Sem ar

Sem ar Jennifer Niven

Resenhas - Sem Ar

Pipoca Nerd 13/06/2022

Pipoquinha Nerd Sem ar
É isso, eu definitivamente preciso baixar minhas expectativas para ler um livro. Quando essa obra chegou, tem tempo (confesso), eu fiquei louca por ela. Eu tava saindo de Por lugares incríveis e queria mais da Jennifer, mas ouvi coisas negativas do livro, dai larguei ele na estante por um tempo, até estar pronta.

Não posso dizer que me decepcionei, mas também não foi um livrão. Vou explicar:

Temos Claude, uma adolescente bem normal, vidinha perfeita, bem resolvida, amigos ótimos. Dai do nada os pais vão se separar, tem um segredo no meio e ela tem que ficar de boca fechada. Pra piorar, a mãe a leva pra uma ilha distante pra passar um verão e espairecer, mas ela não tá nos melhores momentos com a mãe.

Achei a personagem birrenta? Talvez. Foi bem difícil me aproximar dela. Acho que por isso que o livro não foi magnífico pra mim.

Na ilha, ela conhece Jeremiah e logo vai ter aquele clima. Aqui a autora usou a fórmula que funciona, jovens, querendo curtir coisas incríveis, naquela vibe de "viver o agora". Os dois logo se aproximam e o livro começa a ter um ritmo melhor. Acho que eu gostei mais dele do que dela. haha

Mas, Dê, porque o livro não funcionou? Realmente, não sei? Talvez a birra da Claude, talvez a pouca empatia que eu tive com ela, talvez a repetição de algumas coisas, tornando o livro um pouco longo demais. É um livro ruim? Jamais. A mulher tem o talento de desenvolver uma ótima obra fluida, mas eu esperava mais.

O final do livro é ótimo. O verão acaba, o sofrimento do amor separado, o crescimento óbvio que a gente tem após um verão inesquecível... Valeu a leitura pelo final, confesso. E vocês, já leram? Curtiram?

Texto e foto @nidees

site: https://www.instagram.com/p/CT5d7dzrJ06/

eubea 09/06/2022

É uma boa história
Amo a escrita da Jennifer. Nesse livro, ela passa exatamente o processo de amadurecimento da personagem. O que eu achei muito legal.
Eu paguei uma certa raiva da Claudine.
Jesus ela é muito imatura. Principalmente com a Saz e o Miah.

Porém é tão lindo vê como eles se apaixonam

Karen | @encontradanoslivros 07/06/2022

Me identifiquei... mais ou menos
Aqui vamos conhecer a Claude, uma garota no seu último ano do ensino médio que leva a vida em uma constância sem muitas alterações, sendo suas atuais maiores preocupações a viagem de carro que vai fazer com a melhor amiga antes da faculdade e, com sorte, perder a virgindade com o garoto que tem gostado silenciosamente a algum tempo. Porém, seu chão some quando o pai anuncia que quer o divórcio. Sem entender como e porque as coisas chegaram nesse ponto dentro da sua casa, Claude acaba tendo que abrir mão dos seus planos para seguir a mãe em uma viagem para uma ilha onde alguns familiares moraram no passado.

Em um local sem sinal de telefone, sem muitos habitantes, sem sua melhor amiga ou qualquer outro conhecido, Claude terá que aprender a recolocar o chão sob os seus pés e entender o novo ponto onde sua vida está agora. Além de, claro, conhecer o Jeremiah, garoto que, com certeza, Claude não deveria se apaixonar por.

"É engraçado como as coisas ruins ficam com você e as boas às vezes se perdem."

Jennifer Niven é uma autora que sempre reconheci pela sua sensibilidade e profundidade em sentimentos complicados e momentos difíceis (sua escrita é totalmente um estilo que não me remete a nada, além dela mesma), então quando li no início do livro que era inspirado em eventos da sua vida real, eu já sabia que seria uma tempestade de emoções. E foi mesmo, inclusive, me pegou muito mais desprevenida por me fazer me identificar tanto com a história. Exatamente o que eu precisava ler.

O engraçado é que, eu não necessariamente gostei da Claude, ou do Jeremiah, ou dos personagens apresentados, mas eu gostei de como a história era levada, de como as descobertas sobre o rumo da vida e sobre quem controla o próprio destino (dica: é você!!) são reveladas e colocadas sobre a mesa de forma crua. São personagens cheios de defeitos, tentando aprender a lidar com os obstáculos.

É um livro bem bonito, e mesmo que não seja impactante como os outros livros da Niven, é sim uma leitura que acrescenta e vale a pena.

PS: Essa resenha também está no instagram @encontradanoslivros.

duda.mens 02/06/2022

intenso
O começo desse livro foi bem parado e tava bem confuso a história mas conforme a personagem foi sendo montada e todo esse mundo, são personagens extremante complexos e cheios de emoção e trata muito de sentimentos da vida, amei demais

thay 24/05/2022

tô muito mal kk
no começo pensei que não iria me apegar a história, que ?por lugares incríveis? ja tinha me feito sofrer o suficiente, mas eu não podia estar mais enganada.
apesar de ja saber como a história iria terminar, me apeguei muito aos personagens e tinha uma leve esperança de as coisas saírem de um jeito diferente.
amei conhecer a história de claude e jeremiah, afinal, quem não adora amores de verão?

? estou aqui ? ele diz.
? eu também estou aqui ? sussurro.

lissa scheidt 17/05/2022

gostei bastante e tava precisando de um clichêzinho pra esquentar meu coração. amei que se passava na praia e tinha toda essa vibe de natureza rs
amei também o miah ??

