A Palavra que Resta (eBook)

A Palavra que Resta (eBook) Stênio Gardel

Resenhas - A palavra que resta

Italo 18/06/2024

A palavra que resta
Escrita em alguns momentos como fluxo de consciência, é uma história que dói no cerne da alma. Escancara a violência com que o diferente é tratado e a normalização dessa violência, sua imposição tão cruel e imperativa que faz os oprimidos oprimirem-se a si mesmos. Ao mesmo tempo, é também uma história bonita. Bonita pelo amor que carrega em si, pela memória, pelo afeto, pela coragem das personagens, pelas realidades tão reais vividas. Foi uma experiência enriquecedora e profunda ler A palavra que resta.

Vinicius.Caselato 17/06/2024

Que livro incrível
É de uma sensibilidade e a forma que é escrito de faz ver o que o personagem ver melhor do que qualquer descrição, uma obra de arte!

Winx_stella 17/06/2024

A voz que afaga, a voz que afoga.
O que dizer de uma escrita tão ímpar quanto está? Um livro que enlaça o leitor desde a sinopse! Ele pode ser especial para todas as pessoas; mas imagino que para aqueles que vivem todos os dias essa realidade, ele seja transformador.
Ser diferente em um mundo de iguais poder ser a pior ou a melhor coisa para acontecer com alguém, a homossexualidade já é estudada e comentada há muito tempo, e nós ganhamos pequenas batalhas todos os dias em busca de respeito e direitos básicos. Mas, como seria se, por um descompasso do acaso, tivéssemos nascido há 50 anos em uma cidade do interior? Como seria então amar alguém do mesmo sexo naquela época?
Enquanto lia o livro, não pude deixar de notar o quanto ele não me impressionava, embora fosse uma história visceral, eu já a conhecia, por amigos, pela TV, pela família? Infelizmente essa história não é única, milhares de pessoas passam por isso em suas vidas, e temo revelar que não só as que viveram há 50 anos, as ruas estão cheias de jovens, meninos e meninas, que foram arrancados de seu lar por seus próprios genitores, por serem o que são.
Quantos já não levaram as surras do pai de Raimundo? Quantos já não ouviram o silêncio ensurdecedor da própria mãe? Alguns conseguiram vingar, viver uma vida digna de ser vivida. Mas o que dizer daqueles que não passaram de um sopro de esperança na história? Como ficam as jovens vidas perdidas todos os dias pela ignorância e preconceito que assolam nossa sociedade adoentada? Sociedade essa que agora está votando para um projeto de lei inominável, mas que não consegue aceitar o amor consentido.
Como viver sua verdade em um mundo de mentiras? É exatamente isso que Raimundo descobrirá ao longo do livro, logo cedo ele percebe que existe um preço na felicidade, estará ele disposto a pagá-lo?
Este livro não aborda somente a homossexualidade e a homofobia, como também a importância do letramento e dos livros na vida de uma pessoa. Termino essa resenha parafraseando Raimundo: é ruim demais não saber ler, é quase ser cego podendo enxergar.

monteirobiaaa 17/06/2024

Achei a história boa mas essa forma que o livro foi escrito não funcionou pra mim. nao me prendeu e me vi perdida várias vezes com o que tava acontecendo no enredo. (é um enredo que reveza entre passado futuro presente. pensamentos falas e etc SEM distinção)

Iannyas10 17/06/2024

De uma delicadeza
O livro narra a história de Raimundo com uma linguagem potente e real. Além disso, retrata o amor dele com Cícero de uma forma sutil e delicada.

Dri 17/06/2024

Em seu primeiro romance, Stênio Gardel nos apresenta a uma história extremamente tocante que explora não só o preconceito e seus reflexos em quem sofre a dor de ter que esconder a sexualidade, como também o reencontro consigo mesmo e a possibilidade de finalmente ser feliz sabendo por onde começar.

Ambientado no sertão brasileiro, acompanhamos o nascer de um sentimento puro e secreto entre Raimundo e Cícero. Amor este que, apesar das tentativas de ambos em fazer com que continuasse a existir, acabou sendo estrangulado pela aversão e o desprezo estampado no semblante da família.

Para além dessas marcas que violentam a alma, Raimundo Gaudêncio tinha a pobreza e o analfabetismo muito presentes em sua vida também. Obrigado a ter a solidão como companheira, ganha a estrada rumo a cidade, levando consigo a carta do seu amado Cícero, que só leria mais de cinquenta anos depois, aos 71 anos de idade, por não saber ler e nem escrever.

Na cidade, esconde-se do mundo e se perde cada vez mais de si, criando muros e reproduzindo as violências das quais sempre foi alvo. Até Suzzanný atravessar seu caminho, totalmente despida de qualquer vergonha ou medo de defender sua dignidade, convidando Raimundo a sair desse lugar que foi forçado a se aprisionar por tanto tempo.

Esse livro é extremamente bem construído e emocionante. A narrativa nos transporta ao passado do personagem, explorando suas dores e nos envolvendo por completo nesse enredo que carrega uma vida inteira. A linguagem é um dos pontos que mais me encantou, pois Stênio nos faz perceber que mesmo que o personagem não tenha o domínio das palavras, o significado de tudo está ali, escancarado para quem quiser realmente compreender e sentir também.

