Aristotle and Dante Dive into the Waters of the World

Resenhas - Aristotle and Dante Dive into the Waters of the World

1 | 2 | 3 | 4

Stella198 04/05/2024

Chorei diversas vezes
A relação do Aristóteles com o pai dele me incomodava tanto no primeiro livro e, nesse segundo, me conquistou profundamente. A relação de amizade e crescimento pessoal do Ari é como realmente acompanhar o crescimento de alguém que antes você só conseguia sentir dó e, agora, ela te traz muito orgulho.

Beto 29/03/2024

Esse é um dos piores livros que li nos últimos anos.

Muito engraçado pois contrasta com o primeiro que figura entre meus favoritos.
Acho que o autor perdeu a mão nesse título, não me lembro do primeiro ser tão meloso, tão mamão com açúcar como este. Talvez pelo fato de o ter lido há muitos anos, sem a maturidade literária que hoje tenho.

O comportamento dos personagens, principalmente dos secundários são muito irreais, decisões e diálogos muito fora da realidade, sempre com um sentimentalismo barato que não existe na vida real.
Em especial destaque para a cena mal idealizada e pessimamente escrita do racismo da professora, a forma do diretor lidar com os alunos, além do comportamento dos pais dos personagens que mais parecem amiguinhos da escola do que de fato os genitores.

Péssimo!!!
Foi um parto terminar esse livro! Depois desse Passarei longe de YA por um tempo.

Samuel Custódio 14/12/2023

Navegar nas marés de Aristóteles e Dante foi um aprendizado
Sinto a necessidade de começar declarando que, até o momento, esse é o livro mais delicado e sensível que eu já li, e talvez um dos livros que mais me ensinaram.

"Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo", traz, por sua vez, um relacionamento já em andamento, porém novo e eufórico, mas também com receios de viverem um amor em uma sociedade muito menos preparada e receptiva ao amor entre dois garotos.

Benjamin Allire Sáenz foi simplesmente genial ao escrever essa continuação de "Aristóteles e Dande Descobrem os Segredos do Universo". Sáenz apresentou neste livro uma escrita super poética (e dosada), desenvolvendo e apresentando personagens que são muito bem construídos, com camadas e interessantes de acompanhar.

Abordar assuntos delicados e, ainda assim, manter leveza, o tom apropriado e conseguir espaços para ensinar sem ser pedante não é uma tarefa fácil. E nisso, eu digo que Benjamin Allire Sáenz foi absolutamente preciso!

Uma das melhores continuações que eu já li, escritas também. Vejo que, logo, logo, terei que ler mais livros de Sáenz! Que espetáculo de livro.

bella 20/11/2023

Li o primeiro livro anos atrás e sempre me prometi a ler o próximo, aí fui adiando, adiando, mas agora enfim peguei.

Foi okay, eu já esqueci bastante coisa o que mostra o quão imemorável foi kkkkk

Enfim eu gosto de livro solto sem muito plot, que é praticamente esse aqui. Foi lindo ver o desenvolvimento do Ari virando gente kkkkkk, sério, o relacionamento dele com os pais melhorando foi bem bonito de acompanhar. Acho que o amadurecimento e a adolescência é muito bem retratada nesse livro. Gostei como romance nem foi muito importante, e como ele melhorou até suas amizades, foi bem legal.

Mas algo que me irrita muito nesse livro é como primeiro, chega a ser irreal e forçadíssimo como tudo gira em torno do Ari nesse livro, tipo todos os personagens circulam em volta dele, tudo é sempre sobre ele em situação muito irreais sabe? Eu sei que ele é literalmente o protagonista mas parece que o mundo não existe sem ele. São eventos muito aleatórios que não acontecem na vida real sabe, então irrita.

Outra coisa é que todos os diálogos precisam ser extremamente profundos e as pessoas precisam chorar o tempo todo. Meu Deus do céu relaxa. Não tem uma conversa normal de pai e filho.

(SPOILEEER) Falando no pai, achei a morte muito desnecessária. Só pra acontecer alguma coisinha e pra colocar na sinopse que ele enfrentaria um grande desafio de luto e não sei o que. Mas achei bem do nada e nem achei o luto bem desenvolvido. Foi na verdade muito estranho como ele acorda no hospital depois de perder o pai e já tá batendo papo e rindo com o médico ???? Muito esquisito.

Enfim foi um livro divertidinho, mas não achei que é uma NECESSIDADE ler ele. Foi ok

Solilapin 21/10/2023

Um coming of age superficial.
Apesar da polêmica, gostei do primeiro livro, mas esse foi uma enorme decepção.
1. O autor tentou fazer algo profundo e significativo jogando o máximo de assuntos possíveis superficialmente, sem dar profundidade nenhuma, tornando aspectos sérios em coisas triviais.
2. O autor tentou passar esse sentimento de que o Ari é um adolescente deslocado, fechado e pensativo, mas só deixou ele chato e transbordando ?não sou como os outros garotos?.
3. É perceptível a tentativa de criar um coming of age marcante como ?as vantagens de ser invisível ?, mas o que o livro apresenta é só uma bomba de assuntos importantes adicionados aleatória e forçadamente no meio dos capítulos sem nenhum desenvolvimento.
4. Nada de impactante acontece, é literalmente só o protagonista sendo chato.
5. É perceptível o desespero do autor em criar algo marcante, só fazendo mais do mesmo que encontra-se por aí de forma mil vezes pior.

