Os Inklings

Os Inklings Igor Gaspar
Gabriele Greggersen

Resenhas - Os Inklings

Beatriz 25/05/2023

Uma obra muito boa e com grande potencial, gostei de saber um pouco mais sobre o grupos dos Inklings, porém sentir em alguns momentos sendo raso demais, aonde poderia se aprofundar, gostaria de ter visto mais de todos os integrantes do grupo também, já que o foco me pareceu ter sido mais no C.S. Lewis e outros bem menos mencionados. Porém é interessante ver a relação de todos, mesmo o livro focando mais em citações de obras dos integrantes do que nos proprios, conseguimos entender a influência que um tem sobre o outro e como grandes obras foram escritas como as do Tolkien.

Mabia.Santana 23/04/2023

É um bom livro
Gostei muito de saber mais sobre esse grupo que trouxe muitas contribuições literárias. Porém, senti falta do Tolkien, já que o subtítulo prioriza tanto ele quanto o Lewis. Achei que teve muito de Lewis e nem tanto assim de Tolkien.
No entanto, bom livro. Mas o foco é em C. S. LEWIS.

Pedro Leitor 09/04/2023

Bom livro
Uma obra interessante para entendermos a influência que cada um desses amigos exerceu sobre o outro e com certeza se esse grupo não se reunice pelo menos uma grande obra que é O Senhor dos Anéis de Tolkien não teria sido escrita.

Sandro.Menoncin 29/09/2022

Os Inklings
Para quem é fã de C. S. Lewis é uma leitura que talvez valha a pena, o livro foca muito no autor e muito pouco em Tolkien e nos demais participantes do grupo, o livro consiste principalmente em citações das obras dos membros e nas suas crenças, que no próprio grupo em si o que me frustrou um pouco.
Mabia.Santana 18/04/2023minha estante
Senti falta de falar mais sobre o Tolkien

Coutinho 14/08/2022

Um livro sobre amizade em sua melhor forma
A amizade apresentada no livro é incrível e me parece até algo provindo de um livro de fantasia. A relação principalmente entre Tolkien, Lewis e Charles é algo que em tempos como o nosso parece até impossível; Sinceridade, disponibilidade e amor são elementos que torna a amizade deles admirável e a torna tão rara em tempos como o nosso.
Para quem conhece acerca dos autores (principalmente Lewis) talvez a leitura seja um pouco cansativa pelo fato do autor aprofundar bastante sobre algumas de suas obras mas além disto, o livro traz informações riquíssimas sobre a relação deles!

Patty 06/08/2022

Cansativo
Apesar do livro ser sobre o grupo, metade fala apenas sobre C. S. Lewis, o restante é dividido metade para Tolkien e os demais membros são quase que apenas citados.
O número de citações gigantes é enorme, sendo desnecessário para a leitura e cansando um pouco.

Willy Robert 10/07/2022

Um bom resumo da história! Muito bem escrito.
O autor se debruça sobre a produção literária, um pouco da biografia e da amizade do grupo. Recomendo!

Thayane Oliveira 22/06/2022

Os Inklings foi um grupo literário, uns dos mais famosos, formado pelo C. S. Lewis, Tolkien e grandes nomes da literatura inglesa, que se reunião para ler livros, assim como produções autorais que seriam avaliadas pelo grupo. O grupo deu ao mundo grandes livros como O senhor dos anéis e o problemas do sofrimento.

Floriele 15/06/2022

Verdadeiros amigos
O livro Os Inklings trás a história de um grupo de amigos que se reunia para discutirem literatura, fazer leituras em voz alta e desfrutar de um momento de comunhão. Ainda que houvessem certas divergências entre eles, provaram que é possível discordar sem perder a amizade. Encontramos na obra breves trajetórias desses grandes homens, bem como os relacionamentos que mantinham entre si.
Esse é, sem dúvidas, um modelo de grupo de amigos que tinha muito em comum (especialmente a literatura) e que sabia usar bem o seu tempo nas reuniões que faziam.

