A Ordem

Resenhas - A Ordem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Patricia.Granado 01/05/2021

Lição de casa
Eu nunca teria escolhido esse livro para ler, se não estivesse no clube Skoob... Não gostei do nome, não gostei da capa, não gostei do tema, não conhecia o autor. Mas como eu assinei o Clube e fiz um compromisso comigo mesma de ler todos os livros das caixa, lá fui eu ... Logo de cara já achei muito parecido com o livro do Dan Brown, quase o mesmo enredo. Mas resolvi dar uma chance e continuei a ler.
A forma de escrita do autor é muito boa, fácil de ler, com boas sacadas, e não é a toa que ele é um bestseller. A história apesar de não parecer novidade, não deixa de ser boa por isso. Achei meio devagar no começo, mas do meio pra frente engatou! Quanto ao tema, apesar de não me chamar atenção de início, teve informações bem interessantes.
Enfim, gostei, não foi nenhum sacrifício ler, mas confesso que li com pressa, querendo acabar logo, como se fosse um tarefa de escola. Não sei se leria outros livros do mesmo autor, isso iria depender muito do tema ou de indicações!
Indico o livro para quem tem uma opinião aberta sobre a igreja católica, o cristianismo, e a Bíblia e que aceite críticas e opiniões bem diferentes do tradicional.

Claudia Cordeiro 27/03/2022

Talvez o livro não tenha sido tão atraente para mim pq a única coisa que me interessou foi O Evangelho Segundo Pilatos. Sempre achei um absurdo o ódio aos judeus por tanto tempo e por tanta gente. Este livro, PRINCIPALMENTE na página 413 me revelou algumas coisas que só embasaram minha opinião sobre estar certa e convicta em não acreditar na Bíblia e não ter religião nenhuma. Impossível acreditar em qquer coisa escrita pelo homem.
E não posso deixar de dizer uma coisa que sempre achei: COMO ficam discutindo "quem matou Jesus" ou, o tal do "deicídio". 1o pq ngm mata um suposto Deus a não ser que Ele deixasse. Segundo, na teoria "Pilatos mandou darem aquela surra fora do normal (suponho...) em Jesus para aplacar a fúria da multidão e talvez, com isso, tudo parasse por ali. Ou seja, sem crucificação. SÓ QUE a surra em si já mataria qquer homem. Sei lá se hj em dia iam conseguir salvar, qto mais na época. Portanto, ele mesmo seria quem matou Jesus.
Outra coisa, considero mto provável que tenha havido um judeu, um ser humano comum, que foi condenado e morto pelos romanos, por insurreição. Basear uma lenda em um fato real é uma maneira inteligente de enganar; mta gente passa a acreditar que se algo real existiu, a lenda por trás não é lenda e sim, verdade.

Lorena1058 09/04/2023

Um livro fictício sobre o cristianismo, que traz ao final algumas pontuações reais, que me fez repensar o amor cristão.
Cristo é amor mas, nem sempre, seus seguidores são amor.
Nando 14/11/2023minha estante
Não revelar o nome escolhido pelo novo Papa me deixou um pouco frustrado. ?

Vivianne19 18/05/2021

Decepcionante
Escolhi esse livro pela temática semelhante à de Anjos e Demônios, mas acabei me decepcionando. E muito.
O livro demora a engatilhar, cenas de ação já acontecem na reta final e quando acontecem são apenas algumas páginas. Acontece muita coisa conveniente, tecnologias absurdas, aparições sem pé e nem cabeça. Eu já queria abandonar o livro por minha versão ser PT/PT, mas como não gosto de fazer isso, segui avançando, mas até no encerramento eu estava pensando em abandonar e nem querer saber o desfecho (eu deveria ter feito isso e ir ler outro livro).
Sinceramente, não recomendo, mas se quiser tentar, vá em frente.

Rene Brito 13/05/2021

Livro com reviravoltas surpreendentes e todas possíveis de se acontecer nessa realidade tão louca que estamos vivendo.

Para quem for ler, não leve tudo ao pé da letra é só uma obra de ficção excelente para o nosso entretenimento.

Leiam!

Hellio Piagge 02/05/2021

Conspiração e assassinatos no alto escalão do Vaticano
A Ordem é um romance de espionagem, que se caracteriza, em termos narrativos, uma obra com espiões e espionagem entre nações.

Gabriel Allon estava de férias em Veneza quando o papa Paulo VII morreu sob circunstâncias misteriosas. Ao lado de seu velho amigo, o arcebispo Luigi Donati, Allon começa sua investigação e descobre um evangelho perdido nos arquivos secretos do Vaticano.
Por essa razão, a Ordem de Santa Helena, uma sociedade católica, fará de tudo para deixar o texto longe das mãos do espião.

Com um enredo carregado de ação, política e assassinato, Daniel Silva nos entrega uma obra que mescla realidade com ficção. A escrita do autor flui bem em todo o tempo e mesmo tratando de temas densos, como política e sociedade, A Ordem é viciante.

É impossível não admirar a destreza de Gabriel Allon durante o desenvolvimento da trama. Ele é um espião extremamente inteligente e com certeza entrou para o hall dos meus investigadores preferidos.

Um dos meus pontos favoritos foi a ambientação: A Ordem tem cenas em Roma, Vaticano, Assis e diversos pontos turísticos. Toda a construção permite ao leitor conhecer diversos locais da Itália e se aventurar na história local. E, mesclando a realidade com a ficção, o autor levantou questões que estão em disseminação nos tempos de hoje como antissemitismo, imigração e xenofobia.

