VIDAS ROUBADAS

VIDAS ROUBADAS Joseli Medeiros

Resenhas - VIDAS ROUBADAS: DE QUEM É A CULPA?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

R Dinelli Jr 17/10/2022

Rápida e Necessária
A leitura é rápida e agradável. Demorei a começar a ler este livro pois achei que o tema me traia desconforto, para a minha surpresa a leitura foi muito agradável.
A história agrega conhecimento e um choque de realidade para todos, com um tema e acontecimentos que poderiam fazer parte da vida de qualquer um.
Obrigatória a leitura.

Giuliana Sperandio 23/09/2022

Triste, mas real para algumas crianças
Um livro que nos faz refletir de como o abuso sexua1 infantil pode estar presente escondido nos lares de tantas crianças e adolescentes. Um grito de socorro que muitas vezes é ignorado.
O livro é curto, mas transmite a dor das duas personagens que na segurança do seu lar são negligenciadas e abusadas por quem deveria protegê-las.

Recomendo a leitura principalmente para pais e educadores para que possam reconhecer os sinais e oferecer apoio as vítimas.

Sabrina758 10/09/2022

Termino essa leitura com um pesar no coração, porque é um retrato da realidade de milhares de crianças, adolescentes e mulheres. O abuso sexual dilacera, é uma ferida que não cicatriza, apesar da dor amenizar.

Como na história de Sabrina e Stella, o desamparo por parte da família/responsáveis, de não acreditar ou ser conivente com o abusador, é ainda mais desesperadora. Essa ideia de que a própria mãe não acolheria as filhas e colocaria a relação com o namorado em primeiro lugar parece inconcebível, mas acontece diariamente.

Às vezes, existem condições que tornam essa denúncia mais difícil, mas não é o caso aqui, a não ser por pura falta de autoestima e amor próprio, disputando a atenção de um homem completamente podre com as filhas. Eu sinto tanto, tanto por todas as Sabrina's e Stella's por aí.

Num mundo ideal, nossos responsáveis nos defenderiam, o Estado também. A educação sexual nas escolas se torna um assunto relevante aqui também. De que forma podemos diminuir o número de vítimas se antes não fazemos a prevenção? É necessário, cada vez mais, falar sobre violência e abuso sexual.

A escrita da autora é maravilhosa, uma leitura que flui, apesar da temática pesada. Gostei de como ela inseriu recortes de definições e dados reais sobre os temas trabalhados no livro. E eu amei ainda mais como ela construiu as personagens, sem floreios.

Elas sentem, sim, muito ódio, raiva e vontade de acabar com a vida do algoz, de sacolejar a mãe para a vida. Porque quando a gente espera o perdão por parte das vítimas, estamos mais uma vez violentado-as. O que eu desejei para Sabrina e Stella é o que desejo para todas nós: que a justiça seja feita e que possamos vivenciar cada fase de nossas vidas em paz e protegidas, recebendo apoio de quem a gente ama.

Ly 31/08/2022

Nada me abala mais do que isso
Os adultos deveriam cuidar de suas crianças. Nenhuma criança deveria passar por algo assim. Esse tema é super sensível pra mim e foi bom ler algo como se fosse um relato de alguém que passou por esse trauma. Nos resta falar mais sobre isso e sermos mais atentos ao nosso redor, porque não podemos deixar que essa barbaridade continue.

Rafaela.Freitas 19/08/2022

Doí ler e mais ainda por ser uma ficção tão próxima do real
Uma leitura curta e inteira...
Um trabalho incrível...
A escrita me surpreendeu pela nitidez da realidade infelizmente de muitos que passam pela situação e abranger a questão "De quem é a culpa", nos leva a uma reflexão durante e após a leitura.
Leitura que eu recomendo (para quem estiver com a mente aberta e não possuir problemas com os gatilhos) cada dica das emoções e ações das irmãs são necessárias para que em nossas vidas possamos ajudar quando estivermos diante da situação. E espero que não precisamos recorrer a elas em momento algum.

Carla839 18/08/2022

Temática importante, senti um profundo nojo pela realidade que as personagens estão inseridas. Gostei bastante, livro curto e necessário.

Mistória Literária 05/08/2022

Profundo e perturbador
????? ???????? - De quem é a culpa ?
(Joseli Medeiros - Flyve)
??????????

??: Estupro, abuso sexual, pedofilia, suicídio.

?A cada 11 minutos uma criança é violentada no Brasil. 85% dos casos não são denunciados.? Com esses dados chocantes iniciamos a resenha de um livro que vai abordar um tema super importante: O abuso sexual de crianças e adolescentes.

Primeiro, quero parabenizar a autora por colocar todos os gatilhos no início da obra ! Vidas Roubadas é um livro pesado e mostra todas as faces do abuso sexual infantil : como tudo começa, as consequências na vida das vítimas e dados reais sobre a situação no país.
Em suas 84 páginas a autora explorou o trazendo dados, estatísticas e o que diz a lei sobre o delicado assunto.
Somos apresentados a Sabrina e sua irmã Stella que terão suas vidas viradas do avesso após a chegada do padrasto e tudo na história é chocante porém, temos que lembrar que apesar de ser um livro de ficção a obra reflete a realidade de incontáveis crianças que são violentadas dentro de casa, pelo pai, padrasto, avô, tio ou qualquer homem do convívio familiar.
A narrativa é fluida, direta e deu pra ler bem rápido, apesar de ser um tema pesado e impactante. Que ?Vidas Roubadas? sirva para refletir sobre o machismo, as consequências que um abuso causa na vida das vítimas e principalmente: nunca culpabilizar a vítima !
Precisamos cuidar e proteger as nossas crianças.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6