Anicejara e a pedra do trovão

Anicejara e a pedra do trovão Rodrigo Santos

Resenhas - Anicejara e a pedra do trovão

@cemlivros 19/05/2023

Folclore brasileiro
Esse livro me surpreendeu positivamente! Pensei que era fantasia, mas pelo contrário, trata-se do folclore brasileiro, com todos seus mitos, crenças e lendas urbanas. Vamos encontrar lobisomens, curupiras, caaporas, e claro, o Saci Pererê. Acompanhamos Anicejara em uma trajetória heróica para salvar o poder da pedra do trovão que protege sua aldeia desses seres míticos, junto a Niara, uma outra guerreira da sua tribo. O final tem um plot twist sensacional, eu não esperava. Aprendi muito com esse livro. Recomendadíssimo!
Rodrigo 17/07/2023minha estante
Feliz demais em ter sido uma boa surpresa para você!!!

Fatima 10/04/2023

Gosto de quero mais!
Livro que conta a história de Anicejara em sua jornada de descobertas sobre sua origem e em busca de soluções para proteger sua aldeia.

A história é permeada por aparições de seres do nosso rico folclore e complementada por ilustrações que ajudam a visualizar algumas das criaturas que não são tão conhecidas.

A leitura é super rápida e a forma de escrita me lembrou a estrutura dos contos indígenas.

Apesar de saber que se trata de uma leitura infanto juvenil e por esse motivo não ser tão detalhada e aprofundada em algumas questões, queria que a história se desenvolvesse mais em alguns pontos.

Fui uma leitura gostosa que me deixou com gosto de quero mais. Em breve lerei a continuação.

Apoiem a literatura nacional! Vale a pena!

Uma ótima leitura para ser feita junto com crianças.
Rodrigo 17/07/2023minha estante
Muito obrigado por essa resenha!

Mayara.Francine 31/12/2022

Narrativa envolvente
Adorei a maneira como Rodrigo Santos envolve os leitores nessa história, trazendo aspectos marcantes da personalidade de cada um dos personagens e nos convidando a percorrer juntos a jornada. Além de ensinar sobre folclore brasileiro. Recomendo muito a todos, especialmente, crianças e jovens.

Antigo 06/07/2022

Entrou para os meu Favoritos
Ler Anicejara foi uma experiência fabulosa para mim, amo nosso folclore e vê-lo através de histórias tão incríveis quanto essa me deixa imensamente feliz.

Recomendo muitoooooo e já estou curiosa com as próximas aventuras desse personagem maravilhoso!

Aryane 06/04/2022

Uma aventura brasileira
Adorei ler este livro, a leitura foi muito fluída. A sensação que tive ao ler, me lembrou um livro que eu li e reli durante a minha infâcia que era do autor Ganymedes José.
Assim como o livro da minha infância já terminei esse querendo reler, é um aventura perfeita, você torce pelos personagens, se alegra e se entristece junto com eles.
Só gostaria que o livro fosse mais longo.

jotaefesanchez 20/02/2022

Li este livro com minha filha de 7 anos.
Gostamos da aventura que ele retrata e, principalmente, das referências folclóricas que utiliza.
A trama é desenvolvida de maneira coerente e dinâmica, com texto simples e direto.
Para meu gosto pessoal, faltou um pouco de desenvolvimento de um estilo de escrita mais pessoal, mais próprio do autor, de forma a ficar algo realmente único do ponto de vista da estrutura e forma. Mas isso não é um demérito geral da obra, apenas uma opinião pessoal, sem qualquer base técnica.
A forma como a história se fecha e permite a imaginação de coisas além é bem vinda e esse universo do folclore brasileiro abre muitas portas para o autor.
Que venham outras aventuras!

Fernanda3529 06/02/2022

Poderia ser muito melhor
Fora a história abordar mitologia indígena e as ilustrações serem muito bonitas, não vi mais pontos positivos nesse conto. A escrita é extremamente simplista, tão pouco descritiva que é difícil imaginar uma cena por completo, sem dizer algumas passagens que não fazem sentido (como a Iara secando as lágrimas de baixo d'água???). Enfim, me decepcionei.

Juliana.Santos 11/08/2021

Um conto incrível!
Anicejara tem quatorze anos e só queria conquistar o amor do pai. O jovem sempre foi tratado de forma muito dura e fria por Abaeté, o Pajé da tribo Guarainã.
A mãe do menino morreu no dia do seu nascimento e desde então Abaeté mantém o filho distante e muito ocupado.
Anicejara começou a frequentar a escola de guerreiros aos três anos. Ele era o mais novo da turma, pois a maioria dos curumins só começava a estudar a arte da guerra aos seis e mesmo assim, Abaeté cobrava que o filho fosse sempre o melhor da turma.
Infelizmente, o Pajé não tinha escolha.
De acordo com uma antiga profecia, em breve, a Pedra do Trovão escureceria e
Guarainã perderia sua maior proteção. A magia da Pedra do Trovão impede que lobisomens, caaporas e curupiras, se aproximem da tribo.
A Profecia também diz que Anicejara salvará toda a Aldeia.
Será que o indiozinho vai estar preparado quando esse dia chegar?

site: https://www.instagram.com/p/CSWiKvGLp9-/

Jessi Dante 21/06/2021

Fantástico
Uma história incrível e envolvente narrada pelo Pajé de uma aldeia indígena.
Os personagens principais (Anicejara e Niara) partem em uma missão para salvar a tribo e no caminho podemos acompanhar o crescimento e a evolução pessoal dos dois.
Com belíssimas ilustrações, que descrevem fielmente o que se está lendo, o conto nos transporta para uma realidade repleta de seres místicos, desafios e muitas aventuras.
A leitura é bem clara e fluída, ótima para crianças, pois os capítulos são curtos.
Recomendo a leitura para todos que gostam deste universo de lendas e contos.

site: https://www.instagram.com/p/CMSHQcqg6IP/

@dimaslivros 07/05/2021

Nacional de respeito
Eu adorei esse livro. É o primeiro que eu leio de ficção folclórica e gostei muito desse gênero.

Daí já fico pensando que os internacionais fazem tanto sucesso aqui no Brasil pelo hábito de consumo que temos, porque imagina onde um livro com esse potencial chegaria, caso ele tivesse todo o investimento que uma obra da J. K. Rowling tem?!

É claro, o livro ainda precisa de uns pequenos ajustes, mas nada que chegue a comprometer experiência de leitura.

Adorei, recomendo e dei Feedback construtivo para o autor no Instagram!

Recomendado para curar ressacas. ???
Vamos ler mais nacionais?!

Yara Prado 06/03/2021

Muito bom encontrar um livro que fale sobre o folclore brasileiro e, ao final, ainda explique cada personagem citado.

Gostei de como a história foi construída e tenho certeza que jovens leitores irão gostar também.

PS: Niara melhor personagem