Sobre a terra somos belos por um instante

Sobre a terra somos belos por um instante Ocean Vuong

Resenhas - Sobre a Terra Somos Belos por um Instante

thelondonriver 17/01/2024

Não esperava nada mas me surpreendeu positivamente demais.
Comecei sem saber de nada da história, só achei o título bonito e tava no kindle unlimited então peguei pra ler um dia, e foi uma surpresa muito boa.
O começo não me prendeu tanto a princípio, gostei mas não tinha ficado ainda muito envolvida com a leitura, mas passando do primeiro terço já fui gostando cada vez mais, depois disso foi bem rápido pra terminar.
Como eu não sabia de nada, fui descobrindo do que se tratava enquanto lia mesmo, e abordou questões que eu não esperava, e foi tudo tratado de uma forma tão bonita, coisas tão tristes e tão sérias. Nem sei muito o que falar sobre tudo isso, na verdade, mas com certeza foi uma leitura que me trouxe bastante reflexão, até fiz várias marcações, coisa que não costumo fazer normalmente.
Enfim, é um livro lindo e muito sincero.

Mariana 15/01/2024

Impactante
Por ser uma carta para a mãe acaba sendo um grande desabafo, com devaneios, um pouco confuso em alguns momentos, entre idas e vindas no tempo. demorei um pouco pra concluir a leitura mas gostei muito, de verdade: impactante. fala sobre a guerra, sobre nacionalidade, sobre preconceito, sobre raça, sobre classe, sobre violência, sobre sexualidade, sobre masculinidade e acho que no fundo de tudo isso, sobre perdão também.

14/01/2024

O título do livro me despertou uma curiosidade intensa, queria descobrir o que significava e o que estava propondo ao leitor.
O modo de escrita não é meu favorito, o livro por vezes se tornava monótono em determinadas partes devido ao estilo da escrita. Ao mesmo tempo, abordava tantos sentimentos diferentes ao longo da narrativa.
É um livro bom, porém senti que eu não estava confortável com a forma como foi escrito, pois realmente não é algo que eu goste.

Thauany Magalhães 13/01/2024

É um livro bom, mas em algumas partes é meio entediante, como por exemplo a parte que o autor narra pra mãe dele o caminho da casa dele, é importante porque é uma carta pra mãe dele, mas é entediante se você não é a mãe kkkkkkk
De qualquer forma não deixa de ser um bom livro.
Ele conta sobre a vida dele, a infância com a mãe e a vó, a adolescência, seu namoro e suas descobertas, conta sobre as dificuldades, e a dificuldade de ser um vietnamita nos EUA.
É um livro emocionante e interessante.

Irving Bruno 13/01/2024

O título está acima da obra...
Eu criei muita expectativa sobre o livro por causa do título, por uma postagem de indicação do skoob e pelas resenhas que
vi de booksters. E esse livro me fez chegar
na máxima de nunca confiar em resenha e
sempre ler, pelo menos parte, para tirar suas conclusões.

Pois apesar de ser bem exaltado, achei o livro
confuso, com descrições ao meu ver desnecessárias e significativas apenas para o autor, com mesclas de poesias, reflexões e punch lines muito boas.

Aliás, são essas poesias, reflexões, punchlines, frases de efeito e meu tic por terminar livros que me fizeram seguir até o fim, pois a escrita do autor, para mim, se perde numa tentativa de soar poético e não linear.

Por ser um livro que aborda sobre homossexualidade, raça, classe, traumas e a relação de uma mãe solo e seu filho, tem um apelo forte e necessário, o que vai tocar muita gente que se identifica. Mas apesar de ter me gerado alguns momentos de reflexões fortes, não foi uma experiência de transcendência para mim, sendo um livro que voltaria para ler frases que marquei e não a história.

Lembrando, nunca confie em resenha, e a minha é mais uma delas. Eu gosto muito, por exemplo, da Isabel Allende, que consegue soar poética e reflexiva sem tornar a obra confusa e muitas vezes monótona. Mas você deve ler para tirar suas conclusões.

Henrico 13/01/2024

Meu primeiro contato com a escrita de Ocean Vuong. Esse autor vietnamita que, através das palavras, conta sua vida e suas dores, e por meio dessas, constrói o que é belo dentro dessa coisa de ser humano.
Apesar da escrita belamente poética, e de passagens que me fizeram ter um outro olhar sobre o que é a vida e as relações que construímos nela, ainda tive dificuldades em continuar a leitura, talvez ao me debruçar sobre uma literatura tão contemporânea, o eu em mim não estivesse pronto em aprender a ler (no sentido de interpretar) a vida do autor transcrita nessa obra.

João Pedro 10/01/2024

Carta à Mãe
"Sobre a terra somos belos por um instante" foi um livro que me fisgou pelo título. Achei essa disposição de palavras muito bonita, fiquei curioso. Assim que vi que o livro estava disponível no Kindle Unlimited, resolvi começar a lê-lo. Também o fato de Ocean Vuong, o autor, ser mais conhecido por sua obra de poesia, sendo esse seu primeiro romance, elevou ainda mais meu interesse, já que sou absolutamente fascinado em prosa poética.

Apesar da considerável carga de expectativa, minha experiência geral de leitura não foi a mais agradável. Sabe quando algo no decorrer do livro simplesmente parece não se encaixar? Fiquei a me indagar se não seria uma má escolha na tradução (o que penso não ser o caso, já que o livro foi publicado no Brasil pela renomada editora Rocco e foi traduzido por Rogerio W. Galindo, tradutor digno de igual reputação). Senti que as metáforas e as figuras de poesia utilizadas pelo autor davam a ideia de desentendimento – não sei se intencional –, e eu sei que isso é próprio da poesia, mas, a mim, faltou o lirismo que faz o coração pulsar mais forte quando leio coisas do gênero.

