetti, um imigrante Italiano, bon-vivant , que se tornou um dos piores pesadelos da burguesia Paulistana, pelos furtos cometidos as mansões dessa alta sociedade, o que lhe garantiu o titulo de Gatuno, dado seu expertise no ato, sem jamais recorrer a violência para tal, Meneghetti entrava e saia sem ser notado, e as vezes quando sua vaidade falava mais alto, deixava um bilhete assumindo a autoria do furto. Obviamente tais ações incomodaram e chamaram a atenção das autoridades, que começam a perseguir o famoso ladrão que age como um Robin Hood, e tenta viver com sua amada Conchetta enquanto escapa das mãos da lei, passando por muitas aventuras e também por grandes dramas, mas sem se permitir perder sua personalidade.
Kash Fyre adaptou os seus 4 anos de pesquisa sobre Meneghetti para entregar aos leitores essa história envolvente, onde vemos os personagens conversando ao belíssimo sotaque do povo italiano, que contribuiu muito para o crescimento da cidade de São Paulo e de como ela é hoje, apesar de não ser adepto da ideia de que os fins justificam os meios, na narrativa de Kash dá pra entender o motivo das ações de Meneghetti e de seu amor pelo bem mais precioso do Homem, a liberdade. Impossível começar a ler esse quadrinho e não se envolver e ter empatia por esse carismático gatuno, pra quem gosta de adaptações históricas leiam Espetaculare Meneghetti e aproveitem a viagem de volta no tempo.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

LuanaGarciadoCarmo 19/12/2022

Eu nunca tinha lido uma HQ antes, então um colega do trabalho me emprestou essa e eu amei começar por uma produção nacional.

As referências sobre uma São Paulo tão antiga e tão próxima ao mesmo tempo são muito boas. A história é bem legal também, eu diria até emocionante.

Apesar de Meneghetti falar muito em Italiano, em nenhum momento isso atrapalha o entendimento da história.

As citações e críticas políticas: amei também. ?

Alexandre Melo @livroegeek 18/05/2022

A vida do gatuno
Kash Fyre fez o Espetaculare Meneghetti, uma obra inspirada em um personagem real, com doses de ficção. O protagonista dessa história foi um famoso ladrão de jóias que aprontou todas na São Paulo da década de 1920, e que fugia pelos telhados da cidade. Conhecido como Robin Hood italiano, Meneghetti era um anarquista imigrante que roubava de ricos, e seguia um código de ética próprio: não tomava de pobres, não usava violência, nem machucava ninguém.
Aqui acompanhamos sua narrativa já idoso, contando a sua vida, sua maior paixão, e como passou anos preso sendo torturado quando foi capturado. Há ainda extras adicionando sobre a vida do gatuno, e um texto esclarecedor sobre as liberdades poéticas usadas na obra.
A arte é linda, e a qualidade da edição da Universo Guará é muito boa, estão de parabéns.

site: https://www.instagram.com/p/CNduEW7Dv_B/?utm_source=ig_web_copy_link

Monique 10/05/2022

Gatuno italiano
Espetaculare Meneghetti narra a história do italiano Gino Amleto Meneghetti, que desembarcou no Brasil na década de 20.
Meneghetti não viveu uma vida de luxo na Itália, o que o levou a uma vida de trapaça e furtos que já estava se transformando em um perigo para si e um transtorno para a família. Sendo assim, o rapaz conseguiu
abrigo na casa da madrinha em São Paulo. Conseguiu um emprego com suas
habilidades em carpintaria, mas sendo um anarquista que era, não tinha interesse em trabalho comum onde passaria toda uma vida de muito trabalho e pouco dinheiro, e logo cedeu novamente a suas também
conhecidas habilidades como gatuno.

