A Psicologia da estupidez

A Psicologia da estupidez Jean-François Marmion

Resenhas - A Psicologia da estupidez

Manuscrito Literário 24/04/2021

Gostei muito da forma como o autor iniciou a primeira página de leitura, ele te orienta a se desprender de qualquer conceito ou pensamento que você acredite ter sobre o termo “estupidez”.

Eu gostei muito do livro, me abriu a mente começando pelo titulo “A Psicologia da Estupidez”. Quando se fala de psicologia, entende-se que irá retratar sobre as características do comportamento humano, da forma de pensar, de agir. Mas, quem imaginaria que seria possível estudar a estupidez? A curiosidade me levou a ler o livro, porque a principio é o que deixa visível.
(...)
É um estudo interessante, porém muito técnico. Do meu ponto de vista, realmente quem não julgaria o termo estupidez? Eu mesma já fiz isso inúmeras vezes e percebi o quanto esse termo tem em sua profundidade de conhecimento. Se eu pudesse deixar uma ressalva ao autor, eu diria “Parabéns pela pesquisa, realmente o título foi um chamariz muito forte”, porque eu nunca imaginei que esse termo teria tanta repercussão.

Outro ponto que eu posso dizer que me interessou muito durante a leitura desse incrível livro, foi a forma como o autor trouxe a contextualização de sua pesquisa, ele é muito natural com as palavras, é como se você estivesse com ele à sua frente lendo sua pesquisa. O que deixa uma clareza na escrita, não se tornando cansativo de ler, apesar de ser um estudo cientifico.

Se você é professor de história, sociologia ou filosofia, vale a pena a leitura desse livro e até mesmo para fazer uma releitura para seus alunos e trazer bons ensinamentos.

Leia a resenha completa no blog Manuscrito Literário

site: http://manuscritoliterario.com.br/resenha-377-a-psicologia-da-estupidez-jean-francois-marmion-faroeditorial/

Isabela | @readingwithbells 04/04/2021

“A Psicologia da Estupidez” é um livro de não ficção que aborda como tema a estupidez humana.
Jean-François Marmion, junto com psicólogos e pesquisadores desenvolvem diversos tópicos sobre como a estupidez do ser humano pode afetar não apenas ele próprio, mas também as pessoas ao seu redor. Vamos ler sobre estupidez e vieses cognitivos, por que pessoas muito inteligentes às vezes acreditam em dispares, a linguagem da estupidez, como combater cretinos, a pior burrice é se achar inteligente, entre muitos outros tópicos, que com linguagem informativa, nos faz refletir e aprender sobre o tema.
"Não existe um mundo sem idiotas. E lidar com eles é um desafio..."
"Um mundo sem estupidez é possível! Na verdade, não... Desculpe. Mas isso não nos impede de tentar entender a estupidez humana. Afinal, todos nós lidamos com ela diariamente. Seja nas notícias, nas redes sociais ou nos grupos com os quais convivemos. Entender os idiotas é um desafio, algo que nunca foi realizado de forma profunda. Estudiosos, psicólogos e especialistas em comportamento humano se juntaram para analisar como a estupidez se processa e quais seus mecanismos: entendê-la parece ser a melhor forma de combater sua disseminação. O objetivo deste livro é preparar o leitor para esse juízo final de quem tem de aturar a estupidez continuamente."

Felipe 29/08/2021

Apenas razoável. Alguns ensaios são interessantes - as entrevistas em especial - mas muitos não valem a pena. A edição é muito bonita, mas me decepcionei um pouco, dada a boa lista de contribuintes com a coleção.