Gótico Mexicano

Gótico Mexicano Silvia Moreno-Garcia

Resenhas - Gótico Mexicano

Vitória Moreira 07/12/2021

Não gostei, fui sem saber nada da história e ainda sim me decepcionei. Não gostei d nenhum dos personagens e a história tb n me cativou

Gio 08/12/2022

Decepcionante
Tinha altas expectativas para esse livro e ele frustrou todas elas. Para começar, o livro vai contar a história de uma jovem mexicana chamada Noemí que vive na cidade grande. Após receber uma carta muito estranha de sua prima Catalina, ela decide ir visitá-la e a partir daí coisas estranhas começam a acontecer.
O que mais me incomoda é o fato da autora explorar tanto o fato de Noemí ser uma mulher audaciosa e moderna - porém aceitar todas as coisas bizarras que vão acontecendo como se fossem normais.

A explicação e o plot são fracos, muito ruins e por pouco não abandonei nas últimas páginas. Não me identifiquei com nenhum personagem, nem com o enredo. A única coisa boa é forma como a autora descreve os ambientes e fisionomia dos personagens.

Infelizmente não gostei.

Maria 23/12/2021

Gótico Mexicano
EU TO TAO AAAAAAAAAA POR ESSE LIVRO QUE EU NAO SEI O QUE ESCREVER AQUI, APENAS SENTIR, eu amei a ambientação do livro - preciso de mais livros parecidos - aborda assuntos como supremacia branca, colonialismo, o machismo de uma forma sutil sem sair do plano principal da história, eu amei os personagens, a Noemí é incrível, no começo ela parece meio mimada assim, achei muito que ela ia ser aquela pessoa assustada toda medrosa, MAS NÃO ela é destemida, forte e segura de si mesma, INCRÍVEL, a Catallina coitada mais pra lá do que pra cá, ela é a princesa que saiu de um conto de fadas fofa, alegre mas que perdeu a própria vida e precisa de ajuda, mas que lutou muito e conseguiu ajuda, o FRANCISSS aaaaa Francis , ele é o completo oposto do desgraçado Virgil - sombrio, maldoso, perverso e sem escrupulos - ele foi fofo, se preocupou com a Noemí, ajudou ela, no final eles ficam juntos - tudo pra mim - se achava covarde, mas eu achei ele corajoso e destemido, ele queria ajudar e conseguiu se soltar do mal daquela casa, amei como as partes históricas foram contadas de maneira fluida, a velha que faz o remédio pra Noemí e pra Carallina me lembrou a Matinta Pereira, o Haward velho imundo nojento desprezível ainda bem que morreu, e a floresce uma morta viva. Enfim eu adorei esse livro mesmo, pretendo ler outros com a mesma estética, favoritado e quero reler em breve.
pepe.fiesher 24/12/2021minha estante
amo

Ana Lara 19/09/2021

Uma mocinha a frente de seu tempo e uma casa mal assombrada
? Esse livro é uma mistura de fantasia, terror, suspense e thriller que tem uma protagonista divina e absoluta à frente de seu tempo.

? Noemí é destemida, resoluta e não sossega até entender tudo que se passa em High Place onde sua prima Catalina foi morar após se casar com Virgil Doyle.

? A casa parece ter vida própria e é muito mais tenebrosa do que a gente imagina.

? A trama é bem elaborada, nos leva a aventar diversas hipóteses para os acontecimentos e achei o motivo bem inusitado e original.

? Achei o livro meio confuso em algumas partes, tendo que voltar aqui ali para entender a história.

? Foi uma leitura interessante que em alguns momentos me deixou bastante angustiada mas que valeu a pena.

Tatadacinderela 26/04/2022

Demora a acontecer, mas quando acontece ??
Confesso que gótico mexicano foi uma leitura arrastada, por mais que o livro seja pequeno, no início é bem maçante. A história só começa a fluir a partir da página 200 ??, MAS depois que os mistérios começam a ser revelados, o livro toma uma narrativa frenética, de uma forma incrível!

É uma leitura válida, a ambientação é riquíssima em detalhes, um casarão antigo, localizado em uma colina ao lado de um cemitério inglês, tem como ficar melhor? Tem! Acrescente a receita uma história macabra de família.