Isso não tira em nada o mérito de ser um romance com temas de maior importância. O protagonista, que, assim como o autor (por vezes me indaguei se esse não seria um romance autobiográfico), é vietnamita-americano, escreve uma espécie de carta à sua mãe, na qual traz à tona questões como imigração, preconceito, sexualidade, vício e relações de abuso. É interessante como ele conta a história de sua família, entrelaça com o contexto da Guerra do Vietnã e esmiuça a relação familiar dele, de sua mãe e de sua avó.

É um romance que vale ser lido pelo seu enredo, mas, particularmente, acredito que eu teria gostado mais se tivesse sido escrito de outro modo.

Milli 09/01/2024

Nao funcionou pra mim?
No inicio eu tava gostando mt do livro, achando bem legal a ideia das cartas p mae. tava achando profundo e emocionante.
mas do meio pro fim achei q se perdeu um pouco, parecia q o autor tava falando da msm coisa o tempo todo e querendo colocar frases de efeito q pra mim n faziam sentido.

@tayrequiao 08/01/2024

Uma história boa, mas que cansa.
Até a metade do livro eu estava super encantada com a escrita do autor. A partir daí, fui tendo a sensação de que ele se esforçava muito para tornar a escrita poética? e isso foi me desconectando com a história.

Foram tantas metáforas e analogias sem nenhuma conexão com a história que, o que era pra comover, começou a me incomodar.

Ao final, só sobrou a sensação de que o autor se estendeu mais do que deveria e que ultrapassou um limite que não precisava ter sido forçado.

Lusia.Nicolino 07/01/2024

Autobiográfico que desperta muita gente!
Ocean Vuong permite, através do seu romance, que leiamos a longa carta que escreveu para a mãe, que não sabe ler. Autobiográfico, busca na realidade um passado que ainda pesa. Nosso narrador, carinhosamente chamado de Cachorrinho, já está perto dos trinta anos e precisa digerir a sua história. A Guerra do Vietnã é sua origem. Ser um garoto amarelo crescendo na sociedade estadunidense - onde se encontra, se perde, duvida, aceita, cultiva mágoas, descobre o amor. Os encontros e desencontros desse passado podem resultar em uma família ou em um punhado de gente que sobrevive sem saber bem porquê? Escrever pode ser o caminho para passar esse rascunho a limpo e Ocean faz isso lindamente.

Quote: "Mãe. Uma vez você me disse que a memória é uma escolha. Mas se você fosse deus, saberia que é um fluxo."

Brunna158 07/01/2024

Que coisa doida é a tal da memória?
é muito curioso quando encontramos um autor que narra memória de uma maneira tão singular.

a memória é um dos aspectos (na minha opinião) mais difíceis de ser colocado em palavras. mas o cara o faz aqui com uma MAESTRIA.

é um livro muito triste e muito verdadeiro. as críticas que eu tenho a ele nem cabem aqui porque é um livro de uma magnitude indescritível, uma leitura necessária sobre lembranças, traumas geracionais, guerras, imigração e temáticas lgbt.

OBRIGADA, ocean, pelo seu livro!!!

Marceline.Moraes 02/01/2024

?O preço de confessar [?] é que você recebe uma resposta?
A beleza desse livro tá na maneira como ele torce tudo dentro de você. É uma obra primorosa sobre a linguagem, marcada de antemão pelo seu próprio limite: a linha tênue entre o que se comunica e o que é entendido. Como demonstrar isso senão pelo escancaramento hábil de que a linguagem, tão basal em nossas vidas, é sempre, em primeiro lugar, ordem, disputa, guerra??

Um livro que me ensinou que a melhor maneira de manter qualquer coisa viva é falando sobre ela, mesmo que, para isso, seja necessário exila-la para fora da sua língua. Impecável.

Surrender_Nih 31/12/2023

O poder das lembranças
Eu comecei esse no natal, sentada no chão da cozinha enquanto todos dormiam, e terminei em plena véspera de ano novo. Devo dizer que foi uma experiência e tanto.

Esse livro torna-se quase intimo demais. Vivenciar as memórias de alguém é algo especial. Entender a infância de um não-americano nos Estados Unidos foi algo bem interessante também.

Eu esperava que fosse um pouco diferente, mas gostei muito de ler esse livro independente das minhas expectativas iniciais. Mas devo dizer que pode não ser o tipo de livro que todos apreciem.

Enfim, terminada minha jornada de livros de 2023 e que venha 2024.

. Quotes:

"Estou escrevendo porque me disseram para nunca começar uma frase com porque. Mas eu não estava tentando fazer uma frase - estava tentando me libertar. Porque a liberdade, eu ouvi dizer, é apenas a distância entre o caçador e a sua presa."

"É um belo país, ela ouviu dizer, dependendo de quem você é."

leticiathan 31/12/2023

?Sobre a terra somos belos por um instante? é um título lindo, gostaria que o livro em si fosse tão lindo quanto.

No começo curti muito, depois comecei a sentir ele meio repetitivo e algumas frases poéticas pareceram tão forçadas que ao chegar ao fim do livro eu já não estava mais aguentando?
Irving Bruno 09/01/2024minha estante
Estou sentindo isso. O que me dá mais agonia é que muita gente achou maravilhoso. Como assim ????

Julia.Dani 28/12/2023

Sobre a terra somos belos por um instante
Livro muito sensível e poético. Cada sentença soa como uma paulada.O autor fala sobre suas relações familiares e amorosas sendo filho de mãe vietnamita e pai americano. Leitura fluída e muito profunda.