Somos Azuis, Pretos e Brancos

Somos Azuis, Pretos e Brancos Léo Gerchmann

Resenhas - Somos Azuis, Pretos e Brancos

Laiana Silveira 28/11/2023

Apenas uma leitura para a tese. Achei que seria útil, mas é pessoal demais!

Logo no início há uma menção sobre o vestuário, bem interessante

Hadias 03/09/2023

Azuis, pretos e brancos
Sou gremista, então minha resenha é suspeita! Mas é um livro muito bem escrito, ilustrado e trazendo conteúdo histórico relevante. Valeu muito a leitura!

Thiago548 29/08/2023

Somos Azuis, Pretos e Brancos.???
Um livro que conta uma história plural, e me mostra mais dessa bela história.
Sei que muita gente pode achar qualquer coisa, respeito e não entro em mérito, mas saber da história do meu clube do coração me fez tão bem.???

Cristiano 18/02/2022

O livro em si trata de desmistificar todas as histórias fantasiosas que sempre fizeram com que gaúchos e brasileiros acreditassem que o Grêmio Football Porto Alegrense era ou é um clube segregacionista.

Retrata a realidade da sociedade na época em que o Grêmio foi fundado, ano de 1903, apenas 15 anos após a abolição da escravatura no Brasil, país este que foi o último sul americano a findar com essa prática escrota de escravizar alguém pela cor da sua pele.

Eu particularmente como gremista me senti muito feliz por saber de histórias como a de Lupicinio Rodrigues cantor negro, cantor e compositor do hino deste clube, a história de Everaldo que hoje por sua causa o Grêmio carrega uma estrela em seu escudo e muito mais!!!!

Vale a pena a leitura!!!!

duduramone 06/02/2021

O clube de todos
Excelente leitura. Ajuda a elucidar todo o contexto histórico da instituição Grêmio e a falácia de que somos parte de um clube racista. Para quem ainda acha que todo gremista é racista e o que o racismo é algo entranhado em nossa história, a leitura vai te trazer a verdade.