Aristotle and Dante Dive into the Waters of the World

Aristotle and Dante Dive into the Waters of the World Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristotle and Dante Dive into the Waters of the World

1 | 2 | 3 | 4

ana flavia 14/01/2022

Quando li o primeiro livro de Aristóteles e Dante, amei a história, e não senti a necessidade de uma sequência. Quando comecei a tal sequência, tive a esperança de que fosse boa, afinal tinha me surprendido na primeira leitura. No entanto, o sentimento de que a história podia ter parado por ali me pegou logo no início do livro, e continuou até o final.

Senti falta, principalmente, de conflitos na história, o que deixou a sensação de monotonia e de que o livro podia ter umas 200 páginas a menos. Além disso, tiveram alguns assuntos que poderiam ser desenrolados mas que foram deixados de lado, sem conclusão.

Porém, assim como o primeiro livro, esse também tem a leitura fluida, o que te prende pelo entretenimento. Assim, apesar das críticas que tive, gostei de ler o livro e acho que foi um bom uso do meu tempo.
marina.geller 14/01/2022minha estante
Terminei o primeiro ontem, tive esse mesmo pensamento.

rana.castillo 14/01/2022minha estante
No meu caso, foi um desperdício de tempo completo. Amo o primeiro livro, mas esse foi detestável

ana flavia 14/01/2022minha estante
Entendo Rana, só disse isso porque gostei da escrita, a história mesmo eu achei bem rasa

Sabrina 18/10/2021

Uma bela bagunça!
"If we?re lucky. If we?re very lucky, the universe will send us the people we need to survive."

Caras... eu genuinamente não sei por onde começar.
Primeiro: esse livro é muito grande! Há, evidentemente, várias partes que poderiam ser cortadas e não estragariam em nada a história contada aqui. Tem muita coisa desnecessária, mesmo!
Além disso, tem muita coisa que me incomodou nessa sequência - fora o fato de que, ao meu ver, ela nem precisava existir. Uma coisa que eu jamais esperava era superficialidade e, vejam só, foi o que recebi (?). O autor tentou abordar questões sobre racismo e feminismo, mas isso foi feito de uma maneira tão rasa, que chega a doer. Some-mos a isso o fato de que as "discussões" em si são bem questionáveis, e temos a receita para o desastre.
Fora isso, o autor tenta redimir a transfobia presente no livro anterior - o que eu realmente achei válido e fiquei contente em ver aqui -, porém esse livro novamente tem falas e diálogos excludentes. Enfim, fiquei chateada, mas, após alguns dos últimos acontecimentos envolvendo o autor, não me surpreendeu.
Os pontos altos desse livro são o relacionamento do Ari com os pais e o amadurecimento dele. Foi lindo acompanhar o apoio e o amor presente entre ele e os pais durante cada diálogo, aquecia demais o meu coração. A evolução do Ari é gigante, e o homem que ele se tornou é de dar orgulho (sem dúvidas, o personagem mora no meu coração).
O Dante me irritou algumas vezes durante a leitura, a sensação que tenho é de que ele não tinha maturidade para estar em um relacionamento e lidar com a frustração da quebra de expectativas que ele mesmo criou.
E, por fim, a tal da "grande perda" citada na sinopse. Sinceramente gente, o negócio acontece quando o livro já está em 75%, e é tão bobo que me deu raiva. Eu esperava que fosse algo mais profundo, e em algumas partes até foi, mas depois passa e parece que nem aconteceu??? Sério, eu esperava mais. É como se aquilo ali - que é algo super pesado - tivesse sido colocado na história só para balançar as coisas, e eu creio que poderia ter sido abordado antes e, consequentemente, de maneira mais genuína, para que o processo do luto fosse muito mais bem explorado.
Enfim, é um livro ok, mas caminha numa linha tênue com o desastre, e não chega nem aos pés do primeiro.

"No one asks to be born. And no one wants to die. We don?t bring ourselves into the world, and when it?s time for us to leave, the decision will not be ours to make. But what we do with the time in between the day we are born and the day we die, that is what constitutes a human life. You will have to make choices?and those choices will map out the shape and course of your life. We are all cartographers?all of us. We all want to write our names on the map of the world."
Sabrina 18/10/2021minha estante
Ps: Sim, eu vou só ignorar a existência dessa continuação e fingir que o primeiro livro é livro único :)

Rodolfo_Domingos 01/11/2021minha estante
Acabei de abandonar na página 205. Tenho que concordar com você que esse livro gira em torno do próprio rabo e quando o autor viu que não tinha mais salvação tacou "aquela coisa da sinopse" (peguei spoiler, o que realmente me fez ter certeza do abandono).

