VIDAS ROUBADAS

VIDAS ROUBADAS Joseli Medeiros

Resenhas - VIDAS ROUBADAS: DE QUEM É A CULPA?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mistória Literária 05/08/2022

Profundo e perturbador
????? ???????? - De quem é a culpa ?
(Joseli Medeiros - Flyve)
??????????

??: Estupro, abuso sexual, pedofilia, suicídio.

?A cada 11 minutos uma criança é violentada no Brasil. 85% dos casos não são denunciados.? Com esses dados chocantes iniciamos a resenha de um livro que vai abordar um tema super importante: O abuso sexual de crianças e adolescentes.

Primeiro, quero parabenizar a autora por colocar todos os gatilhos no início da obra ! Vidas Roubadas é um livro pesado e mostra todas as faces do abuso sexual infantil : como tudo começa, as consequências na vida das vítimas e dados reais sobre a situação no país.
Em suas 84 páginas a autora explorou o trazendo dados, estatísticas e o que diz a lei sobre o delicado assunto.
Somos apresentados a Sabrina e sua irmã Stella que terão suas vidas viradas do avesso após a chegada do padrasto e tudo na história é chocante porém, temos que lembrar que apesar de ser um livro de ficção a obra reflete a realidade de incontáveis crianças que são violentadas dentro de casa, pelo pai, padrasto, avô, tio ou qualquer homem do convívio familiar.
A narrativa é fluida, direta e deu pra ler bem rápido, apesar de ser um tema pesado e impactante. Que ?Vidas Roubadas? sirva para refletir sobre o machismo, as consequências que um abuso causa na vida das vítimas e principalmente: nunca culpabilizar a vítima !
Precisamos cuidar e proteger as nossas crianças.

Livros e Ivaílton 18/07/2022

"Temos visões diferentes do que é felicidade."
Como um livro curto, 84 páginas, pode relatar tamanho sofrimento?

Em "Vidas Roubadas", Joseli Medeiros criou uma história extremamente triste e que acontece até nos dias atuais. Com personagens ficcionais e fatos reais, fui inserido na história. Esse livro fala sobre situações vivenciadas por crianças e adolescentes que, em muitos casos, não recebem amparo ou tem conhecimento da situação.

A leitura é muito fluída e, mesmo que o tema seja pesado, este deveria ser lido por todos. Assim podem ter uma noção do que muitas pessoas passaram ou passam diariamente.

Através de diálogos simples e sem rodeios, conheci a história de Sabrina e sua irmã Stella, de forma tão real que senti uma angústia enorme só de imaginar qualquer pessoa na situação em que o livro narra. E isso só me fez pensar no quanto crianças, adolescentes e mulheres sofrem diante a esta sociedade.

Joseli também mostra que vítima é vítima, independente da situação. E a solução para que o pior não aconteça e ou continue a acontecer, é a informação. As crianças precisam ser orientadas pelos pais, parentes e escolas sobre o que é abuso sexual e como proceder. Para não se tornar mais uma vítima.

O aborto deve ser uma escolha unicamente da vítima violentada e não dá sociedade. Esse assunto foi tratado no livro e o resultado foi por consequência de terceiros.

?? Atenção: contém violência, estrupo, abuso de menores, tentativa de suicídio.

Mille Caetano 04/06/2022

Um livro que retrata a realidade de muitas crianças e adolescentes, doloroso de ler porque sabemos que é algo real. A vítima quase sempre é o culpado e o culpado é deixado de lado. Inversão de valores, a criança precisa provar que sofreu abuso e muitas vezes a família vira as as costas pra elas. A Joseli escreveu e relatou muito bem, um livro curtinho mas cheio de emoção.

Alana.Michele 03/06/2022

Impactante
?Vidas roubadas? é um livro de não ficção que conta a história de Sabrina Brandão, que aos 13 anos foi estuprada pelo seu padrasto.

Desde que foi apresentada a ele pela sua mãe ela sempre resistiu quanto a ideia de ter um ?substituto? do pai, que faleceu quando ela ainda era uma criança. Conforme foi crescendo ela foi se acostumando a presença dele, até que começou a perceber olhares diferentes e toques discretos. Então o pior aconteceu.

