Acordei no Umbral

Acordei no Umbral Osmar Barbosa

Resenhas - Acordei no Umbral

Allynefreitas 08/09/2023

Interessante
Livro que trás muito aprendizado. Este e outros que se tratam de Umbral, trás a reflexão de nossas escolhas e comportamentos que praticamos neste plano terrestre e que pode ou não afetar qdo desencarnarmos. Mto interessante e que deveria ser lido ao menos uma vez.

Carol 29/08/2023

Achei o início do livro muito raso e forçado, porém, quando a história realmente se iniciou me peguei envolvida e absorta na história de Elias e suas lembranças das encarnações vividas.

A história de Elias é edificante e tão realista, pois trás o choque entre o que é mostrado para a sociedade e o que realmente acontece quando deixamos a máscara cair.

Bells 06/06/2023

É um livro muito profundo que nos faz repensar as nossas ações e decisões, mas ainda mais a nossa falta de humildade ou a hipocrisia da tentativa de humildade

Aeolian 03/06/2023

Até agora este tem que ser o melhor livro do Osmar Barbosa que já li.
A história é envolvente demais, cada página é uma revelação, um atrito, uma intriga, esse sim teve um desfecho agradável, sem rodeios e sem toda aquela purpurina que tem nas histórias da Nina.
Gosto muito do Lucas, a história narrada por ele consegue ser muito envolvente.
Ao final do livro, o maior ensinamento é sobre amor, humildade, caridade e gratidão, e sobre a importância de manter a mente aberta pois cada caso é um caso, e nenhuma doutrina é 100% igual.
Eu sou umbandista, e sigo essa doutrina, tenho lido os livros do Osmar Barbosa para entender as leis naturais, e tem sido muito explicativo.
Nesta obra, pude entender o que acontece quando se suicida, e como isso reflete no mundo espiritual.
Ao lado de Lucas e Elias, temos uma jornada de autoconhecimento e reflexão sobre a humildade e as formas de se praticar a caridade e o amor.

Maikele.Jardim 28/05/2023

Eu gostei muito desse livro, e o que mais me marcou nesse romance espírita foi a dinâmica diferente, pelo menos eu nunca tinha lido um romance espírita assim antes. Geralmente, os romances que li sempre narravam a história de várias pessoas encarnadas e em meio a isso havia um paralelo que a espiritualidade explicava por que essas pessoas passavam por certas situações. Nesse livro, é contada a história de Elias que acordou no umbral e no caso dele, ele sabia muito bem por que estava ali e inclusive se sentia merecedor de passar a eternidade ali. Ao contrário do que normalmente acontece com quem desencarna, Elias se lembrava muito bem de sua última vida e de 3 vidas em épocas diferentes que lhe marcaram muito, que segundo ele mesmo, era um laboratório lhe preparando para a vida que viveu por último. Achei muito triste ler sobre suas vidas, ler que ele foi um escravo que aprendeu tudo que conseguiu sobre o poder das ervas e da magia, sua vida como um indio que sabia manejar ervas e magia (lembranças de sua vida como escravo), ler sobre sua vida antes da era de Cristo como soldado romano e que muitos morreram por suas ordens, ler sobre sua vida como médico que nasceu em um meio abastado e cheio de amor pra culminar em sua última vida, dirigente de uma casa espírita onde foi muito arrogante e se esqueceu da característica mais humana e necessária: a humildade. Achei triste demais ler que alguém com tanto conhecimento negou atendimento a pessoas realmente necessitadas por puro ego, vaidade, soberba e orgulho. Foi triste ler sobre a morte do senhor que o procurou pra pedir ajuda e havia ao seu lado uma preta velha querendo passar a receita de uma pomada que iria curar a ferida em sua perna, mas Elias negou-lhe o atendimento e o senhor morreu por causa disso. Ou quando ele foi chamado em um terreiro de umbanda por um Caboclo pra lhe passar um recado da espiritualidade e ele negou por puro preconceito. Acho que o que mais me irritou no Elias foi ele saber tanto sobre espiritualidade, magia, o poder das ervas, reencarnação e se colocar numa posição de pesar dizendo que ele merecia estar no umbral e que ele foi o pior ser que caminhou pela terra invés de arregaçar as mangas e desejar sinceramente reparar todo mal que cometeu. Esse livro encerra com a mensagem de que é preciso orar e vigiar para que nenhum líder dirigente de casa espírita (mas aqui eu compreendo que pode ser abrangido para qualquer líder de ordem espiritual) não se deixar levar pela arrogância e soberba e sim trabalhar pelo amor e caridade, que são o verdadeiro reino dos céus. De tudo que li, me identifiquei um pouco com Elias por gostar verdadeiramente de estudar e aprender tudo que posso sobre espiritualidade mas vou começar a rever mais minhas atitudes e pensamentos, pois a quem muito foi dado muito será cobrado e sem humildade não é possível fazer a reforma íntima e atingir estados de consciência mais elevados.
Maikele.Jardim 28/05/2023minha estante
Ps: uma coisa que eu achei MUITO curiosa nesse livro é que na vida em que Elias foi índio e grande conhecedor de magia ele fez uma magia pra Joana, uma moça por quem ele se apaixonou pra ela não ter olhos pra mais ninguém além deles. Eles se relacionaram por muito tempo mas como o pai dela não aprovava a relação e mandou dizimar a aldeia onde Elias vivia com sua tribo, pra se vingar da morte de seu avô ele matou a própria Joana e tinha planos de se matar em seguida, porem essa parte ele não cumpriu. Em sua próxima vida que Elias foi dr Timóteo ele reencontrou Joana que agora era Maite e ambos se apaixonaram e viveram uma relação de anos, até que sei pai (o mesmo da outra vida) mata ele a facadas. O que me surpreendeu nisso foi que foi explicado que quando Elias foi índio e Maite era Joana eles não se envolveram com propósitos de fim evolutivos, foi um amor forçado através de magia e mesmo assim eles se reencontraram em outra vida e puderam resgatar isso através do amor romântico, inclusive depois que Elias sai do umbral ele reencontra a Maitê e fica subentendido que eles ficaram juntos no astral. Nunca achei que de um amor forçado pudesse vir o amor verdadeiro, eu acreditava que no máximo a pessoa renascia com essa pessoa como pai, mãe ou irmão pra através do amor fraterno resgatar divida gerada...

