VIDAS ROUBADAS

VIDAS ROUBADAS Joseli Medeiros

Resenhas - VIDAS ROUBADAS: DE QUEM É A CULPA?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alex 27/11/2022minha estante
Repugnante, mas corriqueiro na vida real. Vale a pena ver o filme, "Acredite em mim: A história de Lisa McVey", disponível no Netflix.

Toshiko.Pri 27/11/2022minha estante
Infelizmente ?
Vou assistir, assistiu a minissérie inacreditável? É parecido?

Alex 27/11/2022minha estante
Nao vi, minisserie com o mesmo nome do livro? Estou por fora.

Toshiko.Pri 27/11/2022minha estante
Não sei se tem livro, mas é sobre uma moça que o apartamento dela é invadido e ela é violentada, mas a polícia começa a desacredita-la , baseado em fatos reais tbm..rs

Alex 28/11/2022minha estante
Vou procurar.

Sergia.Souza 28/06/2023

Um livro importantíssimo
Um livro extremamente necessário e que vale muito. Apesar dele ser um conto fictício de contar uma estória fictícia um livro que retrata uma realidade sem igual. Quantas vezes nos não vemos noticiários falando sobre crianças e adolescentes que foram abusados ou abusadas dentro de suas casa. Esse conto trás essa realidade nua e crua. Vimos nesse livro a história de Sabrina e Stella cujo a pai morreu e um tempo depois a mãe começou a namorar outra pessoa, cujo essa pessoa começou a abusar da Sabrina. Quando eu li tive a impressão de ver essa história em vários lugares até em artigos científico, de tão real eu achei. A maioria das vezes os abusos de crianças e adolescente ocorre dentro de caso, com um pai ou um padrasto que é como no conto retrata. Nos meu estudos vi que mais de 50% dos abusos são cometidos por membros da família e, geralmente, a violência sexual é produzida por homens. Assim, o incesto mais comum é aquele que envolve a vítima, o pai ou o padrasto. Nos meus estudos acadêmico vejo muito em relação A experiência do abuso sexual de criança e jovem que pode afetar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social de crianças de diferentes formas e intensidade. Os diversos fatores associados ao abuso também devem ser considerados, visto que contribuem para o desenvolvimento de conseqüências psicológicas severas para a criança, que se não tratadas podem se perpetuar por toda a vida. Por esse motivo eu acho que a Sabrina matou o cara porque ela meio que sofreu tanto trauma dos abusus que aquilo foi um basta que ela queria dá na vida, foi a única forma que ela encontrou de acabar com o seu sofrimento e principalmente da irmã, sei que foi errado, mais a dor que ela estava sentido por vê a irmã querer morrer era tanta que ela não viu outra alternativa. Outra coisa que me chamou atenção foi o fato de que ele querer sair de casa, muitas jovens saem de seus lares não por vagabudagem ou por vicio, mais porque estão sofrendo coisas absurdas em casa e com medo elas acabam achando melhor abadonarem seus lares. De acordo com Habigzang e Caminha (2008) Não há um estranho de que se possa fugir, não há uma casa para onde escapar. A criança não se sente mais segura nem mesmo em sua própria cama. A vítima é obrigada a aprender a conviver com o incesto, ele abala a totalidade do mundo da criança. O agressor está sempre presente e o incesto é quase sempre um horror contínuo para a vítima. Isso retrata um pouco que eu relatei acima do livro onde a Sabrina por longos 5 anos aprender a conviver com seu agressor mais depois de 5 anos ela foge por não agüentar mais conviver em casa. De acordo com HABIGZANG ( 2006) As alterações cognitivas podem incluir: baixa concentração e atenção, dissociação, refúgio na fantasia, baixo rendimento escolar e crenças distorcidas. Tais crenças revelam-se pela percepção de culpa pelo abuso, diferença em relação aos seus pares, desconfiança e percepção de inferioridade e inadequação. As alterações emocionais referem-se aos sentimentos de medo, vergonha, culpa, ansiedade, tristeza, raiva e irritabilidade. Entre as alterações comportamentais destacam-se: conduta hipersexualizada, abuso de substâncias, fugas do lar, furtos, isolamento social, agressividade, mudanças nos padrões de sono e alimentação e comportamentos autodestrutivos, tais como se machucar. No livro mostra a Stella com roupas escuras cabisbaixa, triste, a Sabrina se culpando também, isso é o retrato no livro.
Anna 28/06/2023minha estante
Cara, avisa que tem spoiler kkkkkk

Sergia.Souza 01/07/2023minha estante
sorry vou colocar

Emily.fonseca 16/12/2022

Forte e necessário
Vidas roubadas é um livro pequeno, carregado de sentimentos e dores, cada página que você vira é como um soco no estômago e um alerta, ?devemos cuidar de nossas crianças?.

