The Final Girl Support Group

The Final Girl Support Group Grady Hendrix

Resenhas - The Final Girl Support Group

Vivian Gaze 24/04/2024

Poderia ser melhor
A leitura tem seus pontos positivos, como a nostalgia por referências aos filmes clássicos ?slashers? e uma narrativa fluída. Mas pecou em muitas coisas na minha opinião, começando pelo fato de ter uma narrativa em primeira pessoa, eu demorei para entender a protagonista e me acostumar com ela, sinto que se tivesse vários pontos de vista a história seria melhor aproveitada e o passado das protagonistas teria tido mais impacto. O final teve um excesso de plot-twists mal explicados, ficando anticlimático. Apesar dos pontos negativos achei a história interessante e me identifiquei com vários trechos. Lembrando que esse não é um livro de terror, a vibe é mais thriller/ investigativo, e por ser o primeiro do gênero que eu leio me faltou referências além dos filmes.

V!nny 31/12/2023

Grady Hendrix, o nosso Final Boy!!!
Grady Hendrix é um daqueles autores em que eu leria até a lista de compras. Eu amo o jeito que ele escreve.

A história tem uma premissa interessante, porém, foi um pouco mal executada ao meu ver. Mas mesmo assim, não deixou de ser divertido acompanhar Lynnette Tarkington nessa louca jornada cheia de paranóias.

O livro tem muitas referências ao subgênero slasher. E eu simplesmente amei. Eu amo esse subgênero do terror. Muitas pessoas podem ficar perdidas com essas referências.

Quem for achando que a história se trata de uma história de terror, vá com calma. É um Thriller investigativo que contém pitadas de humor. Grady Hendrix sabe misturar cenas tensas e humor na medida certa.

Senti falta de um desenvolvimento mais profundo das outras Final Girls, que possuem histórias interessantes, e não deveriam ser resumidas a uma ou duas páginas contando o que aconteceu a elas, para terem se tornado Final Girls.

O livro possui um bom ritmo. Com ótimas cenas de ação. As cinquentas últimas páginas é tiro, porrada e bomba. As reviravoltas deixam tudo mais emocionante. Não esperava por aquele segundo Plot Twist. Não imaginava aquilo e me pegou desprevenido. Me lembrou muito um dos Plot Twist da franquia Pânico.

O livro tem seus defeitos (eu esperava bem mais do livro, no entanto, ele cumpre o que promete), mas não tira o mérito de ser uma história gostosinha de acompanhar, ainda mais para quem é fã do subgênero slasher.

Fabio.Gama 10/10/2023

O Grupo de Apoio das Final Girls
O que acontece com as mulheres sobreviventes de um filme de terror assim que ela derrota o assassino e os créditos rolam? Bem, aparentemente elas formam um grupo de apoio para compartilhar e lidar com as suas experiências.

Aqui nós acompanhamos a história pela perspectiva de Lynnete, que há décadas atrás sobreviveu à dois ataques de serial killers diferentes. Somos também apresentados à outras "final girls": Julia, Heather, Marilyn e Adrienne. Cada uma com sua própria história baseada em filmes slashers do mundo real.
Descobrimos que uma das final girls, a Adrienne, foi atacada em sua casa e a partir daí sabemos que todas as outras correm perigo também.

Os pontos positivos:
- O livro é bem fácil e rápido de se ler, as páginas passaram voando.
- É LOTADO de referências à filmes slashers dos anos 70/80/90, eu como fã do gênero AMEI isso
- O mistério central me lembrou bastante Scream, que é a minha franquia de terror favorita, além de ser bem engajante (infelizmente eu consegui desvendar a identidade do assassino assim que ele foi apresentado na história)

Os pontos negativos:
- A protagonista é CHATA, a paranóia dela com os seus arredores fica irritante bem rápido
- A conclusão é bem broxante, com muitos momentos de rolar os olhos
- Pouco ou nenhum desenvolvimento pras personagens secundárias (adoraria saber mais da história da Heather)

No geral, é uma história legal, nada mais do que isso.
Não recomendaria pra quem já não é muito fã dos filmes antigos do gênero, já que a nostalgia é um fator bem importante para se gostar da história.

