Cherry Nico Walker

Resenhas - Cherry

1 | 2 | 3 | 4

Jhonathan 16/01/2024

Vale a leitura
O livro não é ruim. Mas está longe de ser bom.

Sendo o primeiro livro do Nico Walker, é uma abertura interessante, o livro é cru, e com isso ao mesmo tempo que é possível sentir as dores ao redor do personagem, tudo aquilo parece meio irreal e desconectado.
Dificilmente me senti próximo há algum dos personagens do livro, a maior parte é vazia, talvez isto se dê a partir do protagonista que pouco se importa com aqueles ao seu redor...
Li após ver o filme, e achei o filme mais interessante que o livro, algo realmente raro de ocorrer kkk.
A parte que mais me interessou foi o vicio do personagem se desenvolvendo, algo que nem mesmo parece haver um inicio no livro, mas que com a crescente se torna no que vemos ao final.
A guerra teve altos e baixos, mas acredito que o que realmente faltou foi o desenvolvimento daqueles personagens ao redor do protagonista, no fim eles eram nada mais do que NPC's fazendo nada de importante ou relevante.

Valeu a pena ler, mas não me foi um livro memorável.

Gleiciane.Aline 29/08/2023

Cherry
O livro é péssimo! E essa nota 1 é simplesmente pela escrita fluída, que foi o único ponto positivo de todo o livro.

Motivos pelos quais eu não gostei:
1 - O livro não tem um propósito bom. Ele conta a história de um homem que após a guerra, se entregou as drogas e ao crime. O livro não tem perspectiva nenhuma, o personagem não tem perspectiva nenhuma. Do início ao fim parece que eu li só o mesmo do mesmo, e eu não gostei desse mesmo.
2 - O livro narra constantemente cenas sexuais "do nada", extremamente desnecessárias.
3 - Quem escreveu a sinopse com certeza não leu o livro, pois escreveu que ele se tornou um viciado pós guerra, mas ele era um viciado antes.
4 - Os personagens não me cativaram! Achei tudo muito raso. Sobre o autor falar que achariamos o protagonista um cuzão, mas até que gostaríamos dele, te conto: achei um cuzão e não gostei dele.
5 - Apesar da parte sobre a guerra ter sido um tanto mais interessante, achei que não foi bem abordada, ainda mais porque o personagem não foi um agente muito ativo nessa parte por ser médico. Senti o mesmo do mesmo em todas as cenas.
6 - Afinal, porque eles atiravam nos hajis e depois o médico deles vinha ajudar a cuidar do ferimento???
7 - O nome do livro não faz sentido nenhum, parece totalmente desconexo da narrativa.

Enfim, não gostei, não recomendo!

Eliete 16/07/2023

Um c**** mas meio que gostei dele
Foi uma leitura bem rápida e fluida. Acompanhamos o protagonista em sua narrativa de uma forma que ao mesmo tempo é linear mas também aleatória, é como se estivéssemos na cabeça dele o tempo todo. Uma história que fala sobre os traumas da guerra, depressão, a vida de um usuário de drogas e a forma como tudo levou o protagonista a esse ponto. Tudo isso do ponto de vista dele que sentiu, deixou de sentir e viveu tudo aquilo. Uma ótima leitura

Agatha 25/05/2023

Cherry
"Cherry, Inocência Perdida", escrito por Nico Walker, é um livro intenso e impactante que retrata a jornada de um jovem soldado durante a Guerra do Iraque e seu subsequente mergulho no vício das drogas e no crime. Baseado em experiências reais do autor, o livro aborda temas pesados como trauma, dependência química e a dura realidade pós-guerra.

A narrativa de Walker é crua e visceral, transmitindo as emoções e os desafios enfrentados pelo protagonista de forma poderosa. A escrita é franca e sem rodeios, levando o leitor a uma imersão profunda na mente do personagem principal. A construção dos personagens, especialmente o protagonista Cherry, é bem desenvolvida, mostrando sua evolução e conflitos internos ao longo da história.

No entanto, em certos momentos, a narrativa pode parecer desconexa e fragmentada, tornando difícil acompanhar a linha do tempo dos eventos. Além disso, o estilo de escrita pode não agradar a todos os leitores, especialmente aqueles que preferem uma narrativa mais linear e convencional.

"Cherry, Inocência Perdida" é um livro impactante que retrata os aspectos sombrios da experiência de guerra e suas consequências devastadoras. Se você está interessado em histórias realistas e intensas, com uma abordagem crua da vida pós-guerra, esse livro certamente irá despertar seu interesse.

Beatriz3345 13/05/2023

Só tenho uma coisa a dizer: MEU DEUS.
Se o filme for fiel ao livro será sensacional!
A leitura é fácil tem algumas partes que são doloridas pensar principalmente durante a passagem pelo exército.. é difícil de se pensar em uma criança carregando uma bomba e ter que dar um tiro na cara dela? não tem alguém que não saia abalado depois de uma guerra.

O livro é sensacional. Tem muito $exo, violência, drog@s, violência..