A única coisa que senti falta foi a carta, como queria ler a palavra que restou a Raimundo! Mas, ao finalizar a história, percebi que apesar de não saber a mensagem de Cícero a Gaudêncio, o livro em si já uma grande carta aberta ao leitor ?
Sara mel 17/06/2024minha estante
Livro nacional , já quero ler

Dri 17/06/2024minha estante
Leiaa! Muito bom

Nathalia 16/06/2024

O livro é marcado por uma linguagem poética e sensível, que captura a profundidade das emoções de Raimundo e a beleza trágica de sua história de amor. A jornada de Raimundo para aprender a ler simboliza sua busca por compreensão, não só da carta, mas de sua própria vida e sentimentos.

Elton.Oliveira 16/06/2024

Mistério em aberto
Uma história pesada de pessoas humildes, ignorantes e o preconceito atrelado à isso!

O texto nos relata dois episódios marcantes e brutais , ocasionado por discriminação homossexual, na mesma família mas em gerações distintas.

Quanta crueldade ! Creio que essas práticas rudes em povoados sem educação eram mesmo dessa forma ! Pais que preferiam a morte de um filho gay ou um afastamento do núcleo familiar pra bem longe !

Vamos presenciar essa situação de abandono e como nosso personagem vai se virar no mundo com apenas a roupa do corpo e uma carta de seu companheiro. Detalhe é que Raimundo é analfabeto e essa carta vai virar um drama em sua vida !

Fiquei decepcionado com o final , criamos tantas expectativas e o autor deixou aberto , mas uma vez mostrando a ignorância, medo e abandono .... Sentidos pelo personagem !

Fora isso , o livro é muito intenso e afetivo ... Narrado de uma forma singular ! Recomendo a leitura!
Regis 17/06/2024minha estante
Ouvi falar muito desse livro. Lendo sua resenha deu vontade de fazer essa leitura. ?

Elton.Oliveira 17/06/2024minha estante
Valeu Regis ! ???, senti o mesmo ao ver tantas resenhas sobre ele ...

Cris BrSts 16/06/2024

Apesar da facilidade, da fluidez na leitura, fiquem atentos para entender a estrutura da oralidade do autor, é importantíssimo até para entender a essência do livro. Confesso que quando cheguei na última palavra do livro, simplesmente não percebi que o livro tinha canado, acho que imaginei um cenário de fechamento e fui me baseando nele durante toda a história, não façam isso, não leiam achando que o final é previsível. É um livro mto mto bom e alguns personagens me fizeram soltá-lo e pensar um pouco sobre suas personalidades, sobre como permitimos que as bases de nossas estruturas emocionais, a forma como sentimos, pensamos e agimos, até mesmo sobre nós mesmos e as vezes até de forma inconsciente, sejam solidificada. É um livro que pede reflexão.

Let 15/06/2024

A realidade
Nem sei por onde começar ?
Bom, achei a leitura fluida, no começo da leitura estranhei um pouco devido o jeito da escrita, mas logo entendi o motivo, que faz TOTAL ligação com a história e o personagem principal. Quanta sensibilidade temos aqui, quantos temas abordados delicados, quanta realidade e crueldade.
Me senti extremamente dentro da história há todo momento que eu pegava o livro para ler.
Em relação ao final, fiquei igualzinho aquele meme da Nazaré Tedesco, tentando entender, porém ao refletir, pude perceber que as expectativas criadas foram inteiramente MINHAS, e que o Autor retratou uma história real, nua e crua.

mimperatriz 13/06/2024

A palavra que resta
Que livro bonito!
Fiquei emocionada em vários momentos da leitura. A história carrega tanta dor, tanto sentimento, que é praticamente impossível passar ilesa.
O livro foi o escolhido do mês em um grupo de leitura que participo, e ouvir as percepções de colegas ajudou a colocar algumas conclusões no lugar e deixa-lo ainda mais bonito, se é que é possível. Ah, como é delicioso escutar e debater sobre um livro!
Viva @steniogardel que nos brindou com uma riqueza dessas!
Leiam A palavra que resta!

esty 13/06/2024

é pra ser coisa de vida
Esse é um dos livros mais bem escritos e ambientados que já vi, tudo que o raimundo pensa/fala/age sobre foi muito bem pensado sobre como ele cresceu e sobreviveu. o amor relatado sem muitos floreios, apenas como foi, as conversas com os pais, a irmã, cícero e amigos foram muito bem escritas e eu me vi no meu ambiente familiar com o meu avô, tios e tias. o nordeste tem dessas, e ver isso sendo tão bem retratado me deixou com um nó no estômago. o sofrimento dos personagens é uma coisa absurda de se ler, as crenças foram bem colocadas, os pequenos momentos que trouxeram novos personagens da comunidade lgbtqia+ pra vida do raimundo foi toque de gênio. stênio merece um prêmio pela obra e um soco também pela obra. por breves momentos eu pensei que os leitores seriam os primeiros a verem a carta, mas compreender que raimundo não deixaria nem a gente ler é essencial pro entendimento dele como pessoa.

"Raimundo não foi difícil. Complicado era Gaudêncio, denso de saudade, as cinco vogais e acentuado. Freitas era feito de sangue."

Hyttalo0 13/06/2024

Sensacional
No livro tira a gente da situação de conforto, nos faz refletir sobre sobre desigualdade, sobre como é ser LGBT no Brasil, as dificuldades de ser e ser aceitar.