Humanidade

Humanidade Rutger Bregman

Resenhas - Humanidade

Holmes 07/02/2022

Boa leitura
Um livro para ajudar a transformar a nossa visão negativa sobre o homem. Apresenta vários estudos e casos do cotidiano para demonstrar que o homem é naturalmente bom, buscando afastar a teoria hobbesiana.

Wagner.Moreau 05/02/2022

Encontramos muitos fatos e estudos conhecidos, assim como a máquina de choque de Milgram, e em todos eles uma visão mais otimista da humanidade e que por vezes é relevada. Excelente leitura!

Lidiany.Mendes 31/01/2022

Para refletir
Um livro que propõe importantes reflexões possibilitando uma "nova" visão da humanidade.
Não digo que concordei com tudo que o autor propõe, mas me fez pensar em otimistas possibilidades.
Termino a leitura um pouco mais otimista.

Rafael Della 24/01/2022

Leitura obrigatória
Simplesmente uma leitura ótima. Recomendo para as pessoas que estão saindo do ensino médio em diante... Na real para qualquer um que queira mudar a sua perspectiva sobre a "bondade ou maldade" das pessoas.
Até que no geral a humanidade não é tão má. Existe maçãs podres no pomar mas nao deixe meia dúzia definir a qualidade da safra por completo

Sua escrita é bem simples, nada muito técnico, quando há algo técnico o proprio autor se dá o trabalho de explicar de uma maneira simples e clara

Deveria ser obrigatório a sua leitura nas matérias de sociologia e filosofia do colégio

Geisi.Ferla 08/01/2022

Otimismo
Otimismo em cada capítulo. Com dados estatísticos e históricos, o autor tenta a todo instante convencer que o ser humano é bom por natureza. Vale muito a pena a leitura.

Thaiana.VilasBoas 06/01/2022

Amei e recomendo.
Um livro maravilhoso que traz reflexões, esperanças e otimismo em relação à humanidade.
Amei e super indico ?

Carme 27/12/2021

Não leia esta resenha!!!
Se você continua a ler, acabei de provar uma das principais teorias desse livro incrível: o ser humano é motivado pelo sensacionalismo. E, então, o que gera mais engajamento que violência, ódio e realidades distorcidas, como nos filmes mais cruéis?
Partindo dessa premissa, Rutger propõe uma visão realista-otimista da humanidade, mas não com sentimentalismo barato ? eu não teria passado da segunda página se assim o fosse. A partir de pesquisas confiáveis e da análise aprofundada de algumas teorias famosas sobre a "humanidade malévola, envolta em um fino verniz de civilização, esperando a oportunidade para tramar contra os semelhantes...", Rutger vai sugerindo uma verdade contra de que a benevolência é a regra, não a exceção. Entre as ideias consagradas, o autor explica porque o pessimismo, propagado por livros como 'O senhor das moscas', 'O príncipe', de Maquiavel, e por experimentos como o da prisão de Stanford, está profundamente equivocado.
Entre as teorias em 'Humanidade', a mais cativante foi a do Homo cachorrinho, em que fomos garantindo a sobrevivência graças à cooperação entre seres da nossa espécie, não porque éramos superiores em inteligência ou força (isso os extintos Homo Neanderthals o eram). Isso garantiu um instinto de, adivinhem só, bondade, que durante alguns anos foi soterrado pelo real verniz de maldade (propagado, segundo Bregman, quando instituimos a propriedade privada e paramos de viver como caçadores-coletores).
Recomendo fortemente a leitura, eu não sou a mesma pessoa que começou o livro dois ou três meses atrás. Rutger Bregman, muito felizmente, conseguiu despertar um lado mais otimista em mim por meio da ciência (era o único jeito da teimosia em mim ceder) e enxergar a realidade e as pessoas com um olhar mais confiante e bondoso. Até porque a "realidade" dos crimes nos noticiários e da violência nas adaptações são estatisticamente ridículas ? há muito mais atos de compaixão no mundo ?, mas por que estamos focando nisso? Por que não estamos usando nossa energia para criar um mundo melhor ao invés de empregar um cinismo preguiçoso (como diz Bregman) para justificar que "é assim mesmo" e que "não há nada que fazer" para melhorar a humanidade? Possibilidades estão aí para serem encontradas/construídas. E na dúvida, suponha o melhor!

(Resenha limitada que não abarca 1% da obra.)
Isadora1232 28/12/2021minha estante
Que resenha perfeita!!

Carme 30/12/2021minha estante
Gentileza sua, Lizie!!

