Vinicius 12/02/2024
Transformador de uma Visão Política-pedagogica
Há dois anos atrás, em uma conversa com uma pedagoga e consultora de educação, que me deu aula num momento anterior a essa conversa, discutíamos os desafios para uma educação efetiva no Brasil, embora eu não atue na área, ou pretenda cursar tão já cursos voltados a pedagogia, conversava como alguém que enxerga valor no conhecimento, que entende seu potencial de transformação, e talvez como um apaixonado pelo conhecimento, e ela como uma autoridade no assunto norteava tais concepções, em meio a nossa palestra ela me indicara esse livro.
Fato é que Freire está há tempos numa lista de nomes que eu queria ler, embora já o conhecesse, seus conceitos e métodos, sentia ser necessário ter um contato prático com sua obra, haja vista as deturpações de seu trabalho intelectual, sendo assim, resolvi começar de uma maneira não convencional (geralmente os leitores começam por "Pedagogia do Oprimido).
Sobre a obra: antes de começar a leitura, esperava uma linguagem complexa,e surpreendi com a simplicidade da escrita de Freire, ainda que está seja extremamente conceitual. Gostaria de enaltecer o prefácio, produzido pelo Doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC de São Paulo, Jefferson Ildefonso da Silva, fora tão bem escrito, que, somente o prefácio trouxe um imenso valor para a obra.
O livro é esquematizado em cartas, destinadas aos educadores, ou como o título sugere; a quem ousa ensinar, Freire orienta estes para serem agentes ativos de uma política voltada a educação, pois a educação é um ato político, que pode e transforma a sociedade e a realidade dos usuários do sistema educacional, e quanto o resultado dessa transformação, este depende intrinsecamente da qualidade das políticas públicas envolvidas, e não se manterem a uma posição passiva, posição está referenciada por "tia", ressalta que o papel do educador se distingue da posição de tia, pois o docente possui um dever profissional de conduzir os discentes a produção do conhecimento.
Por fim, quero elogiar a beleza estética da capa desta edição, ressaltar a importância de uma educação de qualidade, sobretudo, na pública, prezando pela redução do distanciamento entre a realidade e o horizonte ideal, e por mitigar políticas limitadoras ( como o Novo Ensino Médio, por exemplo).
?Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua
própria produção ou a sua construção?
Boa Leitura! ?