Sabrina 01/11/2021minha estante
Sim!!! É enrolação demais para pouco conteúdo, uma pena.

ziggy 14/10/2021

O desenvolvimento do Ari nesse livro foi algo tão bonito de se ver, ele amando e se deixando ser amado e o mais importante se aceitando e se amando, conhecendo o ari sabemos que isso é muito difícil pra ele mas mesmo assim ele conseguiu.

Esse livro, como o primeiro, traz várias lições muito lindas sobre a vida que te fazem pensar muito, lições sobre a vida, amizade, amores, morte, e também traz assuntos importantes retratados de uma forma que pelo menos pra mim, foi muito tocante e bonita.

Apesar de ter achado o livro um pouco lendo em alguns momentos eu não tiraria nada (consertaria a transfobia que teve de novo, esse velho aprende nunca) porque tudo que acontece lá acontece justamente pro amadurecimento e mudança do ari, que realmente me deixou feliz ver como ele acabou, foi como se ele tivesse renascido, ele virou um Ari totalmente diferente do Ari do 1º livro e eu não poderia estar com o coração mais quentinho com isso, esse novo Ari é incrível e eu adorei ver ele.

Gomes 02/01/2022

Uma baita de leitura leve e gostosa de se ler
Depois de ler o livro, eu percebi que o autor faz jus ao nome ?Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo?. Depois do primeiro livro (que por sinal muito bom também), Ari e Dante realmente mergulham nas águas do mundo, eles veem como meta fazer daquele mundo, que os odeia e não os apoia, um lugar que pode ser novo a ser explorado pela própria perspectiva deles. Amizade é algo incrivelmente trabalhado nesse livro, tendo também o conceito de perdão e não ter mágoas do passado. Família, mostrando os pais e Irmão de Ari e os pais de Dante, tornou-se bastante fluido, sendo um script da realidade de alguém e não simples uma história fictícia (mesmo q seja). O livro é bem trabalhado em todos seus aspectos, até mesmo considerando o fato do autor ter corrigido sua transfobia ocorrida no primeiro livro. Especialmente no meu caso, tendo em nota que foi meu primeiro livro a ler em língua estrangeira (inglês), algumas partes me despertou mais interesse do que em outras (exemplo eu ter parado de ler por ter perdido o engajamento mas eu ter voltado a ler no outro dia pelo livro ser genuinamente bom). Termino satisfeito por ter lido essa obra e feliz por ter me conectado em todas às circustâncias relatadas no livro.

Isadora.Guerra 15/10/2021

Estava esperando pelo lançamento desse livro por mais ou menos um ano. Depois que li descobri das problemáticas a cerca do livro e fiquei extremamente triste, mas não pude desligar o amor que criei por esses personagens. Então aguardei com muita ansiedade esse segundo livro, consegui o livro no mesmo dia que lançou lá fora e já fui ler (viva a pirataria) e sim dnv o autor cometeu o msm erro, mas tirando isso de lado apenas por um momento, vou falar sobre a obra prima que é essa história.
No meio dessa leitura a minha vó faleceu, e por um breve momento minha vida parou e ficou ali, mas como eu sempre lidei com todos os acontecimentos da minha vida por meio de ignorar a realidade e escapar da realidade através dos livros, continuei firme e forte na leitura, esperando que o romance fofo do Ari e do Dante fosse suficiente pra apaziguar meu coração. Mas adivinhem? Esse livro veio e cutucou na ferida que tava ainda sangrando. Mas ele veio e fez isso de uma forma muito linda e crua. A forma que esse livro abordou a vida e a morte me trouxa uma paz gigantesca, e não poderia ter sido um timing mais perfeito.
Esse livro evoluiu muito desde o primeiro, principalmente o Ari, foi incrível de se ver, tenho orgulho dele como teria orgulho de um irmão. Esse livro apesar de ter sentido que enrolou muito em algumas cenas e pra desenrolar alguns fatos (como a situação com o irmão dele), e em outros, alguns que eu queria que fossem mais desenvolvidos, não foram, principalmente o final, fiquei extremamente frustrada com o final ?em aberto? que ficou, queria pelo menos um epílogo pra me dar uma segurança maior em relação ao que aconteceu no futuro dos dois.
De toda forma, sinto profundamente quando obras tão incríveis são manchadas por preconceitos. Mas cabe a gnt continuar pegando no pé sem parar dos autores, mas igual eu disse, um amor que já tinha desenvolvido antes disso, não pode ser desligado assim, e principalmente depois de tudo que esse livro me ajudou, uma parte minha vai ser pra sempre grata a esses personagens pelas lições e pela ajuda que me deram. Eu amo vocês Ari e Dante, vocês são tão doces e tão puros que se fossem reais eu iria guardar em um potinho, mas no meu coração e nas minhas memórias vocês já são reais, obrigada por compartilharem a sua linda história comigo.