Vidas roubadas é um livro real, forte e sem romantização, que aborda através de dados e de forma responsável a vi0lência que algumas crianças sofrem dentro de seus próprios lares.
Sabrina e sua irmã Stella eram crianças felizes, com um pai que as amava e uma mãe que dava, aparentemente, todo o suporte que precisavam.

Porém após uma tragédia a família perde este suporte, e as meninas se veem sem o pai. Sabrina sabia que sua mãe havia seguido a vida, e aceitava isso, desde que ela não quisesse colocar outro homem no lugar de pai delas, porém isso tudo muda quando a mãe das garotas apresenta seu novo namorado, e esse começa a morar com as três.

Sabrina sempre implicou com o homem, pois afinal, ele não era seu pai, mas quando ela finalmente começa a se acostumar com ele, percebe investidas e caricias um tanto quanto estranhas.

Não demora muito para as visitas no quarto de Sabrina começarem, ela se sente culpada, errada, e sem suporte algum, pois sua mãe nunca acreditaria nela, e se questiona todo dia ?de quem é a culpa??

Infelizmente a história escrita por Joseli Medeiros é real, cruel. A sociedade muitas vezes não enxerga o que acontece com as crianças dentro dos próprios lares, e a culpabilização da vitima sempre surge, o que faz essas adolescentes se fecharem e não denunciarem.

O livro é pesado, cheio de gatilhos e em nenhum momento a autora tenta justificar as atitudes cruéis do padrasto, sempre focando no que as meninas sentem.

A escrita está impecável, e apesar dos gatilhos é um livro que da pra ler rapidinho, mas que vai te marcar para vida toda.
mgabcastro0 16/12/2022minha estante
É tão triste que existam pessoas que culpam as vítimas e protejam os agressores

Emily.fonseca 16/12/2022minha estante
Isso é o que me deixa revoltada, sempre tem alguém querendo achar uma justificativa pela crueldade do outro.

Mel 12/04/2021

Um livro realístico
esse livro contém gatilhos, mas é um tema importante é de conscientização para jovens e pais

Foi uma experiência diferente e é uma das poucas vezes que eu li algo de um tema forte.

Aborda sobre bullying e assédio sexual infantil!!!

É um livro com várias citações a artigos que afirmam que o assédio infantil acontece sim!

Um livro forte, mas necessário e bem realístico! Isso, infelizmente, acontece é muito mais do que imaginamos.
Joseli Medeiros 17/12/2022minha estante
Muito obrigada ?

Carla 15/03/2023

Esse é um livro bastante pesado, mas também, muito necessário. A escrita da Joseli é bem fluída, te prende desde a primeira página, entretanto, precisei parar de ler diversas vezes para respirar, pois os assuntos abordados ao longo das páginas, mexeram muito comigo.

Vidas Roubadas traz como tema principal o abuso sexual de menores. Acompanhamos a história de Sabrina e sua irmã, Stella, seu pai morreu muito cedo, e quando sua mãe decide se relacionar novamente, o inferno reina em suas vidas, Sabrina foi abusada desde a infância pelo seu padrasto, o medo, as ameaças e o receio, a fez suportar aquela situação durante anos.

A situação chega num ponto extremo, quando Sabrina finalmente decide se abrir, seu padrasto a faz ser expulsa de casa. Sem ter onde ficar, ela começa a morar na rua. Mas ela ainda sonhava em mudar de vida, em poder dar uma vida diferente pra si e para sua irmã mais nova, porém, ela descobre que a sua irmã tem passado pelas mesmas atrocidades pelas quais ela viveu durante anos.

Ao longo da leitura, diversos sentimentos surgiram dentro de mim, fiquei com muita raiva da sua mãe, pois eu como mãe, tenho pra mim que o filho é uma das coisas mais importantes da minha vida, e vê-la rejeitando as filhas por um homem como aquele, é revoltante, nojento e asqueroso.

Após o plot do livro, (e este foi um ponto que senti ainda mais ódio), Sabrina comete um crise, acabando indo parar numa detenção para menores. Apesar de Stella precisar viver para sempre com uma marca para sempre do seu padrasto, não só no seu corpo e no seu psicológico, mas em formato de uma criança, sua mãe continua defendendo o padrasto, mesmo apesar de tudo que sofrerem.

Porém na última página do livro, vemos ainda esperança nas duas irmãs.

Apesar de ser um livro de ficção, me dói muito saber que diversas crianças sofrem com situações similares, que sentem o mesmo medo de Sabrina. O abuso físico acompanha também o abuso psicológico, o que dificulta ainda mais a criança pedi socorro nessas situações, onde os principais abusadores moram em casa.

