A Palavra que Resta (eBook)

A Palavra que Resta (eBook) Stênio Gardel

Resenhas - A palavra que resta

Luiz111 26/05/2024

EU QUERO MATAR UM AUTOR
Meus amigos, acabei de ler uma OBRA DE ARTE! Meu deus. Sério. Eu não sei descrever a imersão que essa história me colocou. Tudo é tão lindo, tão paupável, tão dolorido.

Raimundo eu te amo e compartilho de alguma de suas dores, acho que é por isso que eu estava com medo de acabar esse livro, porque queria que essa identificação perdurasse mais.

O simples motivo pelo qual eu quero matar o autor é porque apenas o Raimundo leu a carta ? EU QUERIA LER TAMBÉM O QUE O CÍCERO ESCREVEU!!!!!!!!

ana 26/05/2024

DOR!
Esse livro contém alto teor de DOR E SOFRIMENTO!!
uma narrativa muito linda, bem diferente e q confesso q me deixou um pouco confusa às vezes.
amei como a linha do tempo se seguiu, saindo da adolescência de Raimundo até a fase atual. foi muito triste e muito bonito acompanhar a trajetória dele.
o final deixou um pouco a desejar pra mim, mas não deixa de ser incrível.

Rogher.Raphael 26/05/2024

Aqueles que podem existir
Algumas pessoas carregam em si a possibilidade de viver, mas, nessa história, acompanhamos uma história de amor marcada pela dor, famílias que destroem um amor juvenil entre dois garotos, um pai que assassina o próprio filho, uma mãe que expulsa.
Uma vida adulta marcada pela vergonha do ódio contra si mesmo, das dúvidas que são plantadas dentro de nós por aqueles que não querem compreender, da ignorância que se torna em socos e nos destrói, arranca qualquer vontade de viver.
Porém, também é uma história de amor, não o romântico, mas o do recomeço, Raimundo conhece Suzzanný, uma travesti, que encarou toda vida pela frente, mesmo com a violência que sempre a perseguia.
O amor entre os jovens, os sonhos de se viver junto, o casamento e a casa, nunca aconteceram, se tornaram sonhos que habitam a carne idosa do nosso protagonista, porém, ele ainda criou uma família, ainda existe amor, continuamos sobrevivendo apesar de toda dor.

Mavi 26/05/2024

Bonito demais
Estava apaixonada pela historia antes mesmo de ter começado a ler. Assim que vi a sinopse e peguei de fato o livro, me envolvi imediatamente com sua narrativa. A forma como o autor escreve, apesar de algumas pessoas terem comentado achar dificil, foi super fluída. Além disso, tenho que dizer que achei a escrita tao linda que não conseguia parar de ler. Sobre o final, não era o que esperava mas não me decepcionou de maneira alguma. Um dos melhores livros que ja li na minha vida.

iitsana 26/05/2024

Um amor bonito, problemas sociais gigantes.
"Daqui a pouco reclama que não saio de cima do caderno novo que ela me deu na noite da formatura. Falou que era pra eu continuar estudando ou escrever o que eu quisesse. Acho que encontrei um começo."

A palavra que resta foi uma leitura que resultou em muita, muita reflexão para escrever uma resenha, porque é um livro que pede muita reflexão.
Raimundo sofre uma tragédia na sua vida relativamente comum no interior do nordeste quando o relacionamento amoroso com seu amigo de infância, Cícero, é tirado da sombra do cajueiro e de trás da moita como ele mesmo relata, quando os dois são descobertos sua vida toma caminhos dolorosos, principalmente pelo apego dele com suas memórias de dias felizes e com a carta que Cícero lhe deixou.
Talvez esse tenha sido o ponto da narrativa que mais me doeu, principalmente no penúltimo capítulo que ele tem uma última lembrança dos dois juntos, mas mesmo assim eu entendo que, além dessa, uma grande questão foi o seu analfabetismo, não só por ele não conseguir ler a carta mas muitas vezes fiquei pensando se ele conseguiria ter mais expectativa de futuro ao sair da casa dos pais se tivesse terminado a escola, se pelo menos soubesse ler e escrever.
Foi uma narrativa muito trágica dentro da cabeça de Raimundo, aliás a escrita foi um dos pontos altos do livro, foi realmente como estar dentro da cabeça de uma pessoa, embaralhada no meio dos pensamentos e lembranças de alguém, me senti em um grande fluxo de consciência, mesmo que tenha sido confuso demais às vezes. A palavra que resta é uma história marcada por um amor bonito, problemas sociais gigantes, violência e ignorância.
E pra mim será lembrada com muita dor, pois nós sempre queremos que nossos amores sejam só isso, amores e não um grande "problema", o que me dói é pensar nas histórias que se identificam com a história de Raimundo e como tudo seria diferente se tudo fosse melhor.

Recomendo demais a leitura, vale um esforcinho pra se encontrar no meio da cabeça do narrador, e muito ansiosa pros próximos trabalhos do escritor, que venham mais reflexõesl!!