Higor 12/07/2023

Desnecessariamente grande
Assim como alguns dos filmes aos quais faz referência, a história se prolonga além do necessário. isso, somado à grande quantidade de personagens e os capítulos extensos, deixou o livro um pouco cansativo de ser lido.

achei a história interessante, é um livro divertido em alguns momentos, mas 500+ páginas são demais pra uma história que poderia ter sido contada em 300.

nanaths 06/07/2023

There's more to life than staying alive.
Tudo que Grady Hendrix escreve eu já sei que vou favoritar, e com esse livro não foi diferente. Eu amo a sensação de estar "lendo um filme" que a escrita dele traz, amo os enredos originais e nostalgicos e um bom plot twist. Li MUITO rápido e tô apaixonada, vou fazer maratona de filmes de slash SIM!!!

nalura 21/05/2023

Meu primeiro livro do autor e posso afirmar que adorei esse livro, realmente não consegui parar de lê-lo. Por mais que a história seja muito envolvente, senti que faltou algo a mais no livro pra solidificar a obra com chave de ouro.

vitxnsk 31/03/2023

Não é ruim, mas eu tava com TANTA expectativa que poxa
Eu tava com tanta expectativa que chegou a ser anticlimáticoKKKKKKKKKK

ai cara, eu tinha acabado de ler um livro do mesmo autor que foi simplesmente o melhor do mês, mas logo no segundo capítulo eu já quis morrer porque essa tava sendoa PIOR protagonista desde que eu li persuasão e alguma merda da colleen hoover (a merda no caso é novembro 9, vai ? #$%!& ben!!!), mermão, essa lynette era horrível e a heather tb me deu nos nervos.
Daí da metade do livro (uns 60% já, foi difícil) eu passei a gostar dela, o que fez a experiência ser muuuuuito menos excruciante e começar a ficar legal.
um adendo aqui é que eu tô AMANDO essas coisas dentro do livro do Grady sabe? é só o meu segundo, mas é que não é só aquele blocão de texto, tem umas coisinhas a mais, imagens, as informações extras dentro da história, acho isso muito muito foda.

"women get birth, so men must settle for death."

p.s: eu sou muito ruim por querer ler muito mais da chrissy e do keith?

outro p.s é que eu fiquei AGONIADA com a quantidade de vezes que a protagonista se chama/chama outras de final girl. Eu SEI que tá no título, MAS MEUDEUS QUE COISA CHATA

livsvilelis 09/03/2023

Queria ter gostado
Fiquei um pouco decepcionada com esse livro, tinha colocado muita expectativa porque sempre tive curiosidade de ler algo do autor e a premissa parecia muito interessante.
Um ponto positivo foram as referências aos filmes slashers no começo de cada capítulo. Mas tirando isso e alguns dos plots, achei o livro lento e a protagonista muito chata, o que fez com que eu não ficasse tão investida na história.

Mariana 09/03/2023

Muito bom, várias referências a filmes clássicos de terror dos anos 80 (inclusive a Scream, um dos meus favoritos!!). Acho que retrata bem o PTSD das final girls e gostei do plot de maneira geral. Mas achei o final meio paia. 3,5?

Dri 21/12/2022

Um grupo de apoio para final girls?
É esse o ponto de partida para o livro do Grady Hendrix. Final girls são ícones de histórias de terror, mas o que acontece depois que elas derrotam o monstro que estava atrás delas?

O livro claramente se inspira muito em filmes clássicos como Halloween, O massacre da serra elétrica e Pânico, até pelo nome/sobrenome das personagens e o que aconteceu com cada uma. A ideia é maravilhosa, sou apaixonada por final girls e quis ler esse livro, mas o resultado teve altos e baixos.

O Grady Hendrix faz uma homenagem a final girls e reflexões sobre como elas são retratadas na mídia, levando isso pra um lado mais realista e menos cinematográfico, o que é muito legal.

Eu esperava mais desse grupo de apoio e da união das sobreviventes, isso é explorado bem pro finalzinho apenas, na maior parte do tempo, a protagonista está sozinha. A história é um pouco repetitiva, ainda foi divertida pra mim, mas bem que poderia ter acontecido coisas novas, ao invés de focar muito no passado e pouco nos ataques recentes às sobreviventes.

E a solução do mistério dos ataques não foi nada criativa e me lembrou bastante Pânico, esperava algo mais elaborado e mais a ver com as final girls em si. E eu esperava um livro mais no estilo slasher e não é isso que tem aqui, é frustrante ver que ele se aproxima mais de uma história policial.