Cristal 08/12/2021

Incrível
Resenha Humanidade
Primeiramente, esse livro me fez duvidar se ele seria capaz de me fazer ter realmente uma visão otimista da humanidade. Li ele por causa de um clube do livro e se não fosse por isso, ele iria ficar empacado na minha lista de desejados. Mas ainda bem que tinha esse livro no clube por que assim pude ler esse livro tão maravilhoso; demorei a finalizar porém mais motivos pessoais do que realmente não gostar da obra.
Apesar dele ser não ficção e livros assim serem mais densos (pelo menos para mim), ele se torna muito gostoso de ler por que trata assuntos de maneira que você sempre quer saber ?por que isso aconteceu? Isso que realmente aconteceu é generalizado para a humanidade? Qual a coisa boa de nós ?? E essas perguntas são respondidas aqui, o escritor traz experimentos científicos e exemplos de vários cantos do mundo e com vários cenários diferentes, durante guerras, naufrágios e acidentes cotidianos etc.
Enfim, livro maravilhoso e favoritado. Não costumo querer reler livros assim que finalizo mas esse merece, fiz várias marcações para poder revisar algum dia.

Ana.Serva 27/11/2021

Natureza do homem
Visão esperançosa de um historiador holandês a respeito da humanidade.
Traz vários fatos históricos e pesquisas, que corroboram com sua visão de que o homem é bom por natureza.

John 23/11/2021

Ótimo tanto para os cínicos quanto os otimistas
Esse livro é muito bom, é perfeito pra quem acredita que o ser humano é egoísta por natureza, porque o autor usa vários estudos e acontecimentos históricos pra provar o contrário.
É muito bom ler o autor desaprovando várias teorias e experimentos que falam que o ser humano é egoísta e essas coisas. O jeito que ele vai mostrando como os teóricos estavam errados é ótimo, usa até um pouco de ironia de vez em quando. É difícil continuar acreditando na teoria de Hobbes quando o livro desprova várias teorias e políticas que foram feitos com o pensamento de Hobbes em mente e o efeito negativo que elas causaram a sociedade. Amo que o livro também mostra o tanto que Phillip Zimbardo é um grande [*****].
Ele cita todas as fontes usadas, sendo que as últimas páginas do livro são todas as fontes, separadas capítulo por capítulo. Isso é ótimo porque dá mais credibilidade para tudo que o autor fala e dá para ler mais sobre algo que te deixa curioso.
Minha única crítica do livro é quando o autor fala sobre preconceito. Ele dá uma solução e faz sentido. Mas poderia ter esforçado mais para escrever essa parte sob o ponto de vista de uma minoria e levar em consideração o quanto essa solução pode ser difícil para vítimas desse preconceito.
Talvez isso que falta um pouco no livro na parte de soluções, pensar o quanto elas podem ser difíceis.
Fora isso, o livro é muito bom e recomendo muito! Chega a ser catártico ler todas as teorias pautadas em Hobbes serem desprovadas.

Thais 20/11/2021

esperança
esse livro me pegou de surpresa, e que surpresa boa! É muito bom ter esse gostinho de esperança, ainda mais no mundo (e no brasil rs) que vivemos hoje. Acreditar que os humanos são bons dá um gás pra continuar.
O livro é de fato um pouco repetitivo, dava pra ser menor, mas mesmo assim, recomendo pra quem sente que estamos no fim da linha.

Gabi 15/11/2021

Humanidade
O autor apresenta e se opõe a pesquisas tendenciosas sobre a natureza humana ser egoísta e ruim. No decorrer do livro ele refuta e apresenta novas pesquisas que mostram que a essência do homem é boa.
O início do livro foi bem fluido e do meio do final acabei achando um pouco repetitivo.
Achei muito valida as análises que ele traz e apesar de discordar de alguns pontos de vista esse livro me trouxe um olhar um pouco mais generoso pro nosso Homo Cachorrinho.

Bruna 01/11/2021

Fé na humanidade
Esse livro é perfeito! Uma leitura muito otimista, que nos faz rever a sensação de que o mundo está perdido. É uma leitura muito leve que nos faz repensar guerras e sistemas políticos, traz a tona tudo de bom que o ser humano pode ter.
Eu amei demais essa leitura, recomendo muito.

Marina 28/10/2021

Uma leitura para abrir nossa mente sobre o que pensamos da humanidade, vale muito a pena a reflexão e apesar de alguns pontos serem um pouco cansativos, é um ótimo material de aprendizado. Recomendadíssimo!!