Monalisa.Costa 31/01/2023

Encarei como uma ficção!
É um livro fácil, com algumas lições interessantes, mas achei um pouco superficial e com um aspecto de ficção.

Me espanta como uma pessoa tão engajada no espiritismo, o presidente de um centro, pode não dispor de elementos essenciais ao espiritismo, como a busca pela humildade e caridade, por exemplo.

Também quanto às lições sobre o mundo espiritual, considerei bem iniciais, carentes de aprofundamento.

Por isso, a meu ver, trata-se esta de uma narrativa fictícia, mas com o mérito de apresentar introduções importantes.

Camille 22/01/2023

um livro muito bom para quem quer entender um pouco mais sobre o espiritismo, uma pequena camada de histórias e vidas que já aconteceram, nos mostra como é necessário estarmos abertos ao conhecimento, a ajudar o próximo, não só aquele que achamos ser digno de ajuda, recomendo demais , uma leitura leve mas ao mesmo tempo impacta você demais

#Caju 11/06/2022

Uma emocionante lição...
Só posso dizer que este livro me deu muitas lições, uma delas é que as nossas encarnações são oportunidades para preparar nosso espírito para a evolução. Que nossos erros são nossos maiores professores e diante do arrependimento recebemos a misericórdia Divina. É importante ressaltar que uma das lições é focar na caridade para elevar o nosso espírito à perfeição. Mas o mais incrível que as encarnações do Elias, todas as pessoas envolvidas reaparecem em outras vidas e é uma engrenagem perfeita de reparação de erros. Sempre há uma chance e outra chance. O q não podemos é retardar nosso processo evolutivo. Muito feliz por ter lido está obra e certamente indico.

Michela.Cantarini 20/05/2022

Acordei no umbral
Traz as memórias do Espírito Elias e de suas outras vidas relevantes para seu aprendizado e evolução. Nos ajuda a lembrar que as vaidades da vida não ajudam nossa evolução espiritual e, como toda literatura espírita, serve de exemplo para tentarmos adotar uma conduta mais correta, visando nossa própria evolução.