Acho que eu pensei em inúmeras possibilidades pra essa história e me decepcionei quando li e pensei "ué, mas é só isso?" O livro é frenético e tem reviravoltas no enredo típicas de livro policial mesmo, quem gosta, deve curtir essas partes.

O que eu senti, é que tem tantos filmes maravilhosos com mulheres sobreviventes que esse livro não consegue fazer uma história que faça jus à luta de todas elas. Não é que o livro seja ruim, é que acaba sendo melhor conferir todos esses filmes porque, apesar do livro ter momentos bons, ele não acrescenta nada de extraordinário nem de incrível ao conceito de final girl.

Talvez o autor tivesse acertado mais se escolhesse uma final girl pra focar e desenvolver uma história aprofundada sobre ela, do que ter várias em um grupo, mas nenhuma ser desenvolvida com profundidade suficiente.

No geral foi um bom passatempo e eu amei as referências aos filmes de terror clássicos e as reflexôes sobre algumas vivências de mulheres. Só não entrou para os meus favoritos.

"Homens não tem que prestar atenção no que fazem. Homens morrem porque eles cometem erros. Mulheres? Nós morremos porque somos mulheres.

Sofia 14/10/2022

Dying isn’t the important thing. It’s nothing more than the punctuation mark on the end of your life. It’s everything that came before that matters.
Nos filmes de terror, sempre existe uma garota que sobrevive aos horrores, ataques ou massacres, né? Nesta história, vamos acompanhar um grupo de garotas que sobreviveram a ataques terríveis e fazem parte de um grupo de apoio para lidar com seus traumas.

A Dra. Carol é a responsável por acompanhar essas garotas e dar todo o apoio psicológico para elas atravessarem seus medos. Vamos acompanhar a história da Lynnette, uma garota que sobreviveu a dois massacres horríveis e perdeu absolutamente todas as pessoas que amava.

Por isso, ela vive em pânico. Com medo. Presa dentro de casa sem contato com mais ninguém e seu único porto seguro é esse grupo de apoio. Até o dia em que uma das meninas é morta. Lynnette entra em um ciclo de pânico e acredita que um assassino voltou para acabar com todas as Final Girls.

Uma história cheia de reviravoltas e histórias pesadas de horrores e torturas que essas meninas sofreram. Mas também uma história de amizade e cumplicidade de meninas que sofreram um trauma horrível e, por isso, se identificam. Uma grande escolha para o mês do horror e já estou ansiosa pra ler mais do autor!

bookish_ginger 04/10/2022

Feeling like a final girl for having finished this book
Not often do I find myself thinking a book would probably be better as a film, but I've got to confess this is the case for me.

The premise was good - final girls who have survived their killers getting together for therapy? And then hell comes loose and someone starts chasing them and they fear (once again) they will be killed - one by one. That felt amazing but the delivery was just okay-ish at best.

The whole thing came across as way too far-fetched. There were so many times I caught myself feeling like I was watching a poorly scripted action movie and hoping for it to end... The plot is over - the characters not developed enough given the depth I expected and the so called plot twist(s) is just so feebly put together.

Anyway, I didn't even have such high expectations but I got let down nonetheless.

francis31 10/07/2022

razoável. a sinopse é genial, a capa é a atrativa, mas o desenvolvimento da história é, sinceramente, uma bagunça e um dos meus personagens favoritos era uma PLANTA. literalmente uma planta. esse livro tinha um potencial tão legal e foi trabalhado de forma meio mediana com um milhão de mini-plots ao invés de algo que de fato surpreendesse o leitor. algumas partes são legais, a ideia de falar sobre o entretenimento que a mídia cria na morte de personagens femininas causadas por homens e como isso é problemático. tem uma crítica boa, mas, de novo, o desenvolvimento geral deixou a desejar além de a pp ser bem burra às vezes ? o que eu entendo, mas deus abençoe. linn, eu posso doar dois dos meus quatro neurônios pra você. um beijo. fora isso, ok.

Ian 25/05/2022

Um presente para os fãs de slashers!
Eu admito que a premissa é mais animadora do que a execução em si, mas pra quem ama o gênero cinematográfico, vale total a pena.

Ele traz muuuitas referências de vários clássicos, como Friday The 13th, Halloween, Scream, etc.

A protagonista enche o saco, mas o saldo no final foi positivo. Prevejo uma adaptação vindo aí.