Ideias Rebeldes

Ideias Rebeldes Mathew Syed

Resenhas - Ideias Rebeldes

Doomer 18/04/2024

Livro muito grande para defender o óbvio
Acho que o livro "encheu muita linguica" trazendo teorias desconexas com a tese. Provando a todo custo algo que no primeiro capítulo já entendemos: "a diversidade é boa e estimula a competência em equipe", mas em pouquíssimos momentos traz exemplos ou estudo real entre relações interpessoais de trabalho. Não abordou as consequências da diversidade e como podemos lidar com qualquer divergência, que é natural ao se incluir pessoas muito diferentes em um ambiente. Acho que poderia trazer mais conclusões através de poucos exemplos e exemplos mais próximos e atuais.

Yaskara.Melo 12/04/2024

Gostei do livro, aborda conteúdo importante. Apesar de ser um livro sobre inovação, nada do que está escrito aqui já não é de senso comum.

Apesar disso, o autor faz um apanhado histórico de várias situações e as consequências dela para a promoção da inovação.

Várias tópicos abordados, como os resultados da homogeneidade laboral, bem como o resultado de se cercar de pessoas que pensam de forma similar a você. Essas duas situações, apesar de parecem inofensivas, não trazem inovações, de acordo com o autor, o que traz inovação são ideias rebeldes.

Olhando de fora, o autor te faz pensar com situações que já ocorreram, em como poderiam ser diferentes no sentido de ser construtivo ou que promova a inovação.

E por fim, achei o livro demasiadamente longo e cansativo em alguns trechos, por vezes até confuso na forma como o autor pretendeu se explicar.

Não espere desse livro inovação ou ideias mirabolantes. O máximo que você vai obter são perspectivas diferentes do senso comum, o que não deixa de ser construtivo de algum modo.

Suelem.Feitosa 07/11/2023

Idéias
Devemos ter atenção as idéias porém nunca esquecer, de aceitar as opiniões, das outras pessoas por mais que pensamos que não são interessantes.

monilycavaleiro0 13/04/2022

Uma leitura que agregou muito!
Ideias Rebeldes ??
Por que pensar diferente pode trazer melhores ideias e resoluções?
Por que o atentado de 11 de setembro poderia ter sido evitado?
Por que algumas mortes no Monte Evereste poderiam também ser evitadas? Por que a queda de um avião poderia ter sido um pouso forçado, mas sem mortes? Essas e várias outras perguntas são respondidas nesse livro recheado de pesquisa científica, referências bibliográficas, citações de autores e filósofos renomados e muito mais! Entender o valor de pensar diferente faz com que agora eu olhe com um novo olhar aos que estão a minha volta. Um livro recheado de conhecimento e boa histórias.

dami.cavalcanti 14/06/2021

O livro traz, de forma leve, questões muito relevantes à atualidade. Sobretudo porque expõe, por meio de pesquisas científicas que a diversidade não é apenas uma construção de uma sociedade igualitária, mas também um ativo para as empresas.

Não há mais como manter costumes ultrapassados que afastam do mercado de trabalho pessoas por puro preconceito. Até porque isso sequer deveria acontecer em qualquer momento histórico.

Jonas 09/06/2021

Ideias transformadoras
Este livro fala de diversidade, do poder de unir pessoas que pensam diferente umas das outras. Em certo sentido, é um objetivo intrigante. E que a tendência é a passagem do individualismo para o trabalho em equipe, pois, praticamente todos os trabalhos mais desafiadores são feitos em grupo por um simples motivo: os problemas são complexos demais para qualquer pessoa resolver sozinha.
O autor diz que “precisamos pensar no desempenho humano do ponto de vista do grupo, não individual.” A partir dessa perspectiva mais abrangente, veremos que a diversidade é o ingrediente crítico do que podemos chamar de inteligência coletiva.
O grande acadêmico norte-americano Philip Tetlock coloca assim: “Quanto mais diversas as perspectivas, maior a variedade de soluções viáveis que um grupo de solucionadores de problemas pode encontrar.” O truque é encontrar pessoas com diferentes perspectivas que, de maneira útil, afetem os diversos problemas em questão.
E ao longo dos capítulos foi apresentado fundamentos conceituais da diversidade para a implementação prática. Além da divulgação de grandes pesquisas, experimentos, estudos de caso realizados em universidade e institutos, e uma enorme variedade de livros que floreiam o caminho que passamos.
Enfim, o livro vai mostrando que a diversidade aprimora a inteligência coletiva em tudo, da solução de problemas à criação de novas políticas e à quebra de códigos secretos. E é preciso estar disposto a oferecer ideias e compartilhar perspectivas para transmitir a sabedoria. É apenas dando que ganhamos a oportunidade, por sua vez, de receber.

O livro teve seu lançamento em 01 de março de 2021 com 320 páginas e está divido em 7 capítulos, agradecimentos e notas.

Marília 19/04/2021

Eu sempre falo com os meus colegas de trabalho: você não precisa saber de tudo, cada um sabe um pouco e juntos temos a inteligência coletiva.

Dongo 07/04/2021

Tapa na cara do individualismo
Gostei muito da leitura, principalmente o início até metade.

É provocador! Apresenta ciência e números pra comprovar a importância da inteligência coletiva.

Indico pra quem busca sair do individualismo e quer aperfeiçoar o coletivo.

Daniella 04/04/2021

A importância da diversidade cognitiva
O livro foca na diversidade cognitiva, explicando como permitiu nossa evolução biológica e social e a criação de uma inteligência coletiva. É uma leitura deliciosa, com embasamento científico por trás de todas as histórias e que nos leva a refletir de forma inovadora sobre a diversidade, sem nenhuma postura ativista.

Marcelo 13/02/2021

A diversidade como mola propulsora das inovações
Um livro excelente! Através da análise de diversos exemplos recentes da história contemporânea, o autor apresenta várias conclusões e revelações a respeito do poder das ideias e abordagens recombinantes. Nos faz refletir que trajetória para tornarmos seres humanos melhores, empresas melhores e profissionais melhores, pode ser acelerada e fortalecida ao adotarmos um conduta aberta à diversidade de ideias. A adoção de ?ideias rebeldes? (diversas) geram resultados totais maiores que a simples soma das partes. Fiz muitas anotações, certamente irei implementar muito do que absorvi em minha vida pessoal e profissional. Recomendo a leitura.