Atentar-se aos gatilhos, o livro se passa em meados de 1950 então o machismo é bem presente, temas a mesa como eugenia e xenofobia, dentre outros.

MONIS2 12/05/2021

AMEI.
eu simplesmente amei toda essa vibe gótica, o terror, o mistério, TUDO.
amei acompanhar a Noemí nessa loucura toda, que mulher forte viu!!!!
teve cenas em que fiquei com muito nojo também, foi várias sensações em 288 páginas, amei e recomendo.?

Nathalia.Meschiatt 06/06/2021

O Morro dos Ventos Uivantes encontra Alice
O livro começa com todos os elementos característicos de um romance gótico, prometidos no título.

Todo o cenário envolvendo a casa, a família e seus mistérios são ricamente abordados trazendo discussões sobre preconceito, além de alguns elementos históricos e culturais mexicanos.

Entretanto, quando as explicações aparecem a história muda competamente de rumo e nada mais parece fazer sentido.

Fiquei com a impressão que a autora encerrou de uma forma muito abrupta, deixando alguns pontos confusos e mal resolvidos.

É uma narrativa interessante, diferente, inusitada e um tanto bizarra que prende a atenção desde o começo, porém o final poderia ter sido melhor desenvolvido.

Blogdarary 20/06/2021

RESENHAdaRary | @blogdarary
?Você é nossa, goste ou não. Você nos pertence e é como nós?

?? GATILHOS: estupro, incesto, agressão, assédio físico e psicológico, assassinato, canibalismo, uso de entorpecentes, entre outros.

Naomí Taboada é uma garota que desfruta de todos os privilégios da alta sociedade, mas tudo muda quando sua família recebe uma carta com um pedido de ajuda enviado por Catalina, sua prima recém casada que se mudou para uma mansão no interior do México. Preocupado com suas condições físicas e mentais, o pai de Naomí a envia para descobrir o que está havendo.

High Place, lar da família Doyle, é a típica mansão do horror gótico, com todos os detalhes sinistros que você pode imaginar. Assim que Naomí chega nas dependências de High Place, é surpreendida com uma recepção antipática e com a notícia que sua prima havia adoecido.

Depois de muito insistir, Naomí finalmente consegue ver Catalina, que aparenta não estar muito bem, alegando ouvir vozes pelas paredes e precisar de um tônico especial para ajudá-la a dormir, mas que ninguém poderia saber. No dia seguinte Naomí vai até o centro para encomendar o pedido de sua prima, mas lá descobre a história sangrenta que envolve o passado da família Doyle.

A partir disso, Naomí irá descobrir da pior maneira que sua passagem era apenas de ida. Não há volta para quem pisa em High Place.

Durante a leitura é perceptível que não há muitas pistas sobre o que houve, como se tanto a mansão como o leitor estivessem envoltos de uma névoa de mistérios, com poucas pistas para desvendar o enigma da família Doyle.

O livro tem uma ambientação fantasmagórica e rica em detalhes na medica certa, entregando um combo viciante que te prende do início ao fim. Não havia como imaginar que o livro tomaria as proporções que tomou, especialmente quando se trata dos cogumelos.

É plot atrás de plot com uma escrita surpreendente e uma história eletrizante.

Samantha Silva 09/04/2023

Abra os olhos...
Gótico mexicano tem uma atmosfera envolvente, uma escrita que construí a narrativa é seus personagens de modo sublime.

Todo o terror psicológico entorno do que é a casa, os moradores dela e o que está acontecendo é angustiante! Cada detalhe e escrito de modo a levar o leitor por um caminho sombrio e perverso.

Sem nem ao menos perceber eu me sentia como a Noemí e a Catalina: Presa; sufocada e ao mesmo tempo com medo do que poderia se revelar ao final... E que desfecho!

Gostei muito da escrita da Silvia Moreno-García, a cultura mexicana, os fatos históricos presentes na História do México (Revolução Mexicana, o governo de Porfírio Diaz) assim como, as referências à década de 1950, tornam este livro um deleito à parte para esta historiadora! Além dos temas "atuais" trazidos na narrativa.