?Aos treze anos, tive uma experiência que me marcou para o resto da vida, não esperava por isso. Para todas as garotas da minha idade, é o dia mais esperado, é como esperar os dezoito anos, a gente acha que um mundo vai se revelar aos nossos olhos. Bem, talvez para algumas garotas seja isso mesmo. O mundo que revelou a mim, não gostei nem um pouco, e não desejo a ninguém.?

Não aguentando mais a situação, Sabrina decide que ao fazer 18 anos irá sair de casa e começa a juntar dinheiro. Até que ela descobre que sua irmã mais nova, Stella, também está sendo abusada. Esgotada da situação e com raiva, ela decide contar tudo para mãe, mas seu padrasto já chegou na frente primeiro. Para não ser rechaçado, ele conta a mãe de Sabrina que ela o seduziu e teve relações sexuais com ele. É aí que a mãe explode e a expulsa de casa, culpando-a por supostamente se oferecer ao seu namorado.
O pior é que infelizmente isso ainda é comum. Muitas mães preferem acreditar na versão dos seus parceiros a simplesmente abrir os olhos e ver o que está bem debaixo do seu nariz.

?Se nem a minha mãe acreditou mim, por que vocês acreditariam??

Sabrina fica desolada, todas passaram a culpá-la. O que ela fez de errado? O que ela fez para merecer isso?

Vidas roubadas é sobre a perda da inocência, virtude e alegria, que leva a vítima a deixar de viver e simplesmente sobreviver, perambulando como alma sem rumo.
A leitura é angustiante e triste, porém necessária. Quantas Sabrinas e Stellas precisarão passar por isso até que o agressor finalmente seja punido?

?A cada 11 minutos uma criança é violentada no Brasil. 85% dos casos não são denunciados?.

O livro contém gatilhos: Abuso sexual, chantagem emocional, estupro de vulneráveis, violência e suicídio.

Juliana 30/05/2022

Angustiante e preciso.
Não tenho nem palavras para descrever o quanto esse livro mexeu comigo.
Não sou uma pessoa de se abalar com conteúdos fictícios, mas "Vidas Roubadas" conseguiu abalar as estruturas por aqui.
A começar pelo início da trama, quando a mãe das irmãs Sabrina e Stella resolve entrar num novo relacionamento após ficar viúva. Como uma pessoa filha de pais separados e que viveu esse entra e sai de padrastos em casa, afirmo que os sentimentos de Sabrina (a narradora da primeira parte da história) foram descritos da forma mais crua e real possível, o que me causou um desconforto com o seu relato desde o início.
Infelizmente, a história das irmãs é semelhante às de muitas meninas não só brasileiras, mas no mundo todo. Apesar do final emocionante, terminei o livro com um nó na garganta e uma tristeza imensa por lembrar do que muitas crianças passam todos os dias.
Claro que, tudo que falei, está relacionado ao conteúdo do livro. A escrita da autora é imersiva, com todo realismo necessário, e conseguiu me angustiar como poucas vezes conseguiram.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 29/05/2022

Resenha: Vidas Roubadas | Joseli Medeiros
Vidas Roubadas De que é a culpa? é um romance escrito pela autora Joseli Medeiros, corresponde a Editora Flyve do selo da Voe, sendo de literatura nacional. Eu recebi o ebook da própria escritora e em troca dessa resenha que eu fiz ela também fará do meu livro O Universo das Rimas.

"Desculpe não compartilhar dessa noite feliz."

AVISO esse livro possui os seguintes gatilhos: Abuso sexual, chantagem emocional, estrupo de vulneráveis, violência e suicídio.

"Minha mãe iria se arrepender por não me ouvir."

Essa obra é sobre uma morte prematura do pai, a mãe dela coloca outra pessoa para morar com eles, na vida de Sabrina. O namorado dela fará sua vida um pesadelo com isso acontecerá os gatilhos citados mas acima de tudo esse livro traz muitas reflexões e mensagens sobre esses assuntos abordados. Com prefácio escrito pelo autor Adam Mattos, um livro bem impactante e fundamental para a literatura.

"Eu quero ficar sozinha."

