A Doutrina Errante

A Doutrina Errante Bruno B. Valadares

Resenhas - A Doutrina Errante

Sabrina - @binabook 04/04/2021

A Doutrina Errante
Rio de Janeiro, Brasil. Olimpíadas de 2016. Uma palestra, um atentado. Um professor atacado.
Quando Raquel vai ao hospital para visitar seu professor. Recebe um enigma do Dr. Antônio que atendeu seu professor. Pela curiosidade do médico, acabam embarcando em uma jornada pela cidade maravilhosa em busca de desvendar e honrar a memória do professor.

Desde que li a sinopse, me atraiu o fato de ser uma história de suspense e mistério que aborda história, arte, arquitetura, literatura. E posso dizer que fiquei encantada com os cenários e história. A dupla Raquel e Antônio que fazem vezes de investigadores nessa história. Nos levam não só pelos cenários mas também ao desvendar dos enigmas. Em algumas partes, achei bem fácies desvendar ( Adoro fazer isso em livros de mistério. Os de Sherlock Holmes sempre tento! As vezes acerto. rs) Outras nem tanto. Na verdade, a ação acaba prendendo bastante e a vontade de continuar lendo supera a de refletir para desvendar qualquer mistério.
A história tem envolvimento com igreja católica e seita. Isso mais o fato dos enigmas e a busca dos dois personagens, me fizeram lembrar muito dos livros de Dan Brown, em especial do O Código Da Vinci. Mas no caso de A Doutrina Errante se passar em nosso país, falar da nossa história e cultura é muito mais especial.

Resenha completa no insta binabook

Maria 21/03/2021

minha opinião:
Com toda certeza, posso dizer que esse livro é uma deliciosa viagem pelos pontos turísticos do Rio de Janeiro! Ele me rendeu umas boas marcações de post it também, mas eu tenho um problema com livros em terceira pessoa que são muito descritivos, isso foi um fator que me fez demorar mais do que eu queria para terminar. A trama é interessante e a personagem principal é uma mulher muito forte e inteligentíssima (minha personagem favorita no livro); o início me deu um gás muito grande pra no fim das contas tudo ser resolvido de uma maneira até "simples", mesmo que tenha fechado todas as pontas. Uma coisa eu posso dizer, depois desse livro, eu saí com quatro certezas na vida:
1. no fim, o Antônio pra mim só serviu de pet que ela levava na bolsa pra baixo e pra cima junto com o terninho azul
2. acho que odeio a palavra "disparate"
3. gaio certamente precisava de uma psicóloga não de um padre
4. não dá pra levar a sério um matador que se chama Gladstone