camille 23/12/2022

confesso que me irritou um pouquinho por ser MUITO grande, achei que ia estragar a história e tava meio aflita de ler. mas gostei bastante, amo o ari e o dante e me sinto próxima deles enquanto leio, o que me deixa de coração quentinho

Cavalcante10 10/11/2021

Não esperava...
Não esperava essa reviravolta, e foi por não esperar que me surpreendi e a amei, amei seu final, amei o desenvolvimento da história, amei cada pedacinho deste livro, da vida de Ari e Dante, e de suas descobertas. De suas superações, alegrias, medos e desejos. Desejo por um mundo melhor, mundo que os aceitasse, que os visse por dentro. Acredito que eles criaram esse mundo dentro deles e ao sei redor, um mundo onde as lágrimas não são vistas como adjetivo de tristeza, mas sim de coragem. Mundo onde o choro é livre, onde a conversa é presente e a empatia também. Mundo esse que deveria ser totalmente trazido pra realidade atual. Não que a história não seja real, mas os elementos deveriam ser vivenciados por todos no mundo de hoje.
Um mundo onde o próximo é amado pelo que é, é compreendido e respeitado. É ajudado e abrigado.
Ari e Dante nos trouxe esse pequeno frasco de superações, de choros, de medos e de sentimentos a flor da pele. Juntos nos mostraram que nunca é tarde para amarmos e procurarmos o nosso verdadeiro sentido da vida.... e talvez juntos descobrimos os segredos do universo!

Jjjkjs9717 20/10/2021

Este livro foi tão bom ou melhor quando o primeiro!!! Meio tristinho em alguns momentos, mas acredito que essa foi exatamente a intenção do autor. Foi ótimo ver Ari e Dante de novo.

Daniele 05/04/2022

Eu estou sem palavras novamente, assim como no final do primeiro livro. Eu continuo querendo abraçar os personagens e tomar um cafezinho com eles. Esse segundo livro foi 100% character development e eu estou muito feliz com o rumo que as coisas tomaram. Eu confesso que fiquei com medo do final ser decepcionante, mas o final foi exatamente como deveria ser. Sinto que agora que eu li o segundo livro eu posso seguir em frente e ler outros livros em paz. Esse livro é incrível, não tenho palavras suficientes pra descrevê-lo!!!

Beto 29/03/2024

Esse é um dos piores livros que li nos últimos anos.

Muito engraçado pois contrasta com o primeiro que figura entre meus favoritos.
Acho que o autor perdeu a mão nesse título, não me lembro do primeiro ser tão meloso, tão mamão com açúcar como este. Talvez pelo fato de o ter lido há muitos anos, sem a maturidade literária que hoje tenho.

O comportamento dos personagens, principalmente dos secundários são muito irreais, decisões e diálogos muito fora da realidade, sempre com um sentimentalismo barato que não existe na vida real.
Em especial destaque para a cena mal idealizada e pessimamente escrita do racismo da professora, a forma do diretor lidar com os alunos, além do comportamento dos pais dos personagens que mais parecem amiguinhos da escola do que de fato os genitores.

Péssimo!!!
Foi um parto terminar esse livro! Depois desse Passarei longe de YA por um tempo.

mairinha 25/10/2021

Tão ruim que eu gostaria de esquecer
O autor conseguiu destruir um livro que tinha tudo pra ser incrível. Conseguiu relativizar vinte tipos de preconceitos e injustiças.

Nem vou me aprofundar sobre tudo de ruim aqui, mas é isso aí.

NÃO LEIAM! Continuem com a imagem do Ari e do Dante que vocês tem antes desse livro.
Nick 25/10/2021minha estante
Que medo que fiquei agora, estava tão ansiosa-

1 | 2 | 3 | 4