Leituras e Reflexões 13/06/2022

Por mais que já tenha lido grande parte das obras citadas pelo autor, a leitura deste livro enriquece, relembra, organiza nossas ideias.
Super indico!
Li no formato e-book, mas já desejo o livro físico
Andressa Menezes 13/06/2022minha estante
Gostei muito, também!

Gerlane 13/06/2022minha estante
Terminando de lê-lo. Também já li boa parte das obras citadas lá, mas acho difícil (pelo menos no meu caso) não gostar de algo que fale sobre Lewis, Tolkien e o universo em torno deles. O "problema" do livro é que é curtinho, por mim, poderia ter mais páginas. :)

Gerlane 13/06/2022minha estante
Terminando de lê-lo. Comprei o livro físico (nada contra os ebooks, mas não há coisa melhor do que sentir o cheiro de livro novo e todas as outras peculiaridades interessantes que o livro físico traz). Também já li boa parte das obras citadas lá, mas acho difícil (pelo menos no meu caso) não gostar de algo que fale sobre Lewis, Tolkien e o universo em torno deles. O "problema" do livro é que é curtinho, por mim, poderia ter mais páginas. :)

Leituras e Reflexões 13/06/2022minha estante
Andressa, achei tão edificante também. Faz-nos refletir a respeito da nossa ?intelectualidade? em prol ao Reino ?

Leituras e Reflexões 13/06/2022minha estante
Gerlane, verdadeeeeee? esqueci de colocar isso na resenha. A gente fica com um sentimento, tipo: fale-me mais sobre isso!!! E ele para ?

Brenda// 31/05/2022

SEM PALAVRAS PARA ESSA AMIZADE!!
Ótimo! Eu sou apaixonadinha por Lewis e Tolkien, então entrar um pouco mais em suas vidas, fazendo parte (mesmo que pouquíssimo) de suas rotinas, de suas histórias, descobrindo mais sobre a linda amizade que eles tinham, entrando mais em suas vidas... foi tudo para mim.
Sou grata ao autor Igor Gaspar, e à coautora Gabriele Greggersen, por proporcionarem tal experiencia, e com certeza passarei a ler seus livros com amor ainda mais ardente.

(Já falei que a amizade deles é incrível??? Eu amooo).

juliafinamore 23/04/2022

quem foram os inklings?
Os Inklings foram um pequeno grupo de amigos que, dando as costas para o mundo, transformaram-no.? p. 77

Bem, os principais membros desse clube literário eram C.S. Lewis, J.R.R. Tolkien, Hugo Dyson, Warren Lewis, Robert E. Havard e Charles Williams.

Esses eram alguns amigos, apaixonados por literatura, que resolveram se reunir para falar sobre livros e sobre seus escritos. Segundo Gaspar, ?O grupo Inklings tinha por objetivo estudar a mitologia e teologizar a partir dela, cujos membros também pretendiam analisar e criticar os escritos uns dos outros.? p. 8

Confira a resenha completa lá no meu bookstagram: @juliareadings ?

Catty 02/03/2022

Livro complemento
Um livro que para mim, serviu de complemento de "A Vida de C. S. Lewis - do ateísmo às terras de Nárnia", penso que depois da leitura desses dois livros, os de autoria do próprio "Jack" ficarão menos complexos para mim... Na verdade, Os Inklings aborda muitas coisas ditas em sua biografia, aprofundando apenas em um assunto ou outro. Senti falta de profundidade a respeito do grupo literário em si... Talvez por eu ter lido a biografia antes... Mas enfim... Recomendo!!!!

"não haviam escolhido uns aos outros, mas haviam sido escolhidos uns para os outros".
Thaisa 02/03/2022minha estante
Isso ae Catty ???

Mari 11/09/2021

Título incorreto?
O livro é razoável, porém sobre a história do clube é tudo muito vago, é mais sobre Lewis e a religião do que outro assunto.