Deborah.Genovese 02/03/2024
Motivador e inovador
Minha chefe me deu esse livro, como iniciação ao cargo que ela queria que eu assumisse, e fiquei muito feliz por ter sido uma leitura tão completa.
Li primeiro os capítulos 6 e 12, como o próprio autor indica, para os leigos no assunto, como eu, e foi tudo bem mais fácil a partir daí. É muito bom ver como o mundo está ficando mais humanizado na questão das vendas, coisa que antes era apenas uma geração de interesse, dinheiro e enganação.
Com todas as explicações completas de termos dos negócios, e ênfase com repetições naquilo que é mais importante, o autor consegue dar a visão muito bem explicada de como ajudou tantas empresas a alavancarem em lugares que antes ficavam estagnadas.
Gostei bastante também do layout de todas as páginas, que deixa tudo mais lúdico e interessante, então posso dizer que na minha opinião, a leitura valeu a pena completamente, até se eu não seguir no ramo no meu futuro.
Resumo:
Prospect - todos os possiveis clientes, ate aqueles que nao deram retorno. não pressionar, mas nutrir a relação e procurar melhorar onde ficaram estagnados (próxima "isca)
Lead - prospect que demonstrou interesse
? semente: dá trabalho mas dá resultado
? rede: marketing no geral (inbound)
? alvo: necessita caçada (outbound)
Nutrição efetiva de leads - fazer valer a pena pra eles, pequenas doses, ajustar de acordo com o perfil
Marketo adotou uma estratégia de pontos para saber quais são as leads que darão resultados e valem a pena, juntamente do ciclo de 21 dias. resultados possíveis: jogar fora, negociar ou reciclar (manter contato de vez em quando)
Inbound lead - vem até você com orçamento ou outras perguntas, por recomendação, trials ou busca na internet. necessário nutrir as atuais leads e atrair prospects para haver esse interesse. melhor técnica: clientes felizes
SEO (search engine optimization) - saber aquilo que é mais pesquisado, procurado e usar ao seu favor, para ter mais leads
Webinar - palestra por videochamada
Feiras e eventos - gera mais leads e exigem follow-up por um único time (preparação, execução e pós). cuidado para não perder tempo com leads de baixa qualidade
Midias sociais - usar como algo positivo e apresentar um lado humano da empresa, e não somentente um sistema e designs
Dashboards - novos leads/mês + origem, conversão para oportunidade de negócio, relação oportunidades/mês/valor, conversão para acordos fechados, e receitas registradas em três categorias: novos negócios, add-ons (complementos) ou renovações.
SDR (Sales Development Reps) - representantes de vendas outbound, consultores de relacionamento. desenvolve relacionamento, entende as reais demandas, dores e potenciais de compra dos clientes. aquece o lead com info, para o vendedor fechar venda. se não haver interesse, perguntar o porquê
ROI (Return On Investment) - resultados previsíveis
Cold call - "ligação telefônica que você faz para alguém que não conhece e que não espera pelo seu contato
Cold calling 2.0 - enviar emails em massa para executivos do primeiro escalão e perguntar sobre qual a melhor pessoa na empresa para se ter uma primeira conversa sobre determinado assunto
Visão geral: Estabelecer o perfil ideal do cliente, construir lista de contatos relevantes para evitar perda de tempo, começar o outbound com emails simples (ligações só em último caso, ou quando for fazer follow-up (lembrar de nos follow-ups perguntar se pegou o cliente numa hora ruim), vender o sonho com confiança, credibilidade (mostrando clientes antigos) e empatia (primeiro ouvindo tudo o que tem a dizer, depois perguntando as necessidades, se já pensaram em adquirir algo como o da sua empresa, se já tentaram alternativas e como foi, o que imagina como solução ideal, qual a chance de aquisição ainda neste ano e o porque da escolha de quando adquirir), e passar o bastão aos closers (executivos de vendas, que fazem o fechamento)
O sistema de processos das práticas de gestão, contratação, treinamento e prospecção com replicação e consistência tem a mesma importância numa empresa quanto se alimentar melhor num ser humano. Acreditar que não tem tempo pra cuidar dessas questões importantes e não urgentes traz riscos na construção de uma base para o sucesso a curto e longo prazo.