Ratos de Cemitério

Ratos de Cemitério Robert E. Howard

Resenhas - Ratos De Cemitério

Inlectus 05/11/2023

Bom.
Um tipo de literatura clássica num estilo fino que não é mais tão comum nesse mundo de pobres de espírito.

John.Spectrum 09/09/2023

Mistérios Pulp
- Coletânea de contos de mistério, escritos por um mestre da literatura pulp, famoso por ser o criador de Conan, o Bárbaro. Ao todo, são 4 narrativas: Os Nomes no Livro Negro, Presas de Ouro, Ratos de Cemitério e O Segredo da Tumba.

- A obra, contendo 166 páginas e traduções impecáveis, traz ao público brasileiro histórias pouco (ou nada) conhecidas daquele que é o pai do subgênero espada & feitiçaria. No entanto, as histórias aqui presentes diferem muito das tramas com guerreiros de eras perdidas. Essa obra apresenta contos ambientados na década de 1930 e que têm como protagonista o detetive Steve Harrison, sujeito "durão" e cético, típico dos romances noir, mas que investiga casos com grande teor sobrenatural. De todos esses casos, os melhores são "Os Nomes no Livro Negro", envolvendo a vingança de um feiticeiro chinês, e "Ratos de Cemitério", que dá título ao livro e tem uma aura de horror no estilo lovecraftiano. O único aspecto negativo das narrativas é o tom xenofóbico que surge em certos trechos e que coloca os orientais como vilões, em oposição ao Ocidente. Vale, porém, lembrar que o escritor viveu nos EUA durante a "Guerra Fria". A despeito disso, a coletânea, parte do selo policial Safra Vermelha, é altamente recomendada para fãs do autor, mas também indicada para quem gosta de contos de mistério com ares de nostalgia.

Gárgula 12/05/2021

Nem só de Conan Robert E. Howard viveu
Impressionante se deparar com o livro de contos Ratos de Cemitério e outros casos estranhos do detetive Steve Harrison, de Robert E. Howard. Lembrado normalmente pelo seu mais famoso personagem, Conan, o bárbaro, o autor também enveredou pela literatura policial e os contos desta obra certamente comprovam isso.

Com tradução de Carolina Chiarelli para os contos (com exceção da tradução do conto Ratos de Cemitério, executada pelo também organizador Cesar Alcázar) essa é uma publicação da AVEC Editora que adiciona mais um excelente título ao Selo Safra Vermelha. Sem dúvida alguma as obras dessa coleção são muito boas e por isso devem ser lidas.

Prazer, Steve Harrison, o detetive
Em suma, Steve Harrison é o detetive clássico, sempre sério, durão e forte. Em seus contos, apesar dessas qualidades, ele enfrenta perigos não só bem reais, como também sobrenaturais e quase sempre acaba todo machucado (alguém por acaso lembra do Conan lendo isso?).

Vale salientar que é necessário fazer uma leitura com a devida crítica, pois a obra data do início do século passado. O autor coloca nos contos preconceitos, como racismo e xenofobia, que independentemente da época, estão completamente errados. Dado o aviso, comento os quatro contos abaixo, que nem por isso deixam de ser excepcionais.

Os nomes no Livro Negro
Este primeiro conto certamente me remeteu demais as histórias do escritor Sax Rohmer, criador do lendário vilão Fu Manchu, concebido em 1913. Uma aventura simplesmente incrível, na qual um mestre do crime volta para assombrar seus perseguidores. Muito legal ver um americano sendo ajudado por um afegão durante a trama.

Presas de ouro
Nesta história temos um pântano insalubre, onde um chinês fugitivo se escondeu das autoridades que o perseguem. Ele é um assassino e ladrão que encontra naquele lugar perigoso o refúgio perfeito. Mas a trama nos apresenta outros desdobramentos e até mesmo um culto vodu. A história me lembrou bastante a atmosfera dos episódios de Jonny Quest, talvez pelo pântano ser bem sinistro. Uma leitura muito interessante.

Ratos de Cemitério
O conto que dá nome ao livro é inegavelmente excelente. Com uma aura interiorana, uma antiga rixa entre famílias leva o terror aos membros dos Wilkinson. Chamado por um deles, Steve Harrison estava lá para desvendar este quebra-cabeça que envolve até mesmo um espírito indígena vingativo. Entretanto, se você tem problemas com ratos, este conto vai te aterrorizar muito!

O segredo da tumba
Neste último conto o detetive Harrison teve seu nome trocado para Brock Rollins pelo editor da época. Mais uma trama envolvendo orientais e seus métodos silenciosos de assassinato. Volto a lembrar de Sax Rohmer e sua criação Fu Manchu. Na minha opinião, o conto não empolga muito, mas não é ruim. Os anteriores são melhores certamente.

Considerações finais
Uma leitura inesperada e rápida, mas que diverte. O livro te transporta para uma época diferente de aventuras pulp. O personagem Steve Harrison é um detetive realmente clássico que vai garantir um espaço aos amantes desta literatura detetivesca e aventureira.

A Coleção Safra Vermelha já me ganhou na leitura de Onda de Crimes e com este livro mostra que veio para ficar. Portanto deixo aqui meus parabéns à AVEC Editora pela excelente aposta!

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula

site: https://cantodogargula.com.br/2021/05/06/ratos-de-cemiterio-e-outros-casos-estranhos-do-detetive-steve-harrison-de-robert-e-howard/