Fábulas de La Fontaine

Fábulas de La Fontaine Jean de La Fontaine

Resenhas - Fábulas de La Fontaine

Sofia 01/02/2024

Fofo
São variasss fábulas bem curtas, nessa edição todas elas tem um desenho muito lindo e acho legal a forma como as histórias apesar de curtas carregam uma bela lição de moral

C. P. 10/03/2023

Leitura rápida e de aprendizado
Esse livro está repleto de fábulas abrangentes e curiosas. Não passando de duas páginas cada. Elas envolvem a personificação de animais como falantes para servirem de exemplo pra moral da história.
Curti.

pietra 14/05/2022

essas fábulas são divertidas de se ler, confesso que algumas não entendi tão bem, mas mesmo assim foi uma leitura okay.

J. Silva 13/02/2022

Fábulas são eternas
Não há como se produzir uma resenha sobre uma incrível coletânea de fábulas. Tal tarefa além de ser deveras custosa, pode ainda resultar em grande injustiça, pois, em pequenos textos temos sólida sabedoria e ensinamentos que, sempre serão atuais e aplicáveis.

Me impressiona sobremaneira, como textos produzidos em 1600 são contemporâneos. Como pôde a humanidade depois de tantos séculos perseverar nos mesmos erros e vícios?

Como abusos, ingratidão, soberba, avareza e esperteza vil sempre estão em moda?

Enfim, como fiz o autor: " por mais que se faça, propostas, ensinamentos e conselhos não se muda o caráter."

Dica: recomendo a leitura de uma fábula do por dia, para que sua essência seja absorvido por inteira. E, no mais, abusem dos textos para mergulhar no fantástico universo da mitologia.

@jaquepoesia 26/01/2022

• Fábulas de La Fontaine
• Jean de La Fontaine, tradução: René Ferri
• Editora Lafonte

🦌🌲Para criticar certas atitudes e denunciar os problemas sociais de sua época, Jean De La Fontaine transmitiu a muitos leitores inúmeras lições de moral através de animais com personalidades humanas.
Pai da fábula moderna e poeta, encantou e ainda encanta crianças e adultos com sua fantasia repleta de instrução. Inspirado em Esopo, Fedro e Pilpay o autor renovou o gênero com uma narrativa curta, porém nada trivial.
Cada fábula revela através de seu desfecho uma consequência (que pode ou não ser desagradável) dependendo da intenção inicial de suas personagens.

🐹🌿Essa edição da editora Lafonte conta com 143 fábulas traduzidas do francês e adaptadas para prosa. E para os que assim como eu amam ilustrações, neste livro há também ilustrações de Gustave Doré (ilustrador oficial das fábulas e de outros tantos clássicos).
Esse é meu novo livro de cabeceira e estou amando ter novamente contato com as fábulas, muitas das quais estiveram presentes em minha infância. Leitura perfeita para fugir do habitual ou mesmo para ler para os pequenos. Fica a dica! 🦆🐌🌻

🦁🦊Uma das fábulas: O leão doente e a raposa

O rei dos animais estava doente, recolhido em seus domínios. Mandou que lançassem uma mensagem aos seus vassalos para que cada espécie enviasse uma comissão para visita-lo.
Prometeu, o Leão, que todos seriam bem tratados(...) Cada espécie enviou uma comissão. As raposas, no entanto, não saíram de casa e uma delas explicou o motivo. " As pegadas daqueles que estão indo render homenagens ao doente, todas sem exceção, vão em direção à caverna dele. Não há nenhuma que indique regresso. (...) Acreditamos que Vossa Majestade seja boa, porém na caverna real, vemos muito bem como entrar, mas não sabemos como sair."

Nuza 17/01/2022

Profundo
Admito que ler esse livro não é tão fácil quanto parece, até porque algumas fábulas são mais profundas ou falam sobre situações da época em questão e não tem uma lição de moral específica explicada, mas no geral vemos fábulas que conhecemos ou que serviram de base para muitas frases de efeito ou lições de moral que conhecemos, se tirar um tempo para ler com a mente aberta é um livro muito bom que sempre vai ter uma mensagem útil para qualquer época.

Vanessa 28/08/2021

Fábulas são para Crianças! Será?
"Mais vale o jeito que a força: o que a violência e a fúria não fazem, a suavidade e a doçura conseguem fazer." (Febo e Bóreas)

Esse livro é incrível, cheio de ensinamentos e críticas as ações humanas. Se você acha que já conhece fábulas de mais, precisa ler esse livro. Entre 143 fábulas a minha preferida foi Febo e Bóreas, porém gostei de muitas outras, umas 5 não entendi a moral e outras 2 o próprio escritor deixa que o leitor deduza sua moral. Apesar de parecer um livro simples de se ler, é importante ler com calma e meditar na moral de cada história. É uma ótima leitura, recomendo que todos leiam, e as gravuras Incríveis ajudam na visualização das histórias e suas lições.

Thiago662 28/07/2021

Me diverti muito lendo cada uma das fábulas de LaFontaine. Destaco, nesse livro, "A vantagem do saber".

"Que digam os tolos o que queiram dizer, o saber vale muito".

Filipe 04/06/2021

Muito gostoso voltar à infância com alguns contos que lia na escola (e muitos outros mais). Uma edição linda, a capa sozinha já vale a pena. Há alguns erros de formatação e continuação que tiram um pouco da mágica.

Jose.Neto 31/05/2021

Diversidade e leveza
Um belo livro, com histórias interessantes, lindas imagens que reproduzem trechos das histórias e uma simplicidade incrível de LaFontaine.

JL Marcal 11/05/2021

Lições de moral
Diversas fábulas de La Fontaine. Algumas conhecidas, mas a maioria não. Todas com uma lição de moral muito boa, mas algumas muito pesadas para crianças. De qualquer modo, recomendo muito!!!