Sempre Foi Sobre Nós

Sempre Foi Sobre Nós Manuela D’Ávila

Resenhas - Sempre Foi Sobre Nós

Marina 16/07/2021

Muito importante
O livro é de uma atualidade tremenda: trata das histórias que aconteceram há pouco tempo, e também de histórias que aconteceram há bastante tempo, mas que seguem ocorrendo. São relatos de mulheres que se aventuraram a estar em um espaço que historicamente lhes foi vedado.

alicia 08/06/2021

bom mas repetitivo
o livro é realmente muito bom e bem escrito. as mulheres que fazem parte deste livro são muito fortes e inspiradoras, e é muito bom ouvir uma parte da história de cada uma dentro da política. porém, como o livro é feito por varias mulheres que fazem parte da política (e o livro é voltado para isso) as histórias acabam ficando repetitivas, por se tratar sempre da violência politica de gênero. apesar disso, vale muito a pena ler e ficar mais informado sobre o que mulheres passam na política.

Oct 07/06/2021

Livro muito bom, recomendo bastante. Infelizmente o Brasil enfrenta tempos sombrios e a violência política de gênero é uma dar armas utilizadas por aqueles que são contra os princípios e valores democráticos.

A ideia de a obra ser construída por diversas mulheres, com os mais diversos pensamentos, carregadas das mais diversas ideologias, deixa a obra mais intensa ainda. Nós podemos enxergar que independente do que a mulher defende, ela vai sofrer violência. Infelizmente faz parte do cotidiano das mulheres que assumem cargos institucionais.

Apesar de muita coisa ter mudado a partir de muita luta das mulheres, ainda não podemos nos dar por satisfeitos e achar que é suficiente. A luta é contínua e necessária.

Babi 05/06/2021

Leitura obrigatória
Todo mundo deveria dar uma chance pra esse livro. É impossível não se emocionar e não se identificar com os relatos dessas mulheres fortes e inspiradoras. Eu, mulher, pude me ver em diversas partes do livro onde são relatadas as pequenas e grandes agressões que sofremos diariamente. É uma leitura pesada, que vai fazer você se sentir impotente em diversos momentos, mas que também nos impulsiona a continuar lutando pelos nossos direitos. Todos os relatos são incríveis e com certeza lerei este livro novamente no futuro.

Cla 29/05/2021

Um livro que peguei pra falar uma semana e fiquei um mês. Comecei a querer comentar cada relato. Tantas coisas para falar, tanto tempo de silêncio.

Fico pensando no quanto sofremos violências em nossa vida. Essa semana conversei com uma mulher que atuou muito na política e ela me disse: "todas as mulheres já sofreram algum tipo de violência por ser mulher"... e é verdade, todas vivemos.

Hoje rolou uma discussão no grupo do sindicato e dois caras (bem nojentos, que as pessoas nem querem chegar perto) foram de um nível de misoginia para desqualificar a fala de uma mulher. Por mera discordância política. Infantiliza, dissimula, chama de mentirosa, tenta se impor na fala, aumenta o tom de voz... um show de horrores... acontece com frequência e as pessoas assistem caladas. Não interferem... é assustador. Eu entendo todas as mulheres que já se aproximaram e já se afastaram.

Essa semana aqui mesmo no insta um perfil veio criticar uma política... Ah, porque pensa diferente não merece respeito. Bizarro né? E ainda terminou me infantilizando nos comentários. A gente aprende a lidar com isso, a rir ao invés de chorar... a gente aprende. Estar no espaço sindical há muitos anos me ensinou muita coisa. Me ensinou inclusive que homem nenhum é aliado nessa luta. Quando o calo apertar, ele vai se usar do sistema patriarcal pra fazer você de dissimulada, louca, sem conhecimento. Estou em um sindicato de uma categoria que tem quase 80% de mulheres e o "líderes sindicais" são em sua maioria homens. Ainda brigamos para que as atividades sindicais tenham espaço de creche para que mulheres mães possam participar.