Drica 15/05/2022

Gostei
Gostei da história,da narrativa do ambiente umbral e todas as historias reveladas no livro . Todo desenrolar foi interessante e a leitura me prendeu do começo ao fim.

Karoline67 22/01/2022

Muito interessante!
Acordei no Umbral foi uma experiência muuuuuito melhor do que 5 dias no umbral, do mesmo autor carnal. Nossa, nem se compara. Incrível e de muito aprendizado. Gostei bastante.

Thais Nunes 08/01/2022

Aprendendo sobre a espiritualidade
Uma frase desse livro que me marcou muito, por ser extremamente verdadeira:

?Saiba que tudo o que acontece ao teu redor tem um propósito evolutivo, pois é para isso que estás aqui. Ninguém vem a esse plano espiritual para passear, todos estão ligados ao grande projeto evolutivo. Tudo o que aconteceu, que está acontecendo e que vai acontecer ao seu redor tem uma mensagem importante para sua evolução, não há acasos nos desígnios de Deus.?

Vale a pena a leitura, apesar de achar que a escrita espírita tem muito que melhorar a forma como é narrada a história, os diálogos muitas vezes me parecem artificiais demais.
Marry 08/01/2022minha estante
Esse trecho que você descreveu, acho que já vi em outro livro espírita . Não me recordo qual.

Ariela 01/11/2022minha estante
A história é muito interessante, mas no fundo meu coração não sinto verdade.

Mila 18/10/2021

Editora : Book Espirita
?????/5

Resenha

Quem vai para o umbral?

Mas será que Deus sabendo que eu sendo dirigente de um centro espírita,um escritor, ou até mesmo uma pessoa importante, será capaz de deixar eu ir para o umbral ?

Existe uma resposta simples pra essa pergunta?
Não colhemos nada mas do que plantamos, nem um grão a mas .

Sim nesse livro você irá aprender com Elias que não adianta você ser dirigente,  um famoso escritor ,ter um cargo bom numa empresa e nem ter dinheiro pra Deus te perdoar .

O que adianta ter isso tudo é não ter o mas importante?

Não ter Fé,
Não ter amor ao próximo,
Não saber ouvir quem precisa,
Não ajudar quem pedi ajudar,
Não olhar pro próximo como fosse você mesmo .

São os pequenos detalhes que fazem a diferença na vida de muitas pessoas.

Elias só pensava nele,no seu poder, na sua fama, pra ele nada mas importava,  tinha com ele um orgulho que foi capaz de deixá-lo cego , e cometer contra si mesmo o pior ato que um ser humano e capaz de cometer , o suicídio.

Mas como Deus não deixa nem um filho desamparado, Elias revivendo suas vidas passadas,  e aprendendo com os seus erros consegue se perdoar,  e se dar uma nova chance de ser feliz e de ver que a Fé é capaz de mover montanhas.

Quem decide o deu destino , e o seu caminho a seguir é somente você e mas ninguém.
Por isso Deus nós deu o Livre árbitro.
E com Elias não foi diferente, ele teve toda a oportunidade do mundo pra mudar o seu modo de pensar, de agir e ser uma pessoa melhor .

Essa frase que Lucas diz aos soldados Romanos no umbral é linda:
Não adianta pagar o ódio com mais uma porção de ódio.  É com amor e perdão que tudo se resolve e acaba .

Esse livro nos trás grandes lições.
Ele nós faz refletir sobre o que andamos fazendo, se estamos mesmo prestando atenção nos sinais que recebemos, se prestamos atenção no que acontece a nossa volta.
Se olhamos para o próximo como ele fosse nós mesmo.

São lições que somente você lendo irá entender, pois pra cada um esse livro terá uma linda mensagem e um grande ensinamento.

Deixo aqui a lição que Elias junto com Lucas deixou no final do livro :

"Na vida devemos ouvir a nossa voz interior e praticar a caridade ao lado da simplicidade,  da humildade e do amor . "
Maikele.Jardim 12/05/2023minha estante
essa história parece maravilhosa, quero muito ler

Cindy_rs 28/02/2021

Muitas vidas
Mais uma história de alguém com muitas vidas do mal. Mas o amor de Deus é sempre maior, que nos permite aprimorar, melhorar e crescer.