Memórias de Martha

Memórias de Martha Julia Lopes de Almeida

Resenhas - Memórias de Martha

cherry.luly 14/03/2024

Esperava mais
Foi um livro legal em certas partes , mas eu com certeza teria abandonado caso não estivesse lendo em sala de aula. Achei a história sim importante, mas sempre que esperávamos alguma coisa, a autora já confirmava isso antes de acontecer, estragando um pouco o " plot" de algumas cenas. O livro em diversas partes mostra o poder da mulher batalhadora, principalmente nas partes finais, e seria um ótimo repertório para o tema do Enem do ano passado.?

Lara_lopesrs 14/03/2024

Memórias de Martha
Apesar do final ser emocionante achei o restante meio parado e o livro muito previsível
A todo instante a Martha dava a entender o que aconteceria no final
O livro trata de assuntos importantes e mostra bastante a realidade do Brasil
Leitura fácil e curta

(Lido no Clube do Livro)

Adriana1161 29/07/2023

Realidade nua e crua
Escrito em 1888 em forma de folhetim, no jornal carioca Tribuna Liberal.
História simples, mas muito bem contada, em que nos identificamos com algumas situações tristes e angustiantes. Uma realidade verdadeira.
Um livro curto, prativamente uma novela, com tanta coisa!
E foi o primeiro livro da autora! Tão potente!
"Olhei com desprezo para o meu corpo, achando-o indigno da minha alma."
"Com que orgulho eu penso na desvelada solicitude que tem, em geral, a mulher brasileira para o filho amado!"
Personagens: Martha, Martha mãe, Miranda, Carolina, Maneco, Rita, Clara, Lucinda, Aninha, Jeronymo, Luiz
Local: subúrbios do RJ - final do século 19
@driperini

Polliana 28/12/2021

Memórias de Martha é o primeiro romance da autora Julia Lopes de Almeida, lançado em 1899, a história foi publicada anteriormente em folhetins, no jornal carioca Tribuna Liberal.

O romance narra as memórias de Martha, que após a morte do pai, se muda para um cortiço com sua mãe, acompanhamos a vida sofrida de uma mulher para conseguir criar a sua filha de forma digna, a mãe engomava o dia todo para sustentá-la.

Esta obra eu considero a primeira menção do cotidiano num cortiço, mulheres sofridas, crianças carentes de saúde e educação, mulheres sem instruções que enfrenta arduamente suas batalhas, dependentes financeiramente dos maridos, e outras que não tem marido; como a mãe de Martha, trabalha dia e noite para sustentar os filhos.

Martha acompanha a mãe nas casas das freguesas, e uma destas freguesas insiste que Martha deve frequentar a escola, era um tempo em que o acesso à escola era difícil, principalmente para as meninas. Através das memórias acompanhamos o crescimento de Martha, o despertar dos sentimentos, como inveja e a paixão, principalmente o despertar para enxergar sua vida miserável naquele cortiço. Martha vê no magistério o caminho para sair daquela situação e conseguir dar uma vida melhor a sua mãe.

O livro é curto, mas apresenta pontos importantes para discussões, como a independência financeira das mulheres, o acesso à educação para meninas, o casamento entre outros temas.

É um livro que me tocou profundamente, a luta da mãe de Martha para dar a filha um futuro diferente do que ela teve, recomendo está leitura, realmente a Julia Lopes de Almeida não decepciona.

#memórias #literatura #julialopesdealmeida #mulheresnaliteratura #janelaamarelaeditora
@janelaamarelaeditora