Gracimara0 25/05/2024

A palavra q resta
Esse livro incrível conta a estória de amor de Cícero e Raimundo que foram separados ainda na juventude, Cícero então escreve uma carta p Raimundo, que ele guarda durante 50 anos, pois ele não era alfabetizado. Então ele decide aprender a ler já bem idoso para saber o que diz a carta . Me emocionei demais

Luisa1001 25/05/2024

Gostei, mas não é o meu tipo de livro
Estou tentando me desafiar a ler novos estilos, e esse livro fez parte desse desafio. Fiquei encantada com a sinopse, e extremamente animada para conhecer essa história, mas a escrita realmente não funcionou pra mim.
Eu normalmente curto livros com marcas de oralidade, mas achei que a leitura ficou confusa. Acabou não fluindo como eu gostaria.
O tema é interessantíssimo e o livro é extremamente profundo, mas a forma da escrita não funcionou pra mim.

Joanderson 24/05/2024

Tempo e possibilidades
Consumi esse livro em 1 dia, preso a personagens cativantes e complexos, a situações traumáticas e outras tão acolhedoras, mas, seria de fato isso viver a vida? Me questiono, e talvez nunca terei a resposta, nem tudo nos possui e não podemos possuí tudo, querer não é poder, mas o que de fato importa é o que fazemos com isso, na história ficamos em dúvida, o que aconteceu com aquele amor, foi roubado, perdido, abandonado ou era apenas de juventude? Também não saberei te responder, fico preso novamente, dessa vez ao "SE", se tivesse acontecido de outra forma, se tivesse coragem, se tivesse voltado atrás, e se, e se, e se... Viva a vida de seu Raimundo, e comparo ao outros idosos que conheço, o que o passado deles esconde, encobre, ilumina, quanto deles ainda resta, obrigado pela leitura que me colocou em uma nova posição de reflexão e afinidade, pois o todo o tempo fecha, ao abrir possibilidades!

Mi Rubin 24/05/2024

Um livro tão pesado, denso e cheio de camadas que causa inúmeras emoções.

Com uma escrita poética e intensa.
É muita dor, medo, dúvidas e amor.

É triste ver como uma ficção pode estar tão próxima da realidade.

É um livro muito bom.

Rafael C. Barbo 24/05/2024

Livro pra se ler de uma sentada. Mas impossível não parar em vários momentos pra respirar e enxugar a água do olho. Para alguns pode ser um livro fácil, história que corre solta. Para outros um gatilho forte. A orientação sexual e nosso gênero definem nossas histórias. Muitos Raimundos e Ciceros foram marcados por uma vida de exclusão, luta interna e separações. Os acolhimentos vem de onde menos se esperava. Mas ele vem. Leitura que me fez sentir vivo.

pâm 24/05/2024

Não consigo decidir a sensação que esse livro me deixou, foi visceral, doloroso, humano, sensível. A maior homenagem que já li para a comunidade lgbt e sua coragem de ser o que se é e amar a quem se ama, com medo sim, mas firme. É um livro lindo, uma obra brima. Romance de estreia!

Stef 24/05/2024

O fim de uma ressaca literária?
Há quanto tempo eu não pegava um livro em mãos e o devorava em tão poucos dias. 4 dias de leitura, 1h por dia, fim. Eu estava com uma saudades imensa disso, e esse livro me fez ter essa experiência magnífica mais uma vez, junto também da experiência de chorar incansavelmente.
Ver o desenrolar da história de Gaudêncio junto com os flashbacks de seu passado foi lindo, uma história que eu facilmente imagino poder ouvir de alguém mais velho, não por ser bonita, mas por ser a pura realidade retratada no livro.
A sensibilidade de Stenio em iniciar a sua escrita de forma "incorreta" e "vulgar" e terminar seguindo, majoritariamente, as normas da língua portuguesa, foi um detalhe que me encantou muitíssimo. As vezes era difícil entender o que se dizia, por falta de coesão, contudo a obra é extremamente coerente ao que se propõe.
Espero reler um dia e conseguir enxergar ainda mais a grandiosidade deste livro.

Andre350 23/05/2024

Profundo e inquietante
Esse livro é algo difícil de explicar. Ele é muito triste, deve ser horrível viver uma vida inteirinha carregando um amor que não pôde ser vivido?.e é isso que assola o protagonista dessa história. As palavras desse livro todas são pesadas, são densas, são carregadas de muito sentimento, de dor?essa história no fim nos deixa imaginando como teria sido a vida de Raimundo e Cícero se o preconceito e a ignorância não tivessem cortado seus sonhos tão cedo?eu só não dei 5 pq não gostei de algumas escolhas estilísticas do autor, como a forma que os diálogos acontecem em texto corrido e vc meio que se perde em quem está dizendo o que?mas assim, é um livro que te faz pensar a sua vida inteira após ver a vida do Raimundo. Leiam!