Apesar de suas regras como: Só roubar dos ricos, não trabalhar com drogas, nem armas, não deixava de ser um criminoso. Gino
irritou uma grande parcela de ricaços poderosos, conseguindo entrar sem
ser notado e fugir com os bolsos carregados das casas dos ricaços da
época, ainda dando um olé em toda corporação de polícia. Na história diz
que ele foi uma espécie de Robin Hood da época, mas não mostra feitos caridosos de sua parte, pelo menos não na HQ, pois a madrinha recusa o dinheiro que diz ser sujo e também o amigo grevista que lutava para melhores direitos trabalhistas. Então, talvez no real life possa ter ajudado pessoas, mas não posso dizer com certeza, mas pelo menos não aceitava tirar dos mais pobres.

A HQ é muito bem narrada e muito bem ilustrada, mistura fatos reais dos "grandes
feitos" do ladrão e também tem uma liberdade criativa para acrescentar
trechos "fantasiosos", "licença poética" para compor o enredo, fato esse que me fez questionar o por quê de certos trechos terem sido retratados como
heroísmo e galanteamento, minimizando situações que estão longe de serem
aceitas. Como uma cena que mostra Gino
invadindo a casa de um dos burgueses importantes da época, e no meio da penumbra da noite, da de cara com a
esposa do homem, já alcoolizada e achando que o ladrão em questão era o seu marido, acaba mantendo relações sexuais com ele, e levando um susto
grande ao ascender a luz e ver um estranho no quarto. A cena tratada na
HQ como um feito de um galã, que chama o marido da mulher de Cornutto e
é elogiado pelos amigos com a frase "Além de roubar os ovos de ouro,
ainda comeu a gansa", pra mim não passa de um estupr* de vulnerável e
poderia ter sido mostrada de uma outra forma, que não engrandece o
ocorrido.

É de senso comum que em toda comunidade sofrida que a muito já não vê a policiais e políticos como heróis devido ao alto índice de corrupção(que se mantém até hoje), tende a se satisfazer em ver essa trupie de favorecidos se dar mal, mas isso não faz do criminoso um herói. O que lembra o que acontece nas comunidades dominadas pelo tráfico atualmente.

O castigo recebido aos anos na prisão prejudicaram sua saúde em larga escala, dos 40, 18 foram em uma solitária, sofreu os mais diversos tipos de tortura, o que foi uma pena grande demais para apenas um ladrão, castigo acentuado apenas por ter irritado as pessoas erradas e que tinham poder para determinar o que aconteceria com ele na prisão. Penso que se Gibi fosse um brasileiro comum, além de pobre, negro, sua pena teria sido ainda pior, em se tratando do período em que se passa a história, é algo a se pensar, infelizmente.

Rayssa 02/02/2022

Realmente, espetaculare!
Sinto que mesmo que eu não desse as 5 estrelas douradas o signore Meneghetti daria seu jeito de conquistá-las.
Que obra bem elaborada! A arte é linda, a ambientação é cuidadosa, os recursos gráficos são interessantes e a narrativa é sólida e divertida: com base em pesquisa histórica, mas com algumas "licenças poéticas".
Eu amei as referências que o autor foi inserindo ao longo da história. Além disso, a edição está caprichada, possuindo marcador de páginas, capa dura, textos de apoio e ilustrações de outros artistas.
Se você gosta de Arsène Lupin/Robin Hood ou simplesmente quer valorizar artistas nacionais, leia essa HQ!

Tati 14/11/2021

O Grande Gatuno de Sampa...
No começo do século XX, entre o crescimento dos espaços urbanos e o aumento da população de imigrantes que se instalava em São Paulo. Nesta época tinha um certo italiano muito comentado por suas façanhas, que causou furor e se tornou uma espécie de estrela das manchetes da época. Gino Amleto Meneghetti era um ladrão residências, mas não era um mão leve comum. Sua história é contada, com esta obra artística, uma maravilhosa HQ Espetaculare Meneghetti.
Com roteiro e desenhos do artista conhecido como Kash Fyre, Espetaculare Meneghetti é fruto de uma grande pesquisa sobre a trajetória dessa figura que realizava roubos contando com uma audácia enorme, e um físico do homem aranha. As escapadas de Gino Meneghetti inflamavam o povo de Sampa, principalmente daqueles que, como ele, eram imigrantes italianos. Roubava apenas dos mais ricos, criou-se uma comparação com Robin Hood, com uma ética muito particular, que não porta armas de fogo e violência.
A obra de Kash Fyre é um resgate incrível de um passado muito interessante da cidade de São Paulo. Quando comecei a ler o quadrinho pensei que estava lendo uma ficção, e no fim foi uma grande surpresa saber que estava lendo uma história real. Maravilhosa essa HQ. Entrou para os favoritos deste ano. Amei!