Em síntese, destaco a belíssima edição da HarperCollins Brasil, que contém um mapa do Vaticano e uma tradução impecável. A Ordem é uma história de espionagem perfeita, com muita ação e um surpreendente final de tirar o fôlego. O enredo de Daniel Silva foi construído com tanta maestria que em vários momentos acreditei que a Ordem de Santa Helena era real.

Swan 03/04/2021

Perfeito para quem gostou das aventuras de Dan Brown e quer ler algo parecido. Ele tem 380 páginas com Suspense, Romance de espionagem, Ficção de aventura
Eu super recomendo

Weslley 26/05/2021

Uma trama de investigação em meio a religião
Livro da saga do investigador Gabriel Allon traz ela de volta ao vaticano, interrompendo suas férias, após um perca de alguém próximo.
O livro é muito bom, em algumas partes se torna um pouco cansativo por excesso de detalhes e por remeter muito ao passado, mas no geral é um grande suspense, o fim é de tirar o fôlego. Faz nos apegarmos aos personagens e torcer pelo sucesso deles, o que torna um livro especial, não li os anteriores, mas estou ansioso pelos próximos.

Rusinha 06/08/2023

Ahhh, um amor de leitura. Lembra um pouco o Código da Vinci, mas tem lá suas diferenças. Também mistura a ficção com a história e trás algumas informações interessantes. Curti!!!

Rafa 09/07/2021

Quando o papa Paulo VII morre sob circunstâncias misteriosas, o espião Gabriel Allon precisa interromper suas merecidas férias em família para investigar o que realmente aconteceu. Ao lado de seu velho amigo, o arcebispo Luigi Donati, secretário particular do Santo Padre, Allon descobre um evangelho perdido nos arquivos secretos do Vaticano. Por essa razão, a Ordem de Santa Helena, uma sociedade católica com laços com a extrema direita europeia, vai fazer de tudo para deixar o texto longe das mãos do espião. Allon corre contra o tempo para desvendar o assassinato de Sua Santidade.

Um dos pontos altos de A Ordem pra mim foi como o autor fundamentou toda a teoria que permeia a trama. Temos aqui uma bela aula de história que faz com que a parte da ficção faça todo sentido e o livro se torne uma história, nesse ponto, das mais interessantes. Aprendi muita coisa nova!!

O enredo investigativo não fica atrás. O autor o montou de uma forma bastante instigante!!! Logo nas primeiras páginas temos acontecimentos e descobertas bombásticas que te fazem não querer para de ler pra descobrir tudo o que está acontecendo. À medida que a leitura avança, mais reviravoltas aparecem, deixando o clima cada vez mais tenso e frenético, com direito a boas cenas de ação!!

Gostei do detetive Gabriel Allon. Acabei considerando o espião um personagem cativante, com uma esposa das mais cativantes também!! Só acho que ele caí na premissa dos detives perfeitos, inteligentes aos extremo eque nunca erram. Mas como já estou acostumado com isso nos livros, vou passar o pano...

O final foi praticamente coerente com tudo o que foi apresentado até ali. Todas as pontas soltas foram fechadas e explicadas!! Com destaque para o desfecho das últimas sobre o evangelho perdido!! Mas está no final o maior defeito pro livro, o desfecho de um dos personagens! Não gostei de como o autor fechou a história desse personagem. Achei que ele foi por um caminho muito batido, sem criatividade alguma!!

Apesar disso, ainda considerei A Ordem um livro muito bom!!! E que merece a sua leitura!!!

Bel 04/01/2022

Espionagem no Vaticano
Um espião da inteligência israelense investiga a morte de um papa.

O autor constrói muito bem uma trama política e uma série de corrupções e segredos da igreja sendo revelados. Te lembra uma série de livros do Dan Brown certo? ERRADO! Enquanto na série de Brown é fácil diferenciar o fictício, aqui, apesar da ressalva do autor:

"é uma obra de entretenimento e deve ser lida apenas assim. E qualquer semelhança com pessoas, empresas, acontecimentos, é mera coincidência".

Fica bem difícil, quase impossível diferenciar o real da ficção.

A leitura é bem fluída, me tirou inclusive, de uma ressaca literária.

Luciana.Guedes 01/07/2021

A Ordem: Veredicto
Com personagens dúbios e uma narrativa ágil, A Ordem é um livro de suspense que te faz querer ler até o final para saber quais os motivos que levaram ao assassinato da Sua Santidade.

Ainda que haja algumas passagens que geram uma certa desconfiança quanto à facilidade para a solução de certos obstáculos ou aparecimento de uma experiência sobrenatural não necessária para a trama, a obra é uma ótima pedida para os fãs de um bom romance thriller.

Mais considerações no Teoria Geek.

SemAria.Freire 14/06/2021

Eu achei esse livro muito bom, não me prendeu logo de cara. Tive muita dificuldade pois esse é o primeiro livro que leio desse autor, e tem muitas referencias a outros livros dele sobre a estória do personagem. Acho que a experiência seria melhor se eu conhece melhor mais o universo desse personagem.
Eu também achei que pouca coisa foi revelada, tipo o que vai acontecer com a Ordem de Santa Helena, os que foram acusados qual destino, esse tipo de coisa.
Mas vale super a pena a leitura.

Carlos.Heitor 30/01/2022

Entretenimento
Livro com vários clichês, mas que dá vontade de ler novamente. As aventuras de Gabriel Allon, me lembraram Robert Langdon. E sabe? é um estilo que gosto. Vou procurar os outros livros do Daniel Silva, se seguirem o mesmo padrão? lerei todos!

1 | 2 | 3 | 4 | 5