Enfim, Gótico Mexicano é um excelente livro por suas nuances, personagens e desenvolvimento. Por mas que as vezes o ritmo fosse lento, cada detalhe tinha um razão e tudo ao final para mim fez sentido. Nunca vou me esquecer da Noemí Taboada. Ou seja, AMEI!

gabii. 20/01/2023minha estante
aaaaahhhhhh????

Thalita.Romolu 24/05/2022

Achei o livro diferente, meio bizarro e ainda não sei se gostei ou não.
Acho que esperava mais referências mexicanas, enquanto ficamos a história inteira presos numa casa com londrinos.
Muitos assuntos são incômodos em relação a família. E os cogumelos me deram muito nojo, além de achar que os fungos, só de ler, iriam atacar minha renite kkkkk.

apenas.sarah 06/12/2022

Para quem gosta de mansões mal-assombradas
Percebi pela sinopse que Gótico Mexicano tinha a mesma vibe de A Maldição da Residência Hill e A Maldição da Mansão Bly, o que acabou chamando muito a minha atenção, afinal, eu adorei essas duas séries, maratonei elas igual louca.
Não estava muito confiante em começar por causa das resenhas que dizem o quanto essa história é mediana e que poderia ter sido mais. Mesmo assim fui na fé. Achei incrível entrar nessa sem expectativa nenhuma porque resultou em uma eu completamente chocada e alucinada pelos mistérios de High Place.
Foi, sim, um pouco demorado para as coisas finalmente começarem a acontecer, mas esse ponto não me desanimou em nada.
Magia de necromancia e bruxaria fizeram o terror da Noemí, algo fantástico que me deixou fascinada. A genialidade da autora em trazer magia centenária como um presente da natureza é linda e aterrorizante, algo que realmente prende a atenção. Garcia me confundiu o livro inteiro para então vir me esclarecer toda a bizarrice que estava acontecendo de um jeito tão claro e eu amei.
Valeu muito a pena ter entrado nessa leitura, fiquei feliz por não ter desistido de Gótico Mexicano.

Nando Borges 22/05/2022

Lento, bobo e clichê
280 páginas onde algo só acontece de verdade a partir da página 200. Um enredo que na minha opinião se perdeu totalmente no final. E as últimas páginas terminam com um final feliz improvável. Bem clichê!

Roberta.Magno 15/08/2021

HYPE TOTALMENTE JUSTIFICADO E MERECIDO!!!
Eu estava ansiosa pra ler esse livro desde o lançamento dele e não me decepcionou em nada!
O clima gótico com casas amaldiçoadas que relembram os clássicos mas com o detalhe de se passar no México, bem diferente dos cenários que estamos acostumados nessas histórias. Apesar da família que hospeda Noemí ser de origem inglesa, as referências da cultura mexicana citadas são bem interessantes.
Noemí se mostra uma protagonista maravilhosa, com personalidade forte, que se impõe, é teimosa e isso é crucial pra estadia dela na residência dos Doyle que acaba sendo um pesadelo.
Enquanto vamos descobrindo junto com Noemí os segredos da casa e da família, a história também trata de temas como racismo, eugenia, machismo, assédio, incesto e diferenças de classes sociais, todos mesclados ao roteiro e alguns de forma mais sutis que outros.
Deixo aqui registrado meu amor por Francis, o único membro atual da família Doyle que tinha juízo e ia contra tudo o que a família fazia, mas não tinha coragem e força suficiente pra encara-los sozinhos, até a chegada de Noemí na casa. As interações entre os dois eram sempre muito genuínas e cheias de carinho e cuidado da parte dele, torci demais pra que ele tivesse um final feliz.
O final é muito satisfatório, a história muda pra um ritmo muito mais rápido nos capítulos finais deixando a gente sem fôlego enquanto lê e torce pelos personagens que merecem se livrar daquele pesadelo.
E pensar que Noemí passou por tudo isso pra fazer um mestrado! haha

Palmas também pra edição lindíssima da Darkside que convida a gente pra história com a capa belíssima e aqueles malditos cogumelos dourados na contra-capa!