Rafael_Santiago 22/10/2021

Ótima HQ
É uma HQ que mescla fatos presentes na biografia de Meneghetti com alguma licença poética. A arte é muito boa. A forma como tudo foi condensado ficou bem bacana, criou uma história envolvente.

Gustavo Ayres 01/09/2021

Uma história para quem ama contar histórias
A hq conta a história de Gino Meneghetti, um ladrão que existiu em São Paulo na década de 20 e que ficou conhecido pelas suas façanhas e habilidades.

Por trás de sua estrutura convencional na forma como o roteiro é conduzido, encontramos aqui uma vontade enorme de contar aquela história e demonstrar o quanto ela é fantástica pra quem está acompanhando, da mesma maneira como os personagens que estão ouvindo no decorrer das páginas ficam interessado, você também fica. Para um primeiro quadrinho kash fyre se dá muito bem, e da pra ver que o tempo em que ele se dedicou ao projeto valeu totalmente a pena, como disse o roteiro é convencional e não tem nada demais, uma espécie de filme de aventura de sessão da tarde , mas a maneira como os personagens só construídos , como o humor e o drama se conversam , e como o designer das páginas dele contam a história é o que a torna tão marcante, sem contar a cidade de São Paulo que se torna um personagem importante nesse meio.

Espetaculare tem tudo o que se propõe a entregar, uma ótima história por quem é apaixonado na arte de contar história , uma homenagem a isso, a São Paulo e a grandes personagens que fazem parte do imaginário popular.

Henry 26/08/2021

Robin Hood Ítalo-Brasileiro
A história gira em torno da cidade de São Paulo, na década de 20, onde o gatuno dos telhados, Gino Meneghetti, aplicava seus golpes contra a nobreza.

Kash Fyre, o autor, pega como base histórias contadas por familiares e registros da cidade para criar o enredo desta HQ, apesar dele utilizar nomes falsos para representar alguns elementos importantes.

Se eu tivesse que utilizar um adjetivo para rotular essa obra, eu diria que ela é AGRADÁVEL. Bastante fluída, desenhos interessantes (nem frágeis, nem estupendos) e a narrativa é agradável.

A edição da Editora Guará é muito bem construída. Capa dura com verniz localizado, a gramatura e tipo do papel são adequados e os textos de apoio são interessantes.

Num geral, é um roteiro que não enche os olhos, mas está longe de decepcionar.

Recomendado!

Duda 18/07/2021

Maravilhoso!!!! Viva os quadrinhos nacionais! História e arte sensacionais, história real e uma São Paulo que eu não conhecia.

Ricardo.Rincon 13/06/2021

Uma baita resgate histórico
Pra quem gosta de histórias baseadas na realidade, esse quadrinho é pra você.
Um resgate histórico do maior gatuno da cidade de São Paulo.
Gostei demais da história e a Editora Guará deu o acabamento que essa história merece.

Wandson.Oliveira 14/05/2021

Espetaculare Meneghetti
A história de Meneghetti, que foi uma espécie de Robin Hood brasileiro nos anos de 1920, é contada com sotaque italiano, o que torna uma maior imersão na comunidade italiana. A hq também é uma homenagem a São Paulo com belas ilustrações de sua arquitetura da época. O quadrinho que tem uma bela edição também conta com um relato muito interessante do autor, que nos mostra o que é real e o que não é, das histórias encontradas no livro.