A Cicatriz Invisível

A Cicatriz Invisível Julio Ricardo da Rosa

Resenhas - A Cicatriz Invisível

Ariana 29/03/2024

Quando o desejo pode arruinar sua vida
Aqui vamos acompanhar o momento da vida em que um pacato jornalista esportivo reencontra um amor do passado, mas que hoje se tornou uma mulher muito atraente e misteriosa. Como que uma pessoa até então tão centrada em sua vida e convicta de suas rotinas, pode se deixar levar e ver sua vida revirada de ponta cabeça? E ainda mais....como ele pode ser ver envolvido em um perigoso esquema de corrupção e lavagem de dinheiro sem nem se dar conta?

Ao se deixar levar por esse tórrido romance, nosso jornalista mergulha em uma perigosa conspiração, na qual ele foi envolvido por um mero acaso. O clima de suspense vai aumentando com o desenrolar da histórica e, cada vez mais, vamos vendo que ele está em grandes apuros.

O livro intercala crônicas esportivas (cheias de entrelinhas) com a história principal. Eu achei essa construção muito interessante e me fez pensar em?como quantos momentos da vida podem ser relacionados com uma partida de futebol. E é também através dessas crônicas que vamos conhecendo melhor o protagonista, como se ao lermos suas crônicas vamos percebendo qual é o seu olhar sobre a vida. E nossa torcida para que ele consiga se livrar dessa confusão em que foi metido só aumenta!

Mesmo o leitor que não tem afinidade nenhuma com esporte ou futebol vai gostar dessa trama. A prosa de Júlio é tão delicada mas ao mesmo tempo madura e carregada de sentimento que é difícil parar de ler. Esse é o segundo livro dele que eu leio e posso afirmar que esse está entre os escritores nacionais que mais estou gostando de acompanhar.

Gárgula 05/01/2022

A Cicatriz Invisível, de Júlio Ricardo da Rosa
Mais um título do Selo Safra Vermelha
Terminei o romance noir A Cicatriz Invisível, de Júlio Ricardo da Rosa, uma publicação da AVEC Editora. Se você gosta de tramas cheias de segredo com aquela boa dose de sedução e perigo, embarque neste livro.

O selo Safra Vermelha é responsável por abarcar histórias policiais latino-americanas e seus títulos estão resenhados aqui no blog. Vale conferir todos, visto que a curadoria é do excelente Cesar Alcázar.

Um romance proibido, um desejo do passado
A história tem os elementos típicos da literatura noir: o homem pacato e isolado, a mulher misteriosa e fatal, o vilão perigoso e bandido, um romance proibido, sexo e muitos, mas muitos segredos.

O mais interessante é que os protagonistas são conhecidos do passado, que depois de anos acabam por se reencontrar. Desejos antigos reprimidos se soltam com a maturidade de agora e assim, aos poucos, eles vão se envolvendo.

Mas quem é Marta Regina? Por que uma mulher linda e bem casada aparenta ser tão infeliz? Estaria seu marido, um dirigente de clube de futebol, envolvido em algum esquema de corrupção? Estas são algumas perguntas iniciais que você vai descobrir pelo suspense da história. A atmosfera noir é um tempero muito bom nesta leitura que cativa o leitor do início ao fim.

Considerações finais
Em suma, se você não leu ainda os títulos do Selo Safra Vermelha, está marcando bobeira. Seja este romance, A Cicatriz Invisível, de Júlio Ricardo da Rosa, sejam os contos dos outros títulos, a curadoria é excelente. Certamente, vale apostar e ler estes livros!

Uma dica para quem curte aquele suspense gostoso de ler, regado de uma boa aura noir. Espero que goste e devore esta leitura, como eu fiz! Se já leu, deixe seu comentário abaixo!

site: https://cantodogargula.com.br/2021/09/16/a-cicatriz-invisivel-de-julio-ricardo-da-rosa/

Pipoca Nerd 10/02/2021

Resenha: A cicatriz invisível – Júlio Ricardo da Rosa
Salve salve, pipoqueiros!

A Editora Avec nos mandou A Cicatriz Invisível, de Júlio Ricardo da Rosa. Ele é um romance nacional com o mundo futebolístico servindo de cenário, já que o personagem principal é um jornalista do ramo.

Nosso protagonista é um jornalista e cronista da sessão de futebol de um famoso jornal. Sua coluna atrai muitos leitores por suas sacadas e perspectivas relevantes para com as partidas dos diversos campeonatos nacionais.

Até que um dia, ele reencontra uma amiga de juventude por quem era perdidamente apaixonado. Atualmente Marta Regina está casada com um importante dirigente de um famoso clube brasileiro, cujo o nosso protagonista está atento ao jogo.

Além do rolo em si da trama, o autor coloca algumas colunas que o próprio protagonista escreve para dar um tom mais suave ao romance.

Papo vai, papo vem e aquela paixão de adolescência reacende em seu peito. Mas o que ele não esperava era o quão perigoso seria o marido de Marta Regina. Entre diversas noites calientes que o casal improvável passa juntos, à um boato de corrupção vindo dos clubes de futebol.

Esse livro me incomodou um pouco. A virada que o autor dá para a história seguir em frente é bem boa. O plot serviu de acordo com os rumos da história e as colunas futebolísticas são o auge do livro, afinal, futebol não é para ingênuos.

Mas as cenas de diálogos entre o protagonista e Marta Regina me soaram um pouco forçados. Não senti química entre eles. O protagonista não me convenceu de estar apaixonado por Marta, por quem era louco na adolescência.

Achei algumas problemáticas que eu sei que muitos podem se questionar, mas não vem ao caso.

Em relação ao incômodo que eu citei anteriormente, ele vem dos diálogos mesmo. Eles são diretos, do tipo que eu não sei qual o sentimento que o personagem deveria estar sentindo ouvindo tais declarações. Aqui temos páginas e páginas de conversa crua. Parece que não há uma hesitação para falar ou mandar mensagem, ou um minuto de espera.

No geral eu gostei por causa do plot, pois não estava esperando por ele.

Safra vermelha é o selo de romance policial da editora avec e esse romance do Júlio Ricardo da Rosa é o primeiro livro desse novo selo.

Até a próxima!

site: https://pipocanerd.com/resenha-a-cicatriz-invisivel-julio-ricardo-da-rosa/