Eu gostei desse livro, a leitura foi bem fluída e rápida , apesar do conteúdo forte os gatilhos não me atingiram mas se você sabe que te atinge não indico a leitura pela tua saúde mental, Esse livro está disponível no site da Editora e na Amazon. E é muito bom livro e eu indico com algumas exceções citadas acima.

"Quero você fora da minha casa agora!"

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2022/05/resenha-vidas-roubadas-de-quem-e-culpa.html

Nicole 17/05/2022

Emocionante
A autora retrata com muita seriedade um caso de abuso dentro de casa, como acontece na maioria das vezes, e mescla a narração da jovem vítima com informações importantes sobre os casos reais. O livro emociona e nos faz refletir sobre quem é/são os verdadeiros culpados, além, é claro, do próprio abusador: a mãe negligente e a sociedade machista?
Gosto da sinceridade da narradora, que não esconde sua raiva/asco do abusador e da própria mãe quando esta escolhe ficar do lado de tal homem em vez de acreditar na própria filha. Infelizmente é uma realidade muito comum. O livro serve, portanto, de alerta. Um tema espinhoso, porém muito necessário.

Bella.Novaes 09/05/2022

necessário e importante
?eu vou tomar um banho, minha querida. não conta a ninguém, pois sua mãe não suportaria saber que as duas pessoas que ela mais ama estão lhe traindo?

o livro é bem pesado e explícito, você sente a agonia da Sabrina junto com ela diante do ato.

este não é um livro acolhedor ou com plot twists, este é um livro de reflexão. as frases de início de capítulo que a autora coloca são necessárias e fortes, reais e dolorosas.

?talvez tenha sido ali que cometi o primeiro erro, quando, ao invés de contar a verdade, menti para minha mãe?

pensamos que ao sofrer algum tipo de abuso a mãe ficará por perto e acolherá, mas nem sempre essa é a realidade. e é extremamente triste pensar que existem sim mães que acreditam no cara que acabou de entrar em casa do que na própria filha e ainda a expulsa de casa. esse ciúme e desconfiança recorrente em muita casa, e é tão triste?

?a cada 11 minutos uma criança é violentada no brasil. 85% dos casos não são denunciados?

deixo minha palavra final dizendo que é um livro necessário, é importante a leitura, mas não é um livro feliz, porque infelizmente ele é real.

Samara638 03/05/2022

Sabrina sente uma imensa falta do seu falecido pai, Stella já não teve a oportunidade de conhecê-lo, para ter lembranças.
Adalberto, namorado da sua mãe, começa a conviver com elas. Sabrina deixa claro que não concorda com a decisão de sua mãe, Stella demonstra felicidade com a possibilidade da figura "paterna".
O mundo de Sabrina vira de ponta cabeça, quando em um dia, sozinha em casa, Adalberto se aproveita da situação e começa a abusar sexualmente dela, caso ela contasse para alguém, ele faria o mesmo com sua irmã.

O assunto abordado no livro é muito forte e necessário. Foi dolorido acompanhar a tragédia na vida das duas irmãs, fiquei com um ódio mortal da mãe delas.
Como ela não percebeu a mudança de comportamento?
E o triste é saber que casos assim são muito frequentes.?
Indico muito a leitura.

Laine @pagesandseasons 29/04/2022

Um alerta extremamente necessário!
Ao contar a história de duas irmãs que tem o seu mundo transformado com a perda de um pai e a substituição por um padrasto nada confiável, Joseli escreve sobre a expl0raçã0 se'xu'al infantil com responsabilidade, utilizando de dados reais e sem romantização, com o objetivo de chocar o leitor e chamar atenção para a gravidade da situação.

Foi uma leitura muito intensa, levei horas para digerir tudo que aconteceu com essas irmãs. Perceber como a irresponsabilidade e ausência da proteção materna foi essencial para que toda a fatalidade acontecesse, não foi fácil.
Ver a preocupação de Sabrina e tudo que ela foi capaz de aguentar por amar e querer proteger a irmã mais nova, me deixou uma sensação agridoce.

"Vidas Roubadas: de quem é a culpa?" é um pedido de socorro de milhares de crianças que sofrem essa vi0lênci4 diariamente e, assim como Sabrina e Stella, são silenciadas com ame'aças e jogos psic0lógic0s.
Graças ao livro, hoje olho para as crianças com um olhar mais atento, procurando sinais que possam indicar algo errado.