Mas ouvir tantas mulheres falando do que passaram nesse livro me faz acreditar que é possível mudar. É possível nos entender e acolher mulheres para enfrentar. Não estamos sozinhas e sabemos o que é estar nesse meio. É triste, mas nós nos ajudamos. Sempre nós, afinal "sempre foi sobre nós."

Livro 13/2021

carolmc_ 10/04/2021

Todo mundo deveria ler
Depoimentos fortes sobre a violência política de gênero feitos por grandes nomes femininos da política nacional.

Juliana Civitavecchia 05/04/2021

"i see the bad moon a-rising..."
o trio de cavaleiros do apocalipse que irá ditar sua posição no mundo são: sexo, raça e classe. não permaneça dormindo com a falsa sensação de salvação, o som dos cascos deles batendo no chão estão ressoando cada vez mais perto.
não há mais como nos cobrirmos com o manto da invisibilidade. eles sentem nosso cheio de longe.
tente separar o melodrama queer dos discursos aqui inseridos e se apegue aos fatos. a violência contra as mulheres já saiu do campo simbólico. REAGE BÁTIMA!

Felibalex 28/03/2021

Sempre foi sobre mulheres
Me considero uma pessoa progressista, apoiador da causa feminista e igualdade de gênero. De todo modo, essa leitura me atingiu de uma maneira avassaladora. Me fez questionar se o que eu estava fazendo até então era suficiente e pensar em meios de intensificar a militância. O livro é sobre isso, sobre a violência estrutal que existe e que quer mostrar para mulheres que elas não podem/devem ocupar todos os lugares. Se após a leitura, você não se questionar também, sugiro que leia mais uma vez. O livro é provocativo e expositivo. Ele é bom e necessário. Indicado a todas as pessoas independente de lado político, identidade de gênero, classe social, cor da pele e religião.

Nic 22/03/2021

Cuidemos sempre de nossas mulheres...
Um livro potente, chocante, doloroso, o retrato de violências vividas, de um medo e interrupções constantes, de forças tendo que ser retiradas do âmago para não desistir de tudo, para seguir dando conta da tarefa de buscar um mundo mais digno e justo em meio a agressões morais, psicológicas e físicas.
Neste livro, diversas mulheres que fazem política no Brasil deixam seus relatos das experiências e agressões vividas em suas trajetórias, todos os relatos muito tocantes, mas alguns, ao menos para mim ainda mais, como os relatos de Benedita da Silva, Dilma Rousseff, Duda Salabert, Manuela D'Ávila, Marina da Silva e Talíria Petrone.
Toda e qualquer mulher neste país sabe o que é sentir medo, ser assediada ou ser interrompida, seja com piadinhas, risinhos ou obstrução de sua fala, as mulheres acima relatam isto e muito mais, pois estas mulheres estão em lugares que infelizmente o sistema patriarcal vigente não considera como seus, cada dia é um campo de batalha, muitos dos relatos contam que elas precisaram provar que eram deputadas eleitas para conseguir acessar o prédio da câmara, ou que a elas não foi oferecidas cadeiras na mesa de debate ou o cafezinho, porque a prioridade era dos deputados, e elas "na condição de mulheres" foram consideradas meras assessoras.
Recomendo demais a leitura deste livro.
A violência de gênero (entre todas as outras como racismo, homofobia, etc...) precisam continuar sendo denunciadas, discutidas e combatidas, não apenas pelas mulheres mas também pelos nossos homens, muitos de nossos homens simplesmente não enxergam este tipo de violência.
Não é mais possível que toda esta violência siga sendo tolerada e siga sendo "passado o pano" e que os agressores sigam impunes, como por exemplo o deputado que assediou Isa Penna e que recebeu como punição meio ano de gancho assalariado em casa.
Livro: Sempre Foi Sobre Nós - Relatos de violência política de gênero no Brasil.
Autora: o livro foi idealizado por Manuela D'Ávila mas escrito por várias mãos de mulheres.