Esse é um tema difícil, pesado e a Joseli soube aborda-lo com bastante responsabilidade, além de trazer estatísticas reais. A leitura é necessária, 95,4% dos estupradores são homens, sendo 82,5% conhecidos da vítima, e 40,8% pais ou padrastos. 76,5% dos abusos acontecem dentro de casa.

site: https://dose-of-poetry.blogspot.com/2023/03/resenha-97-vidas-roubadas-joseli.html
.emii ;) 15/03/2023minha estante
nunca tinha ouvido falar nesse livro, vou dar uma chance!

Jessica.Cacko 01/04/2024

Livro favoritado
Sinceramente, não sei nem como falar sobre esse livro. Tentando começar do começo, o favoritei, um Pu... livro bom esse, me deixou com muitos sentimentos, me trouxe muitos gatilhos, mas eu amei ele e TODOS deveriam ler, não porque o favoritei ou porque recomendo e sim porque é um livro que traz MUITAS reflexões, informações e alertas sobre as nossas crianças.

São menos de 80 páginas com uma estória forte de quebrar o coração, Sabrina perdeu o pai e vive com sua mãe e irmã, porém depois de um tempo sua mãe resolve "casar" novamente, todos morando na mesma casa como uma família (PERFEITA E COMPLETA) menos para sabrina, que logo de cara tem uma certa implicância anda lado a lado com sabrina, após um tempo a mesma passa a ser abus4d4 sexu4lm3nt3 pelo padrasto e terá que enfrentar muitas coisas, não só ela mas sua irmã também não estará imune da maldade do ser humano.

A  leitura é fluida, muito envolvente e em cada capítulo temos um alerta sobre o tema do livro, do tipo " A CADA 11 MINUTOS UMA CRIANÇA/ADOLESCENTE É ABUS4D0 SEXU4LM3NT3", o livro trás muitos gatilhos e é informado logo nas primeiras páginas como um alerta. Não recomendo para quem é sensível mas recomendo para todos aqueles que têm filhos.

No título tem uma pergunta " de quem é a culpa " e aqui deixo a minha resposta da mãe, da vaca da mãe! Já presenciei uma história  igualzinha a do livro e garanto que é muito revoltante, dói, e dói muito saber que existem pais desse tipo e que o sistema de justiça é falho em todos os sentidos.

Sobre o final do livro, gostaria de uma continuação mais aprofundada sobre a visão da mãe, seria interessante saber o que passa na cabeça de uma pessoa como ela.

Insanidade 28/02/2021

A escrita é simples, flui naturalmente como uma conversa.

É interessante a cada mudança de capítulo uma mensagem de conscientização sobre abuso sexual.

Kaline 16/03/2021

Dolorosamente necessário
A história de "Vidas Roubadas" aborda um assunto polêmico, doloroso e humilhante, mas ao mesmo tempo extremamente necessário, pois a sociedade precisa falar sobre.
A autora Joseli Medeiros traz a história torturante e sofrida de Sabrina e Stella, duas irmãs que são abusadas pelo padrasto sem que a mãe tome conhecimento do fato. Primeiro Sabrina, a mais velha das irmãs sofre calada 5 anos terríveis de estupro e, posteriormente, Stella, levando a história a um final surpreendente.

Foi muito difícil a leitura do livro, teve momentos que eu senti muita raiva, desespero e impotência. Falar sobre estupro é algo terrível, mas é mil vezes pior quando acontece com crianças e adolescentes que deveriam ser protegidas por seus pais, no caso das personagens da história, pela mãe. Uma mulher omissa, equivocada e completamente egoísta.
Achei uma atitude muito corajosa da autora abordar abuso sexual em seu livro de estréia e a parabenizo muito por isso. Ela conduziu a história com muita responsabilidade e cuidado, isso eu pude perceber do começo ao fim. É pesado, porém dolorosamente necessário falar sobre isso.

Ana Bernardes 04/04/2021

Um pesadelo que é real para muita gente
Uma mulher começa a namorar novamente após a morte do marido. Ela mora com dias filhas e passa a viver com essa nova pessoa dentro de casa que em pouco tempo se mostra um verdadeiro predador e que vai transformar a vida das garotas em um pesadelo.

O mais triste de tudo é que isso acontece na vida real e ao longo do livro dados a esse respeito são também relatados.

Achei muito bem escrito, é difícil de digerir, mas acho que a intenção é essa mesmo. Só achei a indicação para maiores de idade 12 anos não ideal, acho que deveria ser maior.

Recomendo para quem quer ter mais empatia com o próximo ou reconhecer a realidade de muitas garotas e que não é culpa delas.