Aproveitem a dica

Beijos Biia :)

Jujuh 26/04/2023

Bom até
O livro é bom, a história é interessante, contou bastante sobre a vida dele no Iraque e sobre a guerra e isso foi mt mt legal, mas chega umas horas que fica meio tedioso.
No livro tem uma putaria >do nada<
Uma hora ele tá falando sobre a morte que teve na missão da guerra e dps fala que todos bateram uma assistindo um vídeo X

Mas é interessante, a última página (agradecimentos) foi a minha parte favorita sem meme, fala sobre a pessoa que escreveu o livro (que é ele mesmo na história) e como foi o processo de escrever e enviar da cadeia para a editora

Enfim, recomendo

Lara Cardoso 24/04/2023

É uma leitura fluída, é como se o autor estivesse conversando com você. E os acontecimentos são muito diretos e rápidos, me senti em um montanha-russa

Jenifer121 19/01/2023

Bom.
É com certeza um livro diferente dos que estou acostumada, mas a escrita do autor tornou a leitura fácil e fluída e foi ela que salvou a experiência para mim. As cenas, os acontecimentos são todos muito crus em suas descrições o que me fez gostar, pois não é nada muito enfeitado ou fantasioso. A única coisa que me fez dar 4 ? foi o final mesmo.

Vitória 16/01/2023

não gostei
achei esse livro uma bomba, li ele inteiro arrastado e o tema e os personagens não conseguiram me prender. na verdade, os temas são interessantes por se tratar da guerra e o estresse pós-traumático, e também a dependência química que te destrói e destrói também a sua vida, o livro te faz refletir sobre essas situações e mostrar como as duas afetaram negativamente a vida do protagonista. porém, mesmo se tratando desses temas, o livro não funcionou comigo.

Belinha 29/12/2022

Cherry: Inocência Perdida
Nico Walker escreveu Cherry enquanto estava na prisão. Conta um pouco de sua historia com a dependência de drogas, cicatrizes da guerra, roubo de bancos. Sua experiência na guerra foi muito traumática, quando ele tentou se reerguer uma depressão o levou a dependência das drogas. Viciado em heroína ele assaltava bancos para manter seu vicio. Esse não é um dos meus gêneros preferidos, então não tive muita afinidade com a leitura, mas pra quem gosta a leitura é bem fluida.

Alexandre Lavor 19/12/2022

Doce ilusão
Quando terminei a leitura deste livro a primeira pergunta que me veio à cabeça foi "Como eu achei e porque comprei este livro?". E a resposta é a seguinte, eu vi o trailer de uma série da Apple TV com os diretores Joe Russo, Anthony Russo e tem como protagonista Tom Holland e achei que era impossível diretores desse calibre escolherem uma "história" ruim para produzir algo, dose ilusão, decidi comprar o livro e posteriormente assistir a série, mas com certeza já parei nesse livro, já foi sofrimento suficiente.

Simplesmente o pior livro que já li, A sinopse diz que tem "contornos autobiográficos”, mas o livro é exatamente o diário de um viciado, os capítulos não se conectam e você se perde facilmente, você espera ação pois ele foi para o Iraque e futuramente assalta bancos, mas recebe drama adolescente.

O livro não tem uma mensagem nova ou uma lição de vida, algo para refletirmos é só mais do mesmo sobre o que já vimos em um milhão de filmes e outros livros sobre guerra.

Leila 04/12/2022

Estou chapada só de ler esse livro! nunca vi tanta droga num lugar só! Senhor! Foram pílulas e mais pílulas além de todos os injetáveis possíveis...muita falta de perspectiva de vida, um livro totalmente desanimador. Se você está depressivo, passe longe disso aqui, please. Porque até quem não está, fica.
A obra é contemporânea e autobiográfica, o autor Nico vai para a Guerra do Iraque meio que por tédio, sim, se voluntaria porque meio que não queria estudar, não queria trabalhar então porquê não ir pra guerra né? deve ser divertido lá! aff. Enfim, temos uma parte da historia narrada nesse período que ele serve no Iraque e outra mais contundente da sua decadência ao regressar e se chafurdar nas drogas (que fique bem claro que ele já era um viciado antes). Assim gente, é um personagem que não gera empatia, não tem carisma, é um pária na vida, uma pessoa que vive em função de se drogar sendo que tem todo um potencial e até mesmo respaldo familiar para ser "alguém", mas simplesmente nunca quis abraçar isso pra si. Eu, Leila, em nenhum momento me solidarizei com ele e fiquei poxa vida, coitado,que vida de merda ou coisa do tipo, porque ele buscou todas as merdas para si próprio. E o que me fez ficar chocada demais era as garotas que orbitavam caras desse tipo, super destrutivas também, meninas que também tinham potencial e se jogavam em relacionamentos assim, onde o que rola é só droga, porque até mesmo o sexo deixa de existir a partir de um certo ponto, porque as drogas matam isso, deixam a pessoa impotente. Aqui já estou fazendo juízo de valor e por isso não falarei mais nada, porque sei que esse problema das drogas já é uma questão social que estamos vivendo, tanto que esse livro é considerado o primeiro grande romance da epidemia de opióides. Muito triste aqui com o rumo de desalento dessa nova geração.
No fritar dos ovos, não curti a leitura não, só me deu ojeriza do personagem e de toda a situação e como mãe uma tristeza enorme em pensar em um filho meu viver dessa maneira.

mariana 27/11/2022

Eu já tinha visto o filme, e talvez isso tenha me dado uma expectativa diferente da qual encontrei no livro, porém não vou deixar isso afetar minha resenha. A história é sensacional, você consegue ver claramente cada ponto onde o Cherry se perde. O relacionamento dele com a Emily e muito pior do que eu esperava, não acho que isso era amor, eles estavam juntos por outro objetivo, mas não porque amavam um ao outro, acho que a história seria melhor se ele vivesse uma paixão fervorosa, louca.
É isso.

julia 24/11/2022

impactante
chorei horrores, muito forte. narração muito bem articulada e personalidades reais. vale a pena pesquisar sobre o contexto que o livro tá inserido e sobre o autor também.

1 | 2 | 3 | 4