Jhon67 10/10/2023

Perfect
I just love how intricate and beautiful the relationship between Ari and Dante is. I can't say exactly what I felt in various parts of this book, but I can say that I will always remember what I felt and what I read.
I have never cried so much over a book as I did over this one. However, I have never laughed or smiled so much because of a book.
Certainly, the best thing, for me, is that the author didn't forget that Ari and Dante were young and, therefore, they made mistakes and learned from them.

Rony 18/09/2023

Cartógrafo menos experiente
De forma geral sinto que apenas repetirei o que outras pessoas já disseram por ser a mais pura verdade: o livro é bem mais longo do que o necessário.

Toda a habilidade de síntese que o autor demonstrou no primeiro não foi usada aqui. Lá ele soube explorar os tópicos sem esgotá-los, de forma criativa e falando de múltiplas coisas em um movimento único.
Aqui ele apresenta os assuntos de forma pouco orgânica, chegando a soar preguiçosa e pouco inspirada por vezes, e repete alguns temas à exaustão sem ter insights novos, meio que só pra permitir que TODOS os personagens deem sua opinião sobre tópico Y ou Z.

Tem bons momentos e boas reflexões, mas elas ficam diluídas em um livro que empurra a jornada mais do que deveria. Pra alguém que fala tanto de mapear as coisas, parece que o autor se esqueceu de mapear melhor sua narrativa para potencializar o seu discurso e suas personagens. Nos agradecimentos ele diz como esse foi o livro mais difícil de sua carreira e, infelizmente, essa dificuldade se torna evidente no resultado final.

Ainda assim, sinto que li num momento em que algumas coisas dialogaram comigo de forma bem próxima, além de ter aproveitado bem algumas dinâmicas de personagens.

Maria 11/07/2023

Aristóteles?
Amo como ler os pensamentos do Ari é quase como ler os meus. Isso faz eu nunca me cansar do livro.
Eu amo o Ari de paixão e vou morrer de saudades dele

Isabela 27/06/2023

Muito enrolado
Eu amo o primeiro livro de Aristoteles e Dante então me senti na obrigação de ler essa sequência, mas já aviso que preferiria não ter lido (o fato de eu ter começado em fevereiro e só terminado em junho já é aviso o suficiente).

O livro em si não tem nada de ruim como furos no plot ou coisas do tipo, mas também não tem nada de bom, nada emocionante, nada que te prenda e te faça realmente amar aqueles personagens e aquela história. Honestamente uma das coisas que mais me prendeu ao livro foram os personagens secundários (Cassandra, Susie, Gina e os pais deles, pra ser mais específica).

Além disso o livro tem 578 páginas quando podia tranquilamente ter umas 300, o autor enrola muito e acho que em alguns momentos ele pensou que estava escrevendo um livro de poesia, porque tinham parágrafos inteiramente formados de frases de efeito clichês (o que não me incomodaria tanto se acontecesse algumas vezes, mas acontecia literalmente a cada 2/3 páginas).

O casal principal continua sendo extremamente fofo e amável mas acho que a experiência de ler esse livro tirou um pouco da magia do primeiro, não recomendaria a leitura.

Mssamuca 21/04/2023

Fiquei receoso para ler essa sequência logo após ter me apaixonado pelo primeiro livro. Achei que pudesse ser mais uma sequência vazia, apenas para gerar dinheiro. Mas não, é o total contrário; esse livro além de aprofundar seus personagens de maneira incrível, ainda trás reflexões bem profundas.
Podemos dizer que o primeiro livro era adolescência dessa história e o segundo sua fase adulta.

manu 14/04/2023

Apesar das diferenças ainda foi muito parecido com o primeiro em questão de trajetória. gosto muito do desenvolvimento de ari aqui, mas ainda assim foi como ler o livro 1 com algumas poucas mudanças.

Carol 14/03/2023

Que decepção
Depois de um ano após ter lido ?Aristoteles & Dante Descobrem os Segredos do Universo? e ter favoritado o livro no MEIO do livro de tão bom que foi, eu estava esperando bastante dessa sequência, e não recebi nada que esperava.

Particularmente acho que a história deveria ter acabado no primeiro livro e que a sequência foi meio desnecessária, mas se tivesse sido boa eu nem reclamaria, mas foi horrível.

Nenhuma reviravolta marcante, o plot inteiro era muito parado e só em volta dos AriDante. Personalidade inicial do Ari é totalmente insuportável, adolescente com alteração de humor insuportável (do nada começava a odiar o próprio namorado pq o Dante CHOROU??????)
História superficial e arrastada.
Não precisava ser tão prolongado assim pq o livro não tem conteúdo suficiente para 500 e pouco.

Minha nota só não é 0 por causa do meu amorzinho Dante e pela evolução milagrosa que o Aristoteles teve ao decorrer dessa bomba de livro.

Não recomendo, leiam só o primeiro volume e se contentem com eleKKKKKKK

Carolina 05/03/2023

Mais novo livro comfort da vida
Esse livro é tão perfeito que não sei nem como começar essa resenha direito. Um romance de aquecer o coraçãozinho, quem me fez rir e chorar e sorrir diversas vezes. Simplesmente incrível.

debinha 24/02/2023

Acabei lendo a continuação do primeiro livro meio que por consequências do destino (achei o livro fisico por 12 reais na amazon) e eu não esperava ser tão bom quanto foi
me trouxe muitas sensações gostosas de pertencimento e muitas referências que eu sinto vontade de levar pra vida, desde as histórias que o jaime contava pro ari até a vida da cassandra, enfim, achei o livro muito rico em coisas de deixar o coração quentinho
mesmo que as últimas 100 páginas tenham sido bem whatever, ainda tive 420 páginas pra amar muito

1 | 2 | 3 | 4