The Boleyn Inheritance

The Boleyn Inheritance Philippa Gregory

Resenhas - The Boleyn Inheritance

Evy 09/03/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Romance Épico / Mês: Março (Livro 1)
Philippa Gregory é com certeza, como escrito na capa do livro, a Rainha da ficção Real. Ela escreve sobre a corte dos Tudors com maestria e não há como não se apaixonar por sua narrativa super envolvente. Além disso, é impossível não querer continuar lendo sobre a história das mulheres do Rei mais mimado e cruel da história da Inglaterra depois de ter lido os dois primeiros livros da philippa: A princesa leal e A irmã de Ana Bolena.

Neste livro, Philippa nos conta a história de três mulheres: Ana de Cleves, Catarina Howard e Jane Bolena. A corte dos Tudors não mudou nada com o passar dos anos, as mesmas intrigas, traições, romances proibidos e a luta incessante pelo "amor" do Rei e pelo título de Rainha da Inglaterra. Tão almejado e tão temido!

Ana é trazida da Alemanha para desposar o Rei Henrique VIII no ano de 1539. Uma jovem de 23 anos, criada com rigor pela mãe e irmão protestantes e que impuseram a Ana o fardo de tentar mudar a visão religiosa do Rei. Ana não fazia a menor idéia de quem Henrique era, e o primeiro encontro dos dois já foi um terrível desastre. Seus dias como Rainha da Inglaterra já pareciam contados desde o primeiro momento e ela pode sonhar com sua felicidade por muito pouco tempo. Catarina Howard e Jane Bolena, prima e cunhada, respectivamente, de Ana Bolena, carregam a herança da família de ambição e poder e juntas, almejam também alcançar as mais altas posições e ocupar o trono da Inglaterra.

Das três personagens, a que me chamou mesmo a atenção foi Ana de Cleves, que assim como Catarina de Aragão era respeitável, determinada e tinha naturalmente um porte de Rainha. Catarina Howard era uma criança de 14 anos mais preocupada com a aparência, os vestidos e o prestígio do que com sua própria vida. Era ingênua e achava que o Mundo lhe devia tudo, até que teve que encarar a dura realidade. Jane Bolena, já trazia desde o romance "A irmã de Ana Bolena" o fardo de traidora, mesquinha e ambiciosa. E não mudou nada, embora tive pena dela em alguns momentos.

Um romance à altura de sua autora. Philippa Gregory mais uma vez nos presenteia com uma narrativa impecável e envolvente. Leitura recomendada!
Li 09/03/2011minha estante
Quando leio sobre essas pobres coitadas, só balanço a cabeça e faço "tsc, tsc"... E tenho vontade de gritar: "Hey! Henrique... CRESÇA!" ¬¬
Enfim, os livros de Philippa parecem ser ótimos mesmo... este "drama" romanceado deve ser muito interessante de ler!! *_*

Rose 16/03/2011minha estante
Eu não li nenhum livro desta autota, mas parece interessante, adoro romances de outros seculos. Agora, acho que assisti um filme com estes personagens, se não me engano se chamava "A outra" no qual o rei Henrique era casado com uma mulher mais velha, e tinha um caso no qual teve uma filha, e depois casou com a irma da amante, e esta não conseguia ter filhos, e a mesma cometeu um certo infortúnio, no qual foi julgada como bruxa, se não me engano se chamava Ana. :)