Diego.Rates 27/04/2022

Um tapa na cara necessário.
Nessa história, acompanhamos a história de uma criança de 13 anos que passa por abusos por parte do namorado de sua mãe. O ponto de vista, que é contado a partir da criança, deixa a história bastante envolvente, assustadora em vários momentos e a obra aproveita para expor alguns fatos sobre a realidade que se propõe a retratar.

O tom do livro é excelente e condiz perfeitamente com o que está sendo contado. As personagens são bem desenvolvidas, em especial a protagonista e sua irmã e o principal mérito da obra é a forma que as consequências vão sendo expostas em uma espécie de efeito borboleta, onde o ciclo do abuso vai se tornando pior e afetando profundamente a vida de muitas pessoas. Valores invertidos e visões hipócritas também são trabalhadas no decorrer dessa obra, o que nos deixa indignados ao percebermos que esse é o mundo em que vivemos, mas ainda assim, de forma excepcional, a escritora consegue trazer o sentimento de esperança, a luz no fim do túnel, que mesmo que seja pequena, ainda está lá.

O livro é espetacular, a história é marcante, impactante, extremamente realista e a mensagem passada é necessária.

Adam.Mattos 07/06/2021

Livro necessário
A escrita da autora Joseli Medeiros é incrível. O livro flui de uma maneira impressionante. Não comece se não puder terminar imediatamente. O livro é curto, mas cheio de conteúdo. É uma história que infelizmente ocorre todos os dias. A própria autora intercala a história com dados revoltantes e verdadeiros sobre abuso infantil. A cada 11 minutos uma criança é abusada e em mais de 80% dos casos o abusador está dentro de casa. Isso me embrulhou o estômago. Eu não vou dizer que o livro tem gatilhos, pois se alguém ler e se identificar, procure ajuda imediatamente!!! Essas coisa não podem ser normalizadas, não podem continuar acontecendo, e esse livro deveria ser lido por TODXS! Por ?pais?, ?padrastos?, ?tios? abusadores. Entre aspas, pois quem faz isso não merece título diferente de asqueroso. Mas esse livro pode mostrar pra esses seres, o dano que causam nas pobres vítimas. Deveria ser lido por todas as mães, para aprenderem a identificar e não colocar qualquer um dentro de casa. Enfim, é um livro difícil, mas necessário, e que pode salvar vidas! Palmas à autora! ???

Clau Melo 03/06/2021

Muito bom para refletir...
Muito bom para refletir...

ritita 21/04/2021

Tristíssimo. Dolorido.
Emocionada com a quantidade de livros nacionais bons que tenho encontrado na minha busca.
Este livro é para poucos - os fortes. É mais que um soco no estômago, é uma facada no coração.
Narrativa dramática de início ao fim, ainda bem que o livro é curtinho, mas com gatilhos doloridos e crus sobre assédio infantil - pedofilia, onde as vítimas sempre são consideradas culpadas até que se prove o contrário.
E quando se prova aí mesmo é que dói no corpo, na alma, no coração.
Mesmo que no avanço dos capítulos exista uma mensagem de conscientização deste tipo de crime nada, absolutamente nada nos prepara para o final que fica em aberto, mas dá uma ideia do ocorrido.
Ainda que conhecendo a nossa justiça lenta e omissa para pobres, não sei se tomaria as mesmas atitudes.

Samantha.Baggio @leiturassa 20/04/2021

Extremante real!
Um livro forte, realista, que aborda abuso infantil/juvenil, maus tratos, abandono, entre outros..
Uma leitura necessária pra todo mundo, muitas pessoas ainda acham que não existe, que não acontece, ou aquele famoso " comigo não acontece".
É um baque enorme, da um desespero, uma tristeza, porque sabemos que o que está escrito acontece e as vezes até pior do que está descrito e a raiva que me deu da mãe das meninas não está descrito que vergonha ?
São vidas interrompidas, sonhos quebrados, inocência roubadas, e o pior é que a pessoa errada se acha certa e a certa se acha errada e quase sempre se sente desamparada, precisam amadurecer na marra e da pior forma.
Precisamos estar atentos, ter informação e não deixar isso passar despercebido.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6