Adriana781 07/04/2021

Vidas Roubadas
Anos depois de perder o pai, Sabrina viu sua vida virar de cabeça para baixo quando a mãe levou seu namorado Adalberto para ir morar em sua casa, desde o início Sabrina não gostou, porém sua mãe e sua irmã Stella estavam felizes. Porém quando Sabrina estava com 13 anos o padrasto se aproveitou da ausência da mãe para concretizar o ato mais repugnante na vida de uma menina. E esse ato não parou, pois ele ameaçou fazer o mesmo com sua irmã.
Um dia Sabrina descobre que o padrasto fez o mesmo com sua irmã,nessa hora ela toma uma decisão: contar tudo para sua mãe.
Será que a mãe vai acreditar?
Lhe convido a ler e conhecer tudo, pois são relatos que muitas vezes nem chegam a ser denunciados pois acontecem dentro do lar onde essas crianças deveriam ser protegidas.
Será uma leitura que trará emoções fortes, mas que são necessárias para ficarmos mais atentos a tudo que pode acontecer bem próximo de você.

Pedro|@escuna.literaria 13/04/2021

O que achei do livro "VIDAS ROUBADAS: DE QUEM É A CULPA?"
Bom, gostei muito da leitura. Adorei poder participar da LC desse livro e super recomendo. Ele é um livro que aborda o abuso de menores, de uma forma que é possível ver a realidade das vítimas, como elas se sente e como, muitas das vezes, são vistas como as culpadas. A autora Joseli Medeiros escreve muito bem e merece os nossos aplausos pelo trabalho magnífico que fez. Parabéns!!!

Samantha.Baggio @leiturassa 20/04/2021

Extremante real!
Um livro forte, realista, que aborda abuso infantil/juvenil, maus tratos, abandono, entre outros..
Uma leitura necessária pra todo mundo, muitas pessoas ainda acham que não existe, que não acontece, ou aquele famoso " comigo não acontece".
É um baque enorme, da um desespero, uma tristeza, porque sabemos que o que está escrito acontece e as vezes até pior do que está descrito e a raiva que me deu da mãe das meninas não está descrito que vergonha ?
São vidas interrompidas, sonhos quebrados, inocência roubadas, e o pior é que a pessoa errada se acha certa e a certa se acha errada e quase sempre se sente desamparada, precisam amadurecer na marra e da pior forma.
Precisamos estar atentos, ter informação e não deixar isso passar despercebido.

Clau Melo 03/06/2021

Muito bom para refletir...
Muito bom para refletir...

Adam.Mattos 07/06/2021

Livro necessário
A escrita da autora Joseli Medeiros é incrível. O livro flui de uma maneira impressionante. Não comece se não puder terminar imediatamente. O livro é curto, mas cheio de conteúdo. É uma história que infelizmente ocorre todos os dias. A própria autora intercala a história com dados revoltantes e verdadeiros sobre abuso infantil. A cada 11 minutos uma criança é abusada e em mais de 80% dos casos o abusador está dentro de casa. Isso me embrulhou o estômago. Eu não vou dizer que o livro tem gatilhos, pois se alguém ler e se identificar, procure ajuda imediatamente!!! Essas coisa não podem ser normalizadas, não podem continuar acontecendo, e esse livro deveria ser lido por TODXS! Por ?pais?, ?padrastos?, ?tios? abusadores. Entre aspas, pois quem faz isso não merece título diferente de asqueroso. Mas esse livro pode mostrar pra esses seres, o dano que causam nas pobres vítimas. Deveria ser lido por todas as mães, para aprenderem a identificar e não colocar qualquer um dentro de casa. Enfim, é um livro difícil, mas necessário, e que pode salvar vidas! Palmas à autora! ???

Diego.Rates 27/04/2022

Um tapa na cara necessário.
Nessa história, acompanhamos a história de uma criança de 13 anos que passa por abusos por parte do namorado de sua mãe. O ponto de vista, que é contado a partir da criança, deixa a história bastante envolvente, assustadora em vários momentos e a obra aproveita para expor alguns fatos sobre a realidade que se propõe a retratar.

O tom do livro é excelente e condiz perfeitamente com o que está sendo contado. As personagens são bem desenvolvidas, em especial a protagonista e sua irmã e o principal mérito da obra é a forma que as consequências vão sendo expostas em uma espécie de efeito borboleta, onde o ciclo do abuso vai se tornando pior e afetando profundamente a vida de muitas pessoas. Valores invertidos e visões hipócritas também são trabalhadas no decorrer dessa obra, o que nos deixa indignados ao percebermos que esse é o mundo em que vivemos, mas ainda assim, de forma excepcional, a escritora consegue trazer o sentimento de esperança, a luz no fim do túnel, que mesmo que seja pequena, ainda está lá.

O livro é espetacular, a história é marcante, impactante, extremamente realista e a mensagem passada é necessária.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6