Mari Maia 08/05/2022

Intensidade
A intensidade da adolescência, do primeiro amor e das férias de verão. Claudete é uma menina sonhadora, que tenta não sentir muito, mas transboarda o que sente.

Sobre primeiras vezes, separação e aventuras de verão.

Suzana 01/05/2022

Eu amo a Jennifer Niven
?ESTA VIDA É BREVE, MAS EM SUA BREVIDADE NOS OFERECE ALGUNS MOMENTOS ESPLÊNDIDOS, ALGUMAS AVENTURAS SIGNIFICATIVAS.?

Demorei muito para terminar de ler esse livro, mas no fim fiquei literalmente sem ar. Depois desse, decidi que qualquer livro que Jennifer Niven escrever, eu vou ler. Sério. Eu já li os últimos dois e sempre foram 5 estrelas.

Sobre o livro, não vou mentir, não gostei muito da Claudine no começo, no final até foi tolerável. Agora sobre o Miah... ME APAIXONEI MESMOOOO. Gente, lindo, tipinho personagem literário maravilhoso.

E sim, esse livro foi incrível. O final... Eu senti meu peito derretendo de felicidade e tristeza ao mesmo tempo. Sério. Amei muito. Não posso falar muito mais porque vou acabar soltando spoiler.

carstairslo 30/04/2022

Jennifer Niven acabou comigo mais uma vez.
Esse foi definitivamente um dos livros que mais me tocaram nessa vida, e eu não esperava menos da Jennifer. Sua escrita consegue ser tão poética e crua ao mesmo tempo que é impossível não se sentir imerso nas suas histórias, principalmente nessa que é completamente pessoal e intensa.
Os assuntos abordados no livro são trabalhados com muita responsabilidade e a autora sempre arrasa na construção de personagens, além de ter dado um show no quesito histórias secundárias. Muita gente não gostou da profundidade que ela construiu em torno das lendas da família, mas, pra mim, só tornou tudo ainda mais palpável e sensível.
Amo a Claude e a defenderei até o fim. Apesar de ela ser inconsequente e egocêntrica como todo adolescente passando por mudanças ou trilhando um caminho desconhecido, a autora a construiu tão bem que é impossível não simpatizar com ela, principalmente estando em sua cabeça.
Enfim, incrível. Obrigada por tudo Jennifer Niven.

Ju 29/04/2022

já tinha amado por lugares incríveis mas a escrita dela me deixou apaixonada de novo,o jeito que as personagens pensam e se expressam me fez refletir sobre várias questões minhas e criei um apego mt grande por estar passando por situações semelhantes
amei amei amei queria um amor de ilha tbm

alefrocha 27/04/2022

Entrou para a lista de favoritos de 2022
Meu primeiro contato com a autora e estou encantada. Sabe quando você lê um capítulo que é tão bom que volta pra reler e reler denovo? O que mais me surpreendeu foi a maneira como a autora te torna empático em relação ao personagem, eu não consigo imaginar quão dramático e dolorosos são alguns acontecimentos ao mesmo tempo que eu entendo. Simples assim. Talvez seja o fato de que o livro é o "mais pessoal" que a autora já escreveu. Gente procurem o Instagram do marido da autora e PELO AMOR DE DEUS ele é o Miah da vida real MESMO. Recomendo a leitura.
Lívia Gomes 15/05/2022minha estante
Nossa, se gostou desse recomendo muito os outros dois da autora: "juntando os pedaços" e "por lugares incríveis". Histórias lindas e muito sensíveis. Amo a autora. O trabalho dela é incrível

alefrocha 15/05/2022minha estante
Quero muito ler, principalmente "por lugares incríveis" que eu assisti a adaptação e desidratei, só não li ainda pq não sei se aguento a carga emocional.

Lívia Gomes 15/05/2022minha estante
Realmente é uma história com essa carga emocional muito intensa. Inclusive o livro é bem mais profundo que o filme!

gvazzz 27/04/2022

Acho que para curtirmos uma leitura, muitas vezes depende do momento que estamos vivendo? Não sei se eu não estava na vibe dessa leitura, afinal os outros dois livros de Jennifer Niven são algumas das minhas leituras preferidas? Mas Sem ar realmente foi muito difícil de ler, não me prendeu em nenhum momento, continuei e terminei de ler mais pela obrigação de não deixar um livro sem ser finalizado. Sério, que cansativo.
Os agradecimentos foram muito melhores que o livro em si. Afff, que tristeza!

Cris 20/04/2022

Reviravoltas da vida
O livro conta a história de uma adolescente no último ano de escola, mostra como a vida pode mudar em um instante.
Acho q na adolescência tudo é tão grande, e esse livro mostra isso, como a gente perde o chão, como a gente acha que ama alguém e de repente descobre que demos uma dimensão maior ao nosso sentimento.
Gostei bastante do livro, mas confesso q queria um epílogo com um final diferente.

anatms 30/09/2022minha estante
simm!

Jenifer210 01/04/2022

Autodescoberta. Amadurecimento. Aventuras. Amor.
Já havia lido os outros dois livros da Jennifer Niven, Por Lugares Incríveis e Juntando Pedaços, e ambos são beeeem densos e melancólicos. Fiquei receosa de esse ser, também, apesar da sinopse ser leve.
E sim, tem partes que são intensamente cruas, como já reconheço ser a marca da autora; assim como as descrições de cenário e paisagens, que são incríveis. Porém, é o livro mais tranquilo dela.
A leitura respira. É constante. Como a vida.
Amanda 06/04/2022minha estante
Adicionei a minha lista de leitura depois de ler o que vc achou :)

Jenifer210 06/04/2022